Como fazer a transferência do aluno entre turmas

Sumário

1- Contexto
2 - Como fazer a transferência do aluno entre turmas
   2.1 - Como fazer a transferência entre turmas
      2.1.1 - Transferências com as avaliações não associadas

1 - Contexto

Índice

A transferência do aluno entre turmas em nosso sistema acontece apenas de forma individual, ficando impossibilitada a opção de transferência “em massa”. Orientamos que essa rotina seja feita após o final da etapa de cadastro/configuração da turma.

Neste artigo você aprenderá como realizar uma transferência de aluno entre turmas. Confira a seguir.

2 - Como fazer a transferência do aluno entre turmas

Índice

Para realizar a transferência do aluno entre turmas, é necessário se atentar às seguintes situações:

• A data de transferência do aluno ocorrerá em uma data e a entrada dele na nova turma será no dia seguinte;
  • Para ocorrer a transferência entre turmas, é necessário associar as disciplinas. Pois através dessa ação, as notas e frequências também serão transferidas para a nova turma corretamente;
  • Após a transferência de turma, não será possível alterar as informações (faltas e notas) na turma de origem;
  • As turmas de origem e destino devem possuir as mesmas configurações, como: curso, série/módulo, ano letivo, organização curricular, configurações de etapas, etc;
  • Uma vez feita a transferência entre turmas, fica impossibilitada a opção de transferir o aluno para a turma anterior. Sendo possível apenas a ação de “cancelar a transferência”. Acompanhe mais sobre essa rotina no artigo “Como cancelar uma transferência do aluno de uma turma”.

2.1 - Como fazer a transferência entre turmas

1. Acesse em “Secretaria”;
  2. Clique em “Matrícula”;
  3. Clique em “Filtrar” para buscar o aluno;
  4. Insira o número de matrícula ou busque o nome do aluno clicando no ícone com os três pontos;
  5. Após clicar nos três pontos:
    • Digite o nome;
    • Clique em buscar ou dê enter no computador;
    • Clique no nome do aluno;
    • Clique em “Selecionar”;
  1. Clique em “Filtrar” para abrir a matrícula do aluno;
  2. No campo da matrícula, clique em “Transferência de turma”;
  3. Selecione a “Turma de destino” e a “Data de transferência”;
  4. Na tela de Transferência de turma, aparecerá o Status “!”;
  5. Clique no campo de “Associar Avaliações”;
  6. Confirme a avaliação de origem e a de destino e clique em “Concluir”;
  • A - Clicando na “Avaliação de Destino” é possível alterar para a avaliação que desejar.
  1. Após associar as avaliações o status mudará para confirmado. Clique em “Concluir transferência”;
  2. Aparecerá a mensagem de transferência concluída. Clique em “OK”.

Após concluída a transferência do aluno entre turmas, é possível visualizar o registro dessa ação diretamente no matrícula na aba de “Observações”.

14. Clique na aba de “Observações” para visualizar o registro da transferência dentro da matrícula do aluno.

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

2.1.1 - Transferências com as avaliações não associadas

Índice

É essencial que no ato de transferência do aluno entre turmas, as avaliações sejam associadas para que todos os registros sejam transferidos corretamente.

Caso opte por continuar a transferência sem associar as avaliações, siga o passo a passo:

1. Acesse em “Secretaria”;
  2. Clique em “Matrícula”;
  3. Clique em “Filtrar” para buscar o aluno;
  5. Após clicar nos três pontos:
    • Digite o nome;
    • Clique em buscar ou dê enter no computador;
    • Clique no nome do aluno;
    • Clique em “Selecionar”;
  1. Clique em “Filtrar” para abrir a matrícula do aluno;
  2. No campo da matrícula, clique em “Transferência de turma”;
  3. Selecione a “Turma de destino” e a “Data de transferência”;
  4. Na tela de Transferência de turma, aparecerá o Status “!”;
  5. Clique em “Concluir transferência”;
  6. Leia o aviso e caso queira prosseguir, clique em “Sim”;
  7. Escreva exatamente a frase “CONFIRMO A TRANSFERENCIA COM OS DADOS FALTANTES” e clique em “Ok”;
  8. Aparecerá a mensagem de transferência concluída. Clique em “OK”;

1. Clique na aba de “Observações” para visualizar o registro da transferência dentro da matrícula do aluno.

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!