Sumário
1- Contexto
2 - Cadastro de novos alunos
2.1 - Verificação prévia
2.2 - Cadastro de novo aluno
2.2.1 - Dados do aluno
2.2.2 - Dados dos responsáveis
2.2.3 - Anotações Gerais
3 - Matriculando um novo aluno
4 - Gerando o financeiro do aluno
4.1 - Gerando mensalidade
4.2 - Gerando cobrança de outros serviços
5 - Matriculando o aluno nas disciplinas
6 - Aba “Observações”
7 - Aba “Documentos”
8 - Saúde e Atestados
8.1 - Registrando informações médicas do aluno
8.2 - Registrando atestado médico
9 - Portaria
1 - Contexto
Neste artigo vamos mostrar como gerenciar a aba de matrícula, desde o cadastro do novo aluno até a matrícula completa do mesmo.
2 - Cadastro de novos alunos
2.1 - Verificação prévia
Antes de cadastrar um novo aluno, verifique na ferramenta “FILTRO” se já existe um cadastro do mesmo (caso ele tenha ingressado na instituição escolar anteriormente). Desta forma, evita-se cadastrar o aluno mais de uma vez na sua base de dados.
Para verificar se o cadastro do aluno existe, siga o passo a passo abaixo:
- No sistema Escolaweb, clique em “Secretaria”;
- Selecione a opção “Matrícula”;
- Clique em “Filtrar”;
- Preencha o filtro com o nome completo do aluno;
- Clique em “Filtrar”.
Caso não retorne nenhum dado, significa que o aluno não está de fato matriculado. Neste caso, siga para o cadastro do aluno.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
2.2 - Cadastro de novo aluno
Para cadastrar um novo aluno siga os passo a passo abaixo:
2.2.1 - Dados do aluno:
- No sistema Escolaweb, clique em “Secretaria”
- Selecione a opção “Matrícula”
- Preencha os seguintes dados obrigatórios:
-
- A - Data de nascimento
- B - Nome
- C - Endereço
- D - Sexo
- E - Bairro
-
Observação: Existem outras informações que podem ser adicionadas ao cadastro do aluno, e quanto mais completo o cadastro, melhor para sua base de dados.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
2.2.2 - Dados dos responsáveis
Após preencher os dados do aluno, preencha os dados do responsável seguindo as orientações abaixo:
- Na tela de nova matrícula, clique em “Filiação 1 (Mãe)”
- Preencha os dados pessoais do responsável.
O único dado obrigatório desta rotina é o nome completo. O CPF não é um dado obrigatório, porém recomendamos que sempre faça o seu preenchimento, pois facilitará no processo de matrícula.
Observação : O preenchimento dos dados na aba “Filiação 2 (Pai)” é opcional. Caso opte por preencher esta aba, basta seguir as mesmas instruções da aba “Filiação 1 (Mãe)”.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
2.2.3 - Anotações Gerais
Nesta aba é possível inserir informações adicionais sobre o aluno, como informações financeiras e acadêmicas.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Importante: Após preencher todos os dados do aluno e dos responsáveis, clique em “Salvar” para concluir o cadastro do novo aluno.
3 - Matriculando um novo aluno
Após realizar o cadastro de um novo aluno, o sistema vai mostrar a janela para iniciar a matrícula do aluno cadastrado.
Caso tenha dúvidas de como realizar o cadastro do aluno, verifique o 2 - Cadastro de novos alunos.
Siga as orientações abaixo para realizar a matrícula:
- Na tela de matrícula clique em “Nova matrícula”
- Informe os seguintes dados obrigatórios:
-
- A - Ano letivo
- B - Unidade
- C - Curso
- D - Turma
- E - Situação
-
- Informe se o primeiro filiado (Mãe) é o contratante ou se será o segundo filiado (Pai)
- Informe se o primeiro filiado (Mãe) é o responsável acadêmico ou se será o segundo filiado (Pai)
- Dados informados, clique em “Salvar”
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Observação 1: Para inserir o RESPONSÁVEL FINANCEIRO, é necessário que o cadastro do aluno tenha o número de CPF do contratante informado.
Observação 2: É possível cadastrar um contratante responsável com um outro parentesco, para isso basta seguir as instruções abaixo:
- Em contratante, no campo de parentesco clique no Botão (+).
- Informe o CPF do responsável;
- Clique em “Prosseguir”;
- Informe o nome do responsável e as informações que desejar;
- Clique em “Salvar”.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
4 - Gerando o financeiro do aluno
Para gerar o financeiro do aluno, siga as instruções abaixo:
4.1 - Gerando mensalidade
- Acesse em Secretaria;
- Clique em Matrícula;
- Filtre o aluno desejado;
- Clique em “Financeiro”;
- Em “Nova cobrança”, clique em “Mensalidade” ;
- Selecione a tabela de preço;
- Clique em Prosseguir”;
- Verifique a simulação das parcelas;
- Clique em “Gerar cobrança”.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
4.2 - Gerando cobrança de outros serviços
- Acesse em Matrícula;
- Clique em “Financeiro”;
- Clique em “Nova cobrança” e em “Taxas e outros serviços”;
- Selecione a “Taxa/serviço”;
- Selecione o tipo de cobrança;
- Se a cobrança for bancária selecione a conta, se for interna avance para o próximo passo;
- Selecione a quantidade de parcelas.
- Clique em “Gerar Cobranças”;
- Escolha entre sim ou não para imprimir o boleto das cobranças geradas.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
5 - Matriculando o aluno nas disciplinas
Para cadastrar o aluno nas disciplinas, siga o passo a passo abaixo:
- Na tela de matrícula clique em “Disciplinas”;
- Selecione as disciplinas em que o aluno deverá ser matriculado;
- Clique em “Matricular”.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Observação: É possível matricular os alunos em massa nas disciplinas, basta seguir as orientações do artigo “Matriculando os alunos em massa nas disciplinas”.
6 - Aba “Observações”
Nesta aba você pode inserir informações adicionais sobre o aluno, como dados financeiros, e de matrícula. Para inserir uma observação, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse em “Secretaria”;
- Clique em “Matrícula” e filtre o aluno;
- Clique em “Observação” para observar as ações feitas na matrícula;
- Escreva o que desejar no campo “Observação”;
- Selecione o assunto da observação:
-
-
- Matrícula;
- Financeiro - geral;
- Financeiro - cobrança.
-
- Clique em “Inserir”.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
7 - Aba “Documentos”
Nesta aba é possível controlar a entrega da documentação solicitada ao aluno, como visualizar os documentos e aprovar ou reprovar o envio.
- Acessando a matrícula do aluno, clique em “Documentos”;
- Para adicionar ou registrar um novo documento, clique em “Novo” e escolha dentre as opções:
-
-
- Adicionar Novo Documento;
- Registrar emissão de documentos.
-
- Para excluir alguma solicitação, selecione a que deseja;
- Clique em “Excluir Selecionados”;
- Em “Enviar E-mail” e clicando em “Enviar e-mail de cobrança para os selecionados”, é possível enviar e-mail de cobrança para os documentos selecionados;
- Em “Relatórios” é possível gerar dois tipos de documentos:
-
-
- Carta de documentos pendentes;
- Lista de documentos pendentes.
-
- Para atualizar o status dos documentos, marque-os e clique em “Atualizar Documentos”;
- Caso queira manter disponível a solicitação e o documento no portal do aluno, deixe a opção “Visível Portal” ativada;
- É possível acompanhar a situação de entrega de cada documento através no campo “Situação”;
- Através dos ícones é possível realizar as seguintes ações:
-
-
- Ícone do Olho: Onde é possível visualizar o documento;
- Ícone de Importar arquivo: Onde é possível importar os documentos;
- Ícone de Download: Onde é possível realizar o download do arquivo;
- Ícone da Carta: Utilizado para enviar e-mail de cobrança dos documentos.
-
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
8 - Saúde e Atestados
Nesta aba você poderá incluir os dados médicos e as declarações do aluno.
8.1 - Registrando informações médicas do aluno
Para registrar uma informação sobre condições médicas, informe os seguintes dados do aluno:
-
-
- Tipo sanguíneo
- Plano de saúde
- Hospital alergias
- Cuidado especial
- É portador de necessidades especiais? se sim, quais?
- O aluno é avaliado através de nota?
-
Observação: Os campos acima não são obrigatórios, desta forma podem ficar em branco caso não se aplique ao aluno em questão.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
8.2 - Registrando atestado médico
- Dentro da matrícula, clique em “Saúde e atestado”;
- Acesse o campo “Gerenciar atestados”;
- Da descrição, clique em “Clique aqui para adicionar um novo atestado”;
- Faça uma descrição do atestado;
- Informe o Protocolo, caso queira;
- Informe a data de início;
- Informe a quantidade de dias de atestado;
- Após informar o número de dias, o sistema calcula automaticamente a data do término;
- Dê enter no teclado para salvar o atestado.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
9 - Portaria
Na aba “Portaria” é possível informar o número do cartão de entrada da escola (se houver), além de gerenciar o controle de pessoas autorizadas a buscar o aluno na escola.
- Na matrícula do aluno, acesse em “Portaria”;
- Caso a escola possua cartão de entrada, insira as informações:
-
- A - Número do cartão;
- B - Portaria de saída.
- Preencha as informações com os dados das pessoas autorizadas a retirar o aluno da escola:
-
- A - Nome da pessoa autorizada;
- B - Tratamento/parentesco;
- C - Documento;
- D - Número de documento;
- E - Celular;
- F - Telefone.
- Clique em “Salvar”;
- Para excluir algum dos responsáveis, clique no ícone da lixeira e em “Sim” para confirmar a ação;
- Clique em “Imprimir” para imprimir a lista de pessoas autorizadas a retirar o aluno.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Caso ainda esteja com alguma dúvida, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!
Comentários (0 comentário)