Sumário
1 - Contexto
2 - Como registrar as notas de transferências através do sistema Escolaweb
2.1 - Recalculando as notas
1 - Contexto
Nas instituições escolares é muito comum ocorrer transferências de alunos ao longo do ano. E para que as notas e faltas dadas na instituição anterior sejam também registradas na atual, no sistema Escolaweb temos a opção de registar essas informações diretamente na matrícula do aluno.
Neste artigo você aprenderá como registrar as notas e faltas de transferências, e como inserir as notas atuais junto ao esquema avaliativo da turma.
2 - Como registrar as notas de transferências através do sistema Escolaweb
Para entender mais sobre como acontece a rotina de registro das notas de transferências de alunos vindos de outras instituições, vamos exemplificar um aluno teste com o início na turma no 2º bimestre.
Acompanhe o passo a passo:
- No sistema Escolaweb, acesse em “Secretaria”;
- Clique em “Matrícula”;
- Clique em “Filtrar”;
- Insira o número de matrícula ou busque o nome do aluno clicando no ícone com os três pontos;
- Após clicar nos três pontos:
-
- Digite o nome;
- Clique em buscar ou dê enter no computador;
- Clique no nome do aluno;
- Clique em “Selecionar”;
- Clique em “Filtrar” para abrir a matrícula do aluno;
- Acesse a aba de “Matrícula” e clique em “Notas de Transferência”;
- Nessa tela será apresentada as seguintes informações:
-
- A - “Notas em etapas anteriores”: Indicam as disciplinas que o aluno cursou na instituição anterior. As médias e faltas advindas da outra instituição, devem ser inseridas manualmente nos campos indicados;
- B - “Avaliações da etapa atual”: Representam as disciplinas e avaliações que o aluno está realizando a partir da etapa de entrada na instituição atual.
- Insira as notas das etapas anteriores (de transferência);
- Clique no botão de editar no campo de “Avaliações da etapa atual”;
- Insira as notas atuais do aluno nas avaliações (também é possível através do Portal) e clique em “Salvar”;
- Confira todas as informações e clique em “Salvar”;
- Aparecerá a mensagem de confirmação de resultados. Clique em “OK”;
- Aparecerá outra mensagem de confirmação de que os dados foram salvos com sucesso. Clique em “OK”;
- Recalcule as notas dentro da turma;
- Abra o boletim do aluno para identificar as notas de transferência inseridas no 1º bimestre.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
2.1 - Recalculando as notas
Após registrar as notas de transferência no sistema, é necessário atualizar essas informações. E para isso, siga o passo a passo para recalcular o esquema avaliativo da turma:
- Acesse em Acadêmico;
- Clique em “Gerenciar Avaliações”;
- Clique em “Regra de cálculo acumulado”;
- Clique em “Filtrar”:
-
- A - Situação da turma;
- B - Ano;
- C - Unidade;
- D - Turmas;
- E - Clique em “Filtrar”
- Marque as disciplinas para o recálculo;
- Clique no ícone dos 3 pontinhos e em “Calcular Selecionados”;
- Na mensagem de confirmação do recálculo, clique em “OK”.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Pontos de atenção:
1º - As notas dos alunos de transferência serão calculadas de acordo com o esquema avaliativo da turma, pré definido na aba do Acadêmico, no campo de “Gerenciar avaliações”.
2º - Para inserir as notas de transferência, o aluno deverá estar matriculado na data superior a data de término da última etapa.
Exemplo:
A 1ª etapa acabou no dia 30/04, mas o aluno foi matriculado dia 19/04. No sistema aparecerá uma mensagem de erro solicitando que a data de matrícula seja após o término da primeira etapa, ou seja, após o dia 30/04.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Rotina para esse caso:
- Salve registros de notas e frequência do aluno;
- Dentro de sua matrícula, desmatricule-o das disciplinas;
- Altere a data de matrícula para após o término da etapa;
- Rematricule o aluno nas disciplinas;
- Volte a inserir as frequências e notas;
- A partir de agora siga para o início do item 2.
Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda , entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!
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