Como registrar notas de transferência para o aluno

Sumário

1 - Contexto
2 - Como registrar as notas de transferências através do sistema Escolaweb
   2.1 - Recalculando as notas

 

1 - Contexto

Índice

Nas instituições escolares é muito comum ocorrer transferências de alunos ao longo do ano. E para que as notas e faltas dadas na instituição anterior sejam também registradas na atual, no sistema Escolaweb temos a opção de registar essas informações diretamente na matrícula do aluno.

Neste artigo você aprenderá como registrar as notas e faltas de transferências, e como inserir as notas atuais junto ao esquema avaliativo da turma.


2 - Como registrar as notas de transferências através do sistema Escolaweb

Índice

Para entender mais sobre como acontece a rotina de registro das notas de transferências de alunos vindos de outras instituições, vamos exemplificar um aluno teste com o início na turma no 2º bimestre. 

Acompanhe o passo a passo:

  1. No sistema Escolaweb, acesse em “Secretaria”;
  2. Clique em “Matrícula”;
  3. Clique em “Filtrar”;
  4. Insira o número de matrícula ou busque o nome do aluno clicando no ícone com os três pontos;
  5. Após clicar nos três pontos:
    • Digite o nome;
    • Clique em buscar ou dê enter no computador;
    • Clique no nome do aluno;
    • Clique em “Selecionar”;
  1. Clique em “Filtrar” para abrir a matrícula do aluno;
  2. Acesse a aba de “Matrícula” e clique em “Notas de Transferência”;
  3. Nessa tela será apresentada as seguintes informações:
    • A - “Notas em etapas anteriores”: Indicam as disciplinas que o aluno cursou na instituição anterior. As médias e faltas advindas da outra instituição, devem ser inseridas manualmente nos campos indicados;
    • B - “Avaliações da etapa atual”: Representam as disciplinas e  avaliações que o aluno está realizando a partir da etapa de entrada na instituição atual.
  1. Insira as notas das etapas anteriores (de transferência);
  2. Clique no botão de editar no campo de “Avaliações da etapa atual”;
  3. Insira as notas atuais do aluno nas avaliações (também é possível através do Portal) e clique em “Salvar”;
  4. Confira todas as informações e clique em “Salvar”;
  5. Aparecerá a mensagem de confirmação de resultados. Clique em “OK”;
  6. Aparecerá outra mensagem de confirmação de que os dados foram salvos com sucesso. Clique em “OK”;
  7. Recalcule as notas dentro da turma;
  8. Abra o boletim do aluno para identificar as notas de transferência inseridas no 1º bimestre.

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

2.1 - Recalculando as notas

Índice

Após registrar as notas de transferência no sistema, é necessário atualizar essas informações. E para isso, siga o passo a passo para recalcular o esquema avaliativo da turma:

  1. Acesse em Acadêmico;
  2. Clique em “Gerenciar Avaliações”;
  3. Clique em “Regra de cálculo acumulado”;
  4. Clique em “Filtrar”:
    • A - Situação da turma;
    • B - Ano;
    • C - Unidade;
    • D - Turmas;
    • E - Clique em “Filtrar”
  1. Marque as disciplinas para o recálculo;
  2. Clique no ícone dos 3 pontinhos e em “Calcular Selecionados”;
  3. Na mensagem de confirmação do recálculo, clique em “OK”.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

Pontos de atenção:

- As notas dos alunos de transferência serão calculadas de acordo com o esquema avaliativo da turma, pré definido na aba do Acadêmico, no campo de “Gerenciar avaliações”.

- Para inserir as notas de transferência, o aluno deverá estar matriculado na data superior a data de término da última etapa.

Exemplo

A 1ª etapa acabou no dia 30/04, mas o aluno foi matriculado dia 19/04. No sistema aparecerá uma mensagem de erro solicitando que a data de matrícula seja após o término da primeira etapa, ou seja, após o dia 30/04.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

Rotina para esse caso:

  1. Salve registros de notas e frequência do aluno;
  2. Dentro de sua matrícula, desmatricule-o das disciplinas;
  3. Altere a data de matrícula para após o término da etapa;
  4. Rematricule o aluno nas disciplinas;
  5. Volte a inserir as frequências e notas;
  6. A partir de agora siga para o início do item 2.

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda , entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição! 

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