Sumário
1- Contexto
2 - Rotina de como cadastrar uma nova turma
2.1 - Como cadastrar uma nova Etapa
2.2 - Como cadastrar um novo Parâmetro
2.3 - Como cadastrar uma nova turma
2.3.1 - Organização curricular
2.3.2 - Horário
3 - Como consultar uma turma
4 - Outras funcionalidades na aba de “Gerenciar Turmas”
1- Contexto
Neste artigo, vamos demonstrar como cadastrar e configurar uma nova turma, detalhando cada regra e característica que envolvem esta rotina. As instruções a seguir servem tanto para as turmas regulares quanto para a de BNCC do Novo Ensino Médio.
2 - Rotina de como cadastrar uma nova turma
O processo de criação de uma nova turma pode incluir também a criação de uma nova etapa e de novos parâmetros. Vamos aprender sobre como realizar cada passo dessas etapas, e por fim, como cadastrar uma nova turma no sistema.
2.1- Como cadastrar uma nova Etapa
Neste campo será possível verificar as etapas ativas, clicando na opção “Ativos” e as desativadas, clicando na opção de “Inativos”. Dessa forma, mesmo que a etapa não esteja sendo usada, ainda será possível observá-la em seu sistema.
Acompanhe o passo a passo sobre como cadastrar uma nova etapa:
- Acesse em “Secretaria”;
- Clique em “Turmas”;
- Clique na aba de “Etapas”;
- Clique no botão de “Nova Etapa”;
- Preencha com as informações:
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- A - Título;
- B - Clique em “Clique aqui para adicionar um novo registro”;
- C - Preencha os dados:
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- Nome da etapa;
- Data de início;
- Data final;
- Valor;
- Média;
- Peso.
-
-
- D - Clique em “Salvar”.
- Clique no ícone de edição para observar as informações cadastradas nessa etapa criada.
- Caso queira excluir alguma das etapas, clique no ícone da lixeira.
-
- A - Clique em “Sim” para confirmar a ação.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Pontos de atenção:
- O período (início e término) das etapas deve ser MENOR ou IGUAL ao período da turma.
- Mesmo que os campos de VALOR e MÉDIA não sejam obrigatórios, eles influenciam no módulo acadêmico e devem ser preenchidos. Por exemplo, é através desses dois campos que o sistema terá referência para a visualização das notas dos alunos abaixo da média na Planilha de Resultados. Clique aqui e saiba como acessar a Planilha de Resultados;
- Caso já existam etapas criadas em outra turma, é possível reutilizá-las, mas para que as etapas já existentes sejam listadas neste campo, o seu período deve ser MENOR ou IGUAL ao período de duração da turma.
2.2- Como cadastrar um novo Parâmetro
Esta aba abrangerá todas as informações necessárias para serem cadastradas nos parâmetros. Acompanhe o passo a passo:
- Acesse em “Secretaria”;
- Clique em “Turmas”;
- Clique na aba de “Parâmetros”;
- Clique em “Novo Parâmetro”;
- Preencha as informações:
-
- A - Nome do parâmetro;
- B - Ciclo letivo: “Anual” ou “Semestral”
- C - Defina se será possível concluir a matrícula sem o financeiro criado: Entre “Sim” ou “Não”;
- D - Defina o número de casas decimais na nota;
- E - Defina o número de etapas;
- F - Calcular o percentual de faltas:
- Por disciplina: Se reprovar por falta, o sistema irá calcular o percentual de faltas olhando para cada matéria individualmente;
- Por série/módulo: O sistema irá calcular o percentual de faltas de todas as matérias, efetuando a média delas. Mantendo assim, o aluno aprovado em casos onde ele possua mais de 75% de presença na turma.
-
- G - Defina a quantidade de reprovações que permitem RPP;
- H - Escolha o valor total do ano letivo;
- I - Valor total para aprovação;
- J - Valores totais do semestre 1 e do semestre 2;
- K - Valor total para a aprovação após recuperação final 1 e para a 2;
- L - Defina o número de dias após o término da última etapa em Liberar situação acadêmica.
- Clique em “Salvar”;
- Caso queira excluir algum dos parâmetros, clique no ícone da lixeira.
-
- A - Clique em “Sim” para confirmar a ação.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Ponto de atenção:
- O RPP, ou Regime de progressão parcial é o que chamamos de “dependência”, onde algumas instituições adotam essa opção como forma ofertar aos alunos que reprovaram em uma ou duas matérias, de seguir em sua turma regular e no contraturno estudar novamente nas disciplinas que ficaram repetentes.
2.3- Como criar uma nova turma
Acompanhe o passo a passo para criar uma nova turma:
- Acesse em “Secretaria”;
- Clique em “Turmas”;
- Em “Gerenciar Turmas”, clique em “Nova turma”;
- Preencha as informações:
-
- A - Descrição (nome da turma);
- B - Unidade;
- C - Curso:
- Ao depender do curso selecionado, o campo de parâmetro poderá ser liberado ou não. Pois, nem todo curso será de parâmetro semestral (Ex: Turmas de educação infantil). Essa informação é definida no momento da criação do curso, no campo de “Nível”. Para saber mais, acesse o artigo correspondente;
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- D - Série/módulo;
- E - Sigla;
- F - Turno;
- G - Início;
- H - Término;
- I - Número de vagas;
- J - Horário (opcional);
- K - Defina se será turma de RPP;
- L - Defina o parâmetro.
- Clique em “Salvar”;
- Após preencher todas as informações, selecione a etapa;
- Defina qual será o calendário acadêmico escolhido;
- Para a Matrícula Online (caso possua essa opção):
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- A - No campo Permitir, selecione qual processo online essa turma vai ser disponibilizada. Se desejar não disponibilizar, deixe a opção “nenhum” selecionada.
- B - Já em Contrato, selecione o arquivo a ser disponibilizado no final do processo.
- A - No campo Permitir, selecione qual processo online essa turma vai ser disponibilizada. Se desejar não disponibilizar, deixe a opção “nenhum” selecionada.
-
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- Para haver opções a serem vinculadas, a instituição deve possuir relatórios personalizados com essa finalidade.
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-
- Clique em “Salvar”.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Ponto de atenção:
- A alteração do parâmetro só poderá acontecer no momento da criação da turma e durante o período em que não haja alunos matriculados nela. Ao realizar essa alteração, automaticamente o campo de etapas ficará em branco para que seja cadastrada de acordo com o novo parâmetro selecionado. Lembre-se sempre de salvar as informações;
- Em caso de dúvidas sobre como cadastrar um curso, acesse o artigo correspondente “Como cadastrar um curso”;
- O calendário acadêmico deve ser maior ou igual ao período da turma, para ser listado. Caso tenha dúvidas sobre como cadastrar o calendário acadêmico, verifique o artigo clicando neste link.
- A opção de “Matrícula Online” será utilizada caso seja realizada a contratação. Em caso de dúvidas sobre como configurar a matrícula online, verifique o artigo “Como configurar a matrícula on-line”.
2.3.1 - Organização curricular
Após cadastrar todas as informações da turma, o campo de organização curricular será atualizado e nele será necessário informar os professores de cada disciplina. Sem isso, o sistema não criará os diários. Então, é muito importante concluir essa etapa do cadastro da turma.
Para informar os professores de cada matéria, siga as instruções abaixo:
- Acessando a turma, clique em Organização curricular;
- Identifique a coluna “PROFESSOR(A)”;
- Clique no espaço em branco e selecione o professor referente a cada matéria.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
2.3.2 - Horário
O cadastro do horário influenciará no lançamento das aulas. Por isso, será necessário informar o horário de início e de final.
Siga o passo a passo para cadastrar o horário na turma:
- Acessando a turma, clique em Horário;
- Clique em “Clique aqui para adicionar um novo horário e pressione enter para confirmar”;
- Preencha os horários de início e término, e selecione as disciplinas para cada dia da semana nos períodos correspondentes;
- Ao preencher, basta dar enter que o sistema salvará as novas informações.
3 - Como consultar uma turma
Nas turmas que foram criadas em uma versão mais antiga e que estão em andamento no sistema, continuará aparecendo a aba de “parâmetros” na turma e junto dela, também terá a opção de configuração de “parâmetro”, porém ambas estarão desativadas para edição.
Estes campos servirão apenas para visualização, pois a partir das novas atualizações, os parâmetros poderão ser editados em um campo especialmente para eles. Confira mais sobre os parâmetros no item 2.1.
Acompanhe o passo a passo atual de como consultar uma turma:
- Acesse em “Secretaria”;
- Clique em “Turmas”;
- Observe todas as turmas, com o indicativo se estão:
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- Em andamento;
- A iniciar;
- Finalizadas.
-
- Clique em Filtrar para buscar as turmas desejadas. Preencha as informações:
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- A - Situação da turma;
- B - Ano;
- C - Unidade;
- D - Turmas.
- Clique em “Filtrar”;
- Clique no ícone indicando os alunos
-
- A - Será possível observar os alunos matriculados na turma correspondente;
- Clique no ícone de edição para editar a turma;
- Clique no ícone da lixeira caso queira excluir a turma;
-
- A - Clique em “Sim” para confirmar essa ação.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
4 - Outras funcionalidades na aba de “Gerenciar Turmas”
Além de cadastrar os parâmetros, etapas e turmas, nesta rotina também é possível realizar algumas ações e gerar relatórios das turmas. Para entender mais, acompanhe as informações a seguir:
- Acesse em “Secretaria”;
- Clique em “Turmas”;
- Clique na aba de “Gerenciar Turmas”;
- Clique em “Ações” e nelas estarão disponíveis as seguintes opções:
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- Dividir turma: Utilizada para caso queira dividir uma turma que tenha muitos alunos. Para saber, mais acesse o artigo correspondente;
- Replicar turma: Nesta opção é possível replicar diversas turmas de uma só vez para o ano posterior. Para saber, mais acesse o artigo correspondente;
- Limpar pré-matrículas: Todas as pré-matrículas ou reservas da instituição serão excluídas do sistema. Para saber mais, acesse o artigo correspondente;
- Rematricular Alunos em Massa: Usado para realizar a rematrícula de muitos alunos ao mesmo tempo em uma turma. Para saber mais, acesse o artigo correspondente;
- Matricular Alunos nas disciplinas em Massa: Realiza a matrícula em massa de vários alunos nas diversas disciplinas. Para saber mais, acesse o artigo correspondente.
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- Clique em “Relatório” para gerar os seguintes dados das turmas filtradas:
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- Ementas;
- Ficha de Turma;
- Horário Escolar - Lista;
- Horário Escolar - Sem professor;
- Horário Escolar - Uma turma por Página;
- Lista de Turma;
- Lista Turmas - Unidade Escolar.
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Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Caso ainda esteja com alguma dúvida, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!
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