Sumário
1. Contexto
2. Replicando turmas para o próximo ano letivo.
2.1 Informações necessárias
2.2 Replicando turmas no sistema Escolaweb
2.3 Cadastrando nova etapa e novo calendário
2.3.1 Cadastro de nova etapa
2.3.2 Cadastro de novo calendário
3. Videoaula
1- Contexto
A ação de replicar turmas permite ao usuário carregar o mesmo padrão de configurações existentes, de um ano letivo para outro. Dessa forma você não precisará configurar manualmente cada turma.
Neste artigo, vamos verificar como realizar a ação de replicar turmas de um ano para o outro.
2- Replicando turmas para o próximo ano letivo.
2.1 - Informações necessárias
Para realizar a ação, será necessário ter em mãos os seguintes dados:
- Data de início e término do calendário referente ao próximo ano letivo.
- Datas das etapas (bimestres/trimestres).
Caso ainda não possua as datas de início e término, é possível criar o calendário geral com o seguinte formato:
- Início 01/01/20XX
- Término 31/12/20XX.
Ambas as informações são passíveis de alteração posterior, então caso você não possua também a data das etapas, basta inserir uma data genérica, e atualizar a informação em um outro momento.
2.2 - Replicando turmas no sistema Escolaweb
Para realizar a ação, abra o sistema Escolaweb e siga as instruções abaixo:
- No menu lateral esquerdo clique em “Secretaria”;
- Clique em “Turmas”;
- Clique em “Ações”;
- Selecione a opção “Replicar Turma”;
- Informe os seguintes dados:
- A - Ano letivo - Ano em que as turmas se encontram;
- B - Unidade - Unidade escolar onde as turmas estão atualmente;
- C - Turmas - Turmas que você precisa replicar.
- Clique em “Avançar”;
- Preencha os seguintes dados referente ao próximo ano letivo:
- A - Data de início e término da turma;
- B - Etapa - É possível informar uma etapa ou cadastrar nova etapa;
- C - Calendário acadêmico - É possível informar um calendário ou cadastrar novo calendário.
- Caso deseje, selecione as opções “Replicar grade curricular” e “Replicar horário”. Se não deseja replicar estas informações, pule para o passo 9;
- Clique em “Replicar Turmas” para concluir o processo.
Pontos de atenção:
As opções “Replicar grade curricular” e “Replicar horário” fazem com que as informações do ano anterior sejam replicadas para o ano seguinte.
Desta forma, sugerimos que só replique os horários caso tenha certeza que não haverá nenhuma alteração entre os anos letivos. Caso seja necessário editá-los, é mais eficiente cadastrar os horários para o ano seguinte, e não replicá-los.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
2.3 - Cadastrando nova etapa e novo calendário
No processo de replicar a turma, é possível realizar o cadastro de uma nova etapa ou de um novo calendário, caso se faça necessário. veja abaixo como realizar as referidas ações:
2.3.1 - Cadastro de nova etapa
- Na tela de replicar turma clique no botão (+) para cadastrar nova etapa;
- Informe o Título;
- Informe o nome clicando no campo vazio da coluna “Nome da Etapa”;
- Informe a data de início da etapa;
- Informe a data de término da etapa;
- Informe o valor da etapa;
- Informe a média da etapa;
- Informe o peso da etapa;
- Clique em salvar para concluir a ação.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
2.3.2 - Cadastro de novo calendário
- Na tela de replicar turma clique no botão (+) para cadastrar novo calendário;
- Informe o Nome do calendário;;
- Informe a data de início;
- Informe a data de término;
- Caso necessário, informe as “Observações”;
- Clique em “Gerar Calendário” para concluir a ação.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
3 - Se você prefere ver um vídeo sobre o conteúdo acima, basta assistir a aula abaixo:
Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!
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