Sumário
1- Contexto
2- Cadastro de cursos
2.1- Cadastrando novo curso
2.2- Cadastrando organização curricular
2.2.1 - Disciplina e disciplina grade
2.3 - Configuração de disciplinas
2.4 - Configuração de parâmetros
1- Contexto
Neste artigo, vamos apresentar um guia completo sobre o processo de cadastramento de um curso no sistema Escolaweb, abordando passo a passo todas as etapas necessárias para garantir que o curso seja corretamente inserido e configurado de forma eficiente.
2- Cadastro de cursos
2.1- Cadastrando novo curso
Para cadastrar um novo curso, siga o passo a passo abaixo:
- Clique em “Cadastros”;
- Clique em “Cursos”;
- Clique em “Novo curso”;
- Preencha as seguintes informações sobre o curso:
- A- Unidade escolar;
- B - Nome do curso;
- C - Nome completo;
- D - Nível;
- E - Ativo (Sim ou Não);
- F - Abreviação;
- G - Carga horária;
- H - Clique em salvar.
- Após salvar o curso, vamos configurar as séries/módulos preenchendo as informações abaixo:
- A - Clique em Serie/Módulo;
- B - Informe a quantidade de séries;
- C - Informe qual o ordinal que será utilizado;
- D - Informe o nome das séries/módulos (Ano,série);
- E - Clique em Adicionar.
- Selecione a modalidade;
- Defina a ordem das séries;
- Informe se as séries estão ativas ou não;
- Informe qual a série concluinte;
- Informe se a série estará presente no histórico.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Observações:
Abaixo podemos verificar o que cada coluna representa:
- ORDEM: que é a sequência de suas séries/ módulos. Essa informação é de extrema importância para a emissão dos históricos.
- ATIVO: SIM, se a sua série/ módulo estiver ativa. NÃO, se não estiver ativa. Basta clicar e selecionar o desejado.
- CONCLUINTE: se a série/ módulo referente conclui o curso.
- HISTÓRICO: se essa série/ módulo deve gerar informações no Histórico Escolar.
2.2- Cadastrando organização curricular
Na rotina de organização curricular é possível escolher quais matérias serão ministradas em cada uma das séries/módulos.
Para cadastrar a organização curricular, siga o passo a passo abaixo:
- Ainda na tela de cadastro de novo curso, clique em “Organização Curricular”;
- Clique em “Adicionar disciplinas”;
- Selecione a série/módulo que deseja;
- Selecione as disciplinas que vão ser relacionadas a aquela série/módulo;
- Clique em “Adicionar Disciplinas”;
- Clique em “Salvar”.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
2.2.1 - Disciplina e disciplina grade
Ao realizar o cadastro das disciplinas, será possível notar duas colunas, chamadas respectivamente de DISCIPLINA e DISCIPLINA GRADE.
A coluna DISCIPLINA GRADE só será alterada se a instituição trabalhar com o agrupamento de disciplinas, que são disciplinas compostas ou com duas ou mais frentes. Nesses casos, as disciplinas que possuem a mesma disciplina grade terão os diários separados para a inserção de notas, conteúdos e frequência, com diferentes professores associados.
Porém, nos relatórios acadêmicos dos alunos, a disciplina que será considerada é a DISCIPLINA GRADE.
Exemplo: BIOLOGIA 1 e BIOLOGIA 2 são configuradas na coluna DISCIPLINA. Já BIOLOGIA, que é a disciplina de origem, é configurada na coluna DISCIPLINA GRADE.
Caso a coluna disciplina grade esteja disponível mas a instituição não trabalhe com disciplinas compostas, basta manter as informações iguais, tanto na coluna DISCIPLINA quanto na DISCIPLINA GRADE. Dessa forma, não ocorrerão agrupamentos.
2.3 - Configuração de disciplinas
Após inserir as disciplinas referentes a cada turma, informe os seguintes dados sobre elas nas colunas descritas abaixo:
- C.H total: Nesta coluna é necessário informar a quantidade de horas aulas mensal da matéria.
- C.H Semanal: Nesta coluna é necessário informar a quantidade de horas aulas Semanais da matéria.
- REP.P/ NOTA: Informe se a disciplina reprova por nota.
- REP.P/ FALTA: Informe se a disciplina reprova por falta.
- %REPROVAÇÃO: Percentual de faltas que um aluno pode ter.
-
T.PONTOS: Representa o valor percentual que será permitido para o professor lançar as notas nos diários. Esse percentual é em relação ao valor total das etapas.
- Importante: Esta coluna já vem pré configurada em 100%, e só deve ser alterada nas disciplinas compostas.
- NÚCLEO: Nesta coluna é possível informar qual o núcleo da disciplina (Comum, Diversificado, etc)
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Observação:
O preenchimento das informações acima vai refletir diretamente nas turmas que vão ser criadas no curso. Portanto, recomendamos que seja realizado o preenchimento completo das mesmas, para que todas as informações possam ser aplicadas nas turmas posteriormente.
2.4 - Configuração de parâmetros
Na aba parâmetros podemos configurar duas informações, sendo elas:
- Informar se as turmas referentes ao curso vão ter acesso ao portal;
- Informar se o financeiro da turma é por hora aula.
Ambas as perguntas têm respostas Sim ou Não.
Ao finalizar a configuração, basta clicar em Salvar para finalizar a configuração do curso.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!
Comentários (0 comentário)