Como fazer a integração com o Google Drive

2.2 - Pontos de atenção ao realizar a integração

1 - Contexto

Índice

A integração com o Google Drive do Escolaweb permite que todos os arquivos enviados para o sistema (pelos usuários, alunos, responsáveis e professores) sejam armazenados em um drive vinculado. Para acontecer esse vínculo, será necessário ter uma conta ativa no Gmail. Pois assim, o processo de vinculação entre os dados do Escolaweb e do Google Drive ocorrerá corretamente.

Neste artigo você aprenderá sobre o passo a passo da integração com o Google Drive e entenderá mais sobre quais impactos afetam diretamente no sistema Escolaweb.

2 - Como integrar o Google Drive com o sistema Escolaweb

Para realizar a integração entre o Google Drive e o  sistema Escolaweb, siga o passo a passo deste arquivo, clicando no link: Manual de integração.

2.1 - Rotinas do sistema que são alteradas a partir da integração

Índice

A partir do momento em que é feita a integração do sistema com o Google Drive, são alteradas as seguintes rotinas:

• Entrega de documentos: Localizado na aba de Secretaria, nele será possível armazenar os arquivos dos alunos de forma digital. Permitindo assim, que seja anexado um arquivo para cada documento solicitado aos alunos na matrícula ou rematrícula. Além disso, também será possível que os alunos e responsáveis façam o envio desses arquivos através do Portal e Aplicativo.
  • Contas a Pagar: Localizado na aba de Financeiro, neste campo será possível anexar arquivos em qualquer cadastro realizado, seja para uma compra, uma despesa avulsa ou recorrente.
  • Tarefas: Cadastradas pelo Portal/App, nelas serão permitidos anexar arquivos e além disso, através do aplicativo do Escolaweb também será possível responder essas tarefas. Caso o aluno ou responsável responda a tarefa com mais de um arquivo, o sistema unificará todos os anexos em um único PDF.
  • Post: A partir da integração, os arquivos enviados através do post terão um peso maior, ou seja, o sistema aumentará o limite em MB do arquivo anexado.

2.2 - Pontos de atenção ao realizar a integração

Índice

• Atente-se no armazenamento total do seu Drive, pois todos os arquivos serão mantidos nele. Controle o espaço em GB disponível para que não atinja o limite, ficando assim impedido de armazenar mais arquivos;
  • Escolha qual Drive será utilizado para armazenar os arquivos. Pois dessa forma eles se manterão em apenas um local, não sendo necessário trocar a conta vinculada;
  • O controle e o armazenamento dos arquivos é responsabilidade da instituição escolar. Por isso, orientamos que a escola mantenha a integridade dos documentos enviados na conta. O papel do sistema Escolaweb é apenas de efetuar a integração com a conta, sendo assim, não temos acesso para a alteração dos arquivos (como a exclusão deles, por exemplo).

Caso ainda esteja com alguma dúvida, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!