Sumário
1 - Contexto
2 - Como gerenciar os relatórios personalizados
2.1 - Como editar o relatório
2.2 - Outras Ações
1 - Contexto
No sistema Escolaweb, além de termos a opção da construção de relatórios personalizados, também é possível editar algumas informações desses documentos. Sendo possível realizar alterações somente textuais onde não possuam vínculo com o banco de dados.
Neste artigo você aprenderá sobre a rotina de como gerenciar os relatórios personalizados e como utilizar as ações disponíveis. Acompanhe as instruções a seguir.
2 - Como gerenciar os relatórios personalizados
Siga o passo a passo para entender mais sobre como editar seus relatórios personalizados.
- Clique no ícone de configurações do sistema, simbolizado pela engrenagem;
- Clique em “Gerenciar Relatórios Personalizados”;
- Na tela apresenta as seguintes informações:
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- A - Relatório: indica o nome do relatório personalizado;
- B - Última alteração: indica a data em que foi feita a última alteração no relatório;
- C - Alterado Por: indica o responsável pela alteração do relatório;
- D - Local: indica em qual local do sistema está localizado o relatório
- E - Disponível Portal: é possível deixar habilitado os relatórios de boletim para que fiquem disponíveis no Portal do aluno/responsável para a impressão.
- Em “Ações” é possível realizar algumas opções:
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- Ícone de editar o relatório
- Ícone de restaurar do relatório: utilizado para resetar as alterações feitas pela última vez;
- Ícone de editar o nome do relatório: utilizado para renomear o relatório
- Ícone de duplicar o relatório: duplica o relatório com o mesmo modelo.
-
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
A seguir, vamos acompanhar cada opção disponível no campo de “Ações”.
2.1 - Como editar o relatório
Acompanhe o passo a passo para editar o seu relatório personalizado:
- Para editar seu relatório, clique no ícone de editar o relatório;
- Feche a aba de FastReport e observe o projeto do relatório;
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-
- É possível fazer apenas edições no texto, como: alterar o tipo de texto, a fonte e também inserir uma imagem. Porém, não é possível realizar configurações que contenham vínculo com o banco de dados, como por exemplo: alguma informação financeira ou que possua algum tipo de fórmula.
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- Para editar algum texto dentro do relatório, clique duas vezes no local onde deseja alterar;
- Será aberta uma caixa de edição. Clique no botão verde para salvar as mudanças feitas;
- Em casos de relatórios com mais de uma página, é possível identificar as seguintes páginas no canto inferior da tela;
- Finalizado a edição, feche a janela e clique em “Sim” para salvar as alterações feitas.
Ponto de atenção:
Em textos que possuem variáveis (configuração entre colchetes), como por exemplo “[ds.Aluno.CPF]”, não é possível editar ou incluir uma nova variável no arquivo. A única alternativa possível nesse caso, seria a exclusão da variável no texto.
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2.2 - Outras Ações
Acompanhe o passo a passo das outras ações possíveis de serem feitas na rotina:
- Para resetar as informações do relatório, clique no ícone correspondente, e em “Sim” para confirmar a restauração;
- Para alterar alterar o nome do relatório, clique no ícone correspondente, digite o novo nome e clique em “Salvar”;
- Para duplicar um relatório, clique no ícone correspondente, e em “Sim” para confirmar.
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Caso ainda esteja com alguma dúvida, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!
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