Integração Escolaweb x Sicoob

Sumário


1- Contexto
2- Homologação da conta
   2.1 - Criação da conta
   2.2 - Configurando integração
   2.3 - Gerando o financeiro pelo Sicoob
      2.3.1 - Gerando o financeiro do aluno pela matrícula
3- Gerenciando parcelas
   3.1 - Possíveis erros ao criar uma parcela
   3.2 - Cancelamento de parcela
      3.2.1 - Cancelamento de parcela
      3.2.2 - Exclusão de parcela
   3.3 - Status das parcelas
      3.3.1 - Status Ativa
      3.3.2 - Status Concluída
      3.3.3 - Status Removida pelo Usuário Recebedor
      3.3.4 - Status “Inconsistente”
4- Visualização de boletos
   4.1 - Visualização de boletos ativos
   4.2 - Visualização de boletos cancelados

 

1 - Contexto

Índice

A integração entre o Escolaweb e o Sicoob representa uma solução eficiente para facilitar a realização de pagamentos de boletos via Pix. Esse recurso é uma alternativa moderna e conveniente, que permite às instituições educacionais oferecerem mais opções de pagamento aos seus alunos e responsáveis.

Ao realizar o cadastro da conta, o sistema automaticamente gera e insere QR Codes nos boletos emitidos. Esses QR Codes são compatíveis com o sistema Pix, permitindo que os pagamentos sejam realizados de forma rápida e segura, diretamente pelo aplicativo do banco ou instituição financeira do pagador.

A principal vantagem dessa integração é a agilidade proporcionada pelo Pix, que realiza transações em tempo real, 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados. Isso não só facilita o pagamento para os alunos e responsáveis, como também agiliza o recebimento e processamento dos pagamentos pela instituição.

Neste artigo, vamos guiá-lo passo a passo desde o processo de cadastro da conta até o gerenciamento das parcelas criadas. 

 

2 - Homologação da conta

Índice

Antes do processo de homologação da conta, é necessário configurar a conta no aplicativo do banco Sicoob. Caso tenha dúvidas de como realizar este processo, verifique o artigo Configurando conta Sicoob.

 

2.1 - Cadastro  da conta

Índice

Para criar uma conta Sicoob, abra o sistema Escolaweb e siga o passo a passo abaixo: 

    • A -No menu lateral esquerdo clique em “Cadastros”;
    • B - Clique em “Contas”;
    • C - Clique em “Nova Conta”;
    • D - Clique em “Conta corrente - Integração API”;
    • E - Selecione o banco Sicoob;
    • F - Informe o nome da conta;
    • G - Informe a data do saldo inicial; 
    • H - Informe o valor do saldo inicial;
    • I - Clique em “Salvar”.

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

2.2 - Configurando integração

Índice

Após criar a conta siga as instruções abaixo para configurar a integração

  1. Na mesma tela de configuração de conta, do passo 2.1, clique em configurar integração;
  2. Preencha os seguintes dados:
      • A - Cooperativa;
      • B - Conta;
      • C - Expiração Pix;
      • D - Client ID;
      • E - Chave Pix;
      • F - URL da API.
  3. Clique em Salvar.

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

Observação 1: Os dados que vão ser inseridos neste passo, são adquiridos junto ao Sicoob. 

Observação 2: É necessário liberar a conta Sicoob dentro da tabela de preço. É possível verificar como realizar este procedimento no artigo Como cadastrar e/ ou editar uma tabela de preços.

 

2.3 - Gerando o financeiro pelo Sicoob 

Índice

No momento, é possível gerar o financeiro do aluno com a conta do Sicoob individualmente pela matrícula, e também utilizá-la para cobrança na criação de eventos. 

Verifique nos tópicos abaixo como realizar os procedimentos: 

 

2.3.1 - Gerando o financeiro do aluno pela matrícula

  1. No menu lateral clique em “Secretaria
  2. Clique em Matrícula;
  3. Clique no filtro
  4. Filtre o aluno pelo número de matrícula, ou clique nos 3 pontos para filtrar pelo nome;

      • A - Escreva o nome do aluno no campo em branco caso tenha optado por este recurso. (Caso tenha optado por filtrar pela matrícula, pule para o passo 5 ) 
      • B - Clique em “Buscar”;
      • C - Selecione o cliente; 
      • D - Clique em “Selecionar”;
      • E - De volta à tela anterior, clique em “Filtrar”.

  5. Na página de matrícula do aluno selecionado, clique em “Financeiro
  6. Clique em “Nova Cobrança”;
  7. Selecione “Mensalidade” ou “Taxa e Outros Serviços”; Veja abaixo como configurar cada opção:

Mensalidade

    • A - Escolha a tabela de preço desejada;
    • B - Insira a conta da Sicoob;
    • C - Informe o número de parcelas que vão ser geradas;
    • D - Informe a data do primeiro vencimento;
    • E - Defina o valor das parcelas;
    • F - Clique em “Prosseguir”;
    • G - Confira a simulação e  depois clique em “Gerar Cobranças".

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

Taxa e Outros Serviços:

    • A - Informe qual a Taxa/Serviço;
    • B - Informe o  valor das parcelas;
    • C - No campo cobrança, selecione a opção Bancária;
    • D - No campo “Conta” selecione a conta Sicoob;
    • E - Informe a data do 1° vencimento”;
    • F - Informe a quantidade de parcelas"
    • G - Clique em “Gerar cobranças”.

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

ATENÇÃO: Ao gerar uma parcela é realizada a sincronização automática com o sistema PIX. Desta forma, assim que a parcela é criada, o QR Code do PIX já fica disponível para pagamento.

 

3 - Gerenciando parcelas

Índice

Para gerenciar as parcelas criadas, Siga as instruções abaixo:

  1. No menu lateral, clique em “Financeiro”;
  2. Clique em “Gerenciar boletos”;
  3. Clique em “Remessa digital;
  4. Clique em “Filtrar”; 
  5. Selecione a conta Sicoob;
  6. Selecione os centros de receita desejados;
  7. Selecione o período das datas de vencimento desejado.
  8. Clique em “Filtrar
  9. Visualize as parcelas criadas.

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

3.1 - Possíveis erros ao criar uma parcela

Índice

  • O pix não pode ser gerado com vencimento anterior à data atual.
  •  A data de vencimento dos descontos deve ser maior que a data atual, e menor que a data de vencimento do pix.
  • O valor da parcela não pode ser zerado (100% de desconto).
  • A parcela não pode conter mais de 3 descontos.
  • O responsável deve conter pelo menos o CPF/CNPJ cadastrado no sistema.
  •  A chave pix selecionada para receber o pagamento deve estar vinculada à chave de API da conta do Sicoob.

 

3.2 - Cancelamento de parcela

Índice

Para cancelar uma parcela corretamente, é necessário primeiro realizar o cancelamento e depois a  exclusão da mesma. Para realizar estes processos, siga as instruções abaixo: 

 

3.2.1 - Cancelamento de parcela

  1. No menu lateral, clique em “Financeiro”;
  2. Clique em “Gerenciar boletos”;
  3. Clique em “Remessa digital;
  4. Clique em “Filtrar”; 
  5. Selecione a conta Sicoob;
  6. Selecione os centros de receita desejados;
  7. Selecione o período das datas de vencimento desejado.
  8. Clique em “Filtrar
  9. Selecione as parcelas desejadas; 
  10. Clique em “Cancelar parcelas”;
  11. Clique em “Sim” para confirmar o cancelamento da parcela. 

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

3.2.2 - Exclusão de parcela

  1. No menu lateral clique em “Secretaria
  2. Clique em Matrícula;
  3. Clique no filtro
  4. Filtre o aluno pelo número de matrícula, ou clique nos 3 pontos para filtrar pelo nome:

      • A - Escreva o nome do aluno no campo em branco caso tenha optado por este recurso. (Caso tenha optado por filtrar pela matrícula, pule para o passo 5 ) 
      • B - Clique em “Buscar”;
      • C - Selecione o cliente; 
      • D - Clique em “Selecionar”;
      • E - De volta à tela anterior, clique em “Filtrar”.

  5. Na página de matrícula do aluno selecionado, clique em “Financeiro”;
  6. Selecione a parcela que foi cancelada;
  7. Clique em “Excluir Selecionadas”;
  8. Informe o motivo da exclusão;
  9. Clique em “Prosseguir”.

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

3.3 - Status das parcelas

Índice

As parcelas podem ter os seguintes status/situação: 

  • Ativa
  • Concluída 
  • Removida pelo Usuário Recebedor 
  • Inconsistente

3.3.1 - Status Ativa

Se a parcela se encontra com o status “Ativo” quer dizer que a mesma está com a cobrança PIX em aberto. 

 

3.3.2 - Status Concluída

Se a parcela se encontra com o status “Concluída” quer dizer que a  cobrança PIX em foi quitada. 

 

3.3.3 - Status Removida pelo Usuário Recebedor

Se a parcela se encontra com o status “ Removida pelo Usuário Recebedor” quer dizer que a  cobrança PIX foi cancelada. 

 

3.3.4 - Status “Inconsistente”

Ao tentar criar uma parcela e algum erro for apresentado o status apresentado pode ser “Inconsistente”. Neste caso a parcela não foi criada, e é necessário repetir o processo de criação da mesma.

 

4 - Visualização de boletos

Índice

4.1 - Visualização de boletos ativos

Índice

Para visualizar os boletos referentes a uma parcela, siga as informações abaixo: 

  1. No menu lateral, clique em “Financeiro”;
  2. Clique em “Gerenciar boletos”;
  3. Clique em “Remessa digital;
  4. Clique em “Filtrar”; 
  5. Selecione a conta Sicoob;
  6. Selecione os centros de receita desejados;
  7. Selecione o período das datas de vencimento desejado.
  8. Clique em “Filtrar
  9. Identifique a parcela desejada;
  10. Na coluna Boleto, clique em Visualizar;  
  11. No link que será aberto, digite os 4 primeiros dígitos do seu CPF;
  12. Clique em “Acessar boleto”.

 

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

4.2 - Visualização de boletos cancelados

Índice

É possível visualizar um boleto cancelado, basta seguir o passo a passo do tópico anterior

A diferença entre um boleto ativo e um boleto cancelado é que o segundo terá uma tarja informando que o arquivo visualizado é referente a um boleto cancelado.

 

 

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda para realizar o cadastro de contas meio de pagamento digital, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição! 😀

 

Esse artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 0 de 0
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários (0 comentário)

Artigo fechado para comentários.