Configurando conta Sicoob

Sumário

 

1- Contexto
2 - Habilitando conta
   2.1 - Criando cadastro
   2.2 - Criando aplicativo
   2.3 - Adquirindo chave da API

 

1- Contexto

Índice

O primeiro passo para habilitar a conta Sicoob no sistema Escolaweb é realizar o cadastro e a configuração da conta junto ao banco. Este processo é fundamental para garantir que a integração entre o Sicoob e o Escolaweb funcione corretamente, permitindo que as transações e atualizações sejam realizadas de forma segura e eficiente.

Neste artigo, vamos demonstrar detalhadamente como executar esses procedimentos. Abordaremos as etapas necessárias para realizar o cadastro da conta Sicoob, incluindo a documentação requerida e os passos dentro do sistema bancário.

Após realizar as configurações na conta Sicoob, é necessário continuar a homologação da conta no sistema Escolaweb. Para verificar como realizar esta homologação, basta acessar o artigo Integração Escolaweb x Sicoob.

 

2 - Habilitando conta

Índice

Para realizar o processo de habilitação da conta, siga as instruções abaixo:

 

2.1 - Criando cadastro

Índice

  1. No site do Sicoob, preencha os seguintes campos:
      • A - Nome completo; 
      • B - CPF;
      • C - E-mail;
      • D - Confirmar e-mail;
      • E - Telefone de contato;
      • F - Informe a intenção do projeto. (Ex: App de integração com o Sicoob);
      • G - Clique em “Eu aceito os termos de uso”.
  1. Após preenchimento dos dados, clique em Criar cadastro; 
  2. Entre no seu e-mail para verificar o e-mail de confirmação de criação de conta; 
  3. No e-mail, clique em criar senha de acesso;
  4. Informe os seguintes dados:
      • A - E-mail;
      • B - CPF;
      • C - Senha; 
      • D - Confirme a senha; 
      • E - Clique em continuar.

2.2 - Criando aplicativo

Índice

  1. No portal do Sicoob, faça login utilizando o e-mail e senha cadastrados no tópico anterior;
  2. Clique em “Gerar aplicativo”;
  3. Clique em “Ok, continuar”; 
  4. Informe os seguintes dados sobre a conta: 
      • A - Tipo Pessoa (Física ou Jurídica);
      • B - Cooperativa; 
      • C - chave de acesso;
      • D - Senha; 
      • E - Clique em “entrar”.
  5. Informe o código de verificação que é enviado ao app do Sicoob;
  6. Clique em “Autorizar”; 
  7. Na tela de Informações, siga as seguintes instruções:
      • A - Informe o nome do aplicativo; 
      • B - Escolha a conta corrente; 
      • C - Informe o nome do cooperado; 
      • D - Faça uma breve descrição do aplicativo; 
      • E - Clique em “Prosseguir”.
  8. Na tela de Segurança, informe se a integração será por uma empresa parceira;
  9. Selecione a empresa parceira; 
  10. Clique em “Prosseguir”;
  11. Na tela API 's, selecione quais os produtos que vão ser os serviços que vão ser integrados; 
  12. Clique em prosseguir; 
  13. Na tela de confirmação,confira os dados cadastrados; 
  14. No fim da página, clique em “Criar aplicativo";
  15. Clique em “Ir para meus Aplicativos”.

 

2.3 - Adquirindo chave da API

Índice

  1. Na tela do banco Sicoob, clique no aplicativo Escolaweb criado;
  2. Encontre o campo “Client ID”;
  3. Copie a chave Client ID.

Ponto de atenção:

Caso o status do aplicativo criado esteja como Pendente, é necessário realizar a aprovação no Sicoobnet. Para realizar este processo, siga o passo a passo abaixo: 

  1. No aplicativo Sicoobnet, clique em “Transações pendentes”;
  2. Clique em “Consultar”;
  3. Marque como ativo a opção “Autorização para utilização de API’s”;
  4. Digite sua Senha; 
  5. Clique em “Assinar” para concluir a ação. 

Esse artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 0 de 0
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários (0 comentário)

Artigo fechado para comentários.