Como cadastrar e/ ou editar uma tabela de preços

Sumário 

1- Contexto
2 - Tudo sobre o cadastro e edição da tabela de preços
   2.1 - Significado dos termos utilizados
   2.2 - Rotina de como cadastrar uma tabela de preços
   2.3 - Outras configurações possíveis
3 - Videoaula

 

1 - Contexto

A tabela de preço é utilizada para cadastrar todos os planos de pagamentos que a instituição possui.

Neste artigo você aprenderá como cadastrar, editar e excluir um plano de pagamento. Acompanhe as próximas instruções.

 

2 - Tudo sobre o cadastro e edição da tabela de preços

Vamos entender melhor como funciona cada detalhe dessa ferramenta no sistema Escolaweb. Siga as informações e o passo a passo de cada item abaixo.

 

2.1 - Significado dos termos utilizados 

  1. Descrição: É o nome dado ao plano de pagamento. Ele aparecerá nos boletos e no momento da criação das cobranças para os alunos;
  2. Unidade: Significa a unidade escolar na qual será direcionado o plano de pagamento da instituição;
  3. Curso: É o curso escolhido para direcionar o plano de pagamento. Caso opte por manter todos os cursos, deixe na opção de “[TODOS]”;
  4. Série/módulo: Neste campo, a cobrança só será direcionada a uma série específica se for marcada previamente em “Curso”. Caso opte por manter todos as séries, deixe na opção de “[TODOS]”;
  5. Sigla: É possível escolher apenas uma turma para direcionar a cobrança. Caso opte por manter todos turmas, deixe a opção de “[TODOS]”;
  6. Turno: Há a possibilidade de selecionar apenas um turno para gerar a cobrança. Caso opte por manter todos os turno, deixe a opção de “[TODOS]”;
  7. Centro de receita: Escolha a categoria em que o plano de pagamento melhor se enquadra.

   

2.2 - Rotina de como cadastrar uma tabela de preços

  1. Acesse em “Cadastros”;
  2. Clique em “Tabela de Preços”;
  3. No campo de “Planos de pagamento” clique em “Novo Plano de Pagamento”;
  4. Preencha as informações:
    • A - Descrição;
    • B - Unidade;
    • C - Curso;
    • D - Série/módulo;
    • E - Sigla;
    • F - Turno;
    • G - Centro de receita;
    • H - Valor da parcela;
    • I - Quantidade de parcelas.
  1. Preencha a configuração do vencimento:
    • A - Selecione a data do 1º vencimento;
    • B - Escolha a Regra do 1º vencimento;
    • C - Regra dos demais vencimentos;
    • D - Selecione na configuração de multa/juros qual opção utilizar em “Não cobrar multa/juros até”;
    • E - Em “Matrícula e rematrícula on-line” é possível marcar uma ou as duas opções.
  1. Configure os campos de Contas para emissão de boleto:
    • A - Selecione a “Conta padrão”, no qual as parcelas serão vinculadas automaticamente;
    • B - Caso a instituição trabalhe com mais de uma conta, no campo de “Contas Cadastradas” clique em uma conta e depois na seta para a direita. Dessa forma ela estará liberada para ser utilizada na cobrança.
  1. Clique em “Salvar”.

Para entender como cadastrar taxas e outros serviços acesse o artigo “Como fazer o cadastro de taxas e outros serviços”.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

Pontos de atenção: 

  1. No campo de “Configuração de multa/juros”, o mais comum é utilizar “O vencimento”. Caso opte por outra opção, verifique junto a seu banco se a carência escolhida poderá ser aceita;
  2. Se no campo de “Conta Padrão” não possuir nenhuma informação vinculada, nele será utilizado a conta interna para gerar as parcelas.

2.3 - Outras configurações possíveis 

  1. É possível aplicar os filtros para visualizar apenas o desejado. Para isso, clique no campo, selecione quais cobranças deseja visualizar e clique em confirmar;
  2. Para ativar ou desativar a cobrança, clique no botão no campo de “Ativo”;
  3. Clique na opção de “Inativos” para verificar os planos que foram desativados;
  4. Para editar, clique no ícone de edição;
    • A - Caso atualize alguma informação, ao final, clique em “Salvar”.
  1. Para excluir, clique no ícone da lixeira;
    • A - Clique em “Sim” para confirmar a exclusão.

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

3 - Videoaula

Acompanhe essa rotina em nossa videoaula:

 

Caso ainda esteja com alguma dúvida, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!

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