Entenda os motivos pelos quais uma turma pode não aparecer no portal acadêmico.
Você deverá fazer algumas conferências dentro do sistema.
- Para usuários operacionais:
- Verifique se o usuário possui acesso a unidade e a série/módulo em que a turma se encontra. Acesse Configurações -> Usuários, abra o usuário e verifique os campos UNIDADE e SÉRIE/MÓDULO.
- Caso o usuário não consiga nem acessar o portal, verifique se o perfil em que ele está alocado tem acesso a este recurso. Acesse Configurações -> Usuário -> Perfis de usuários, escolha o perfil desejado e você verá um campo chamado ACESSA PORTAL. Ele deverá estar marcado como SIM.
- Para professores:
- Verifique se o professor está vinculado a disciplina que ele leciona lá no menu TURMAS. Para isso, acesse Secretaria -> Turmas, edite a turma desejada e analise a grade curricular. É na coluna professor que ele deverá constar.
- Para qualquer usuário:
- Verifique se a etapa da turma está liberada. É de suma importância que este procedimento seja realizado, pois com a etapa bloqueada a turma não aparecerá no portal e nenhum registro poderá ser feito. Acesse Acadêmico -> Bloqueio de Etapas, faça o filtro para visualizar as turmas, seleciona as que você precisa e posteriormente libere a etapa.
- Caso o diário carregue mas não apareçam os alunos, verifique se os alunos estão matriculados nas disciplinas. Temos duas formas de fazer isso, acesse Secretaria -> Matricula, filtre o aluno e vá na aba disciplinas, matricule caso não estejam matriculados. A segunda opção é em Secretaria -> Turmas -> Ações -> Matricular alunos nas disciplinas em massa, faça o filtro da turma, selecione os alunos e matricule-os nas disciplinas.
Comentários (0 comentário)