Como usar assinatura eletrônica nos documentos?

Olá! Vamos aprender a usar a assinatura eletrônica para assinar documentos no Escolaweb?

⚠️ Atenção: para que o recurso de assinatura eletrônica possa ser utilizado, é necessário fazer a integração com o Google Drive!

Clique aqui e saiba como fazer a integração com o Google Drive →

Integração feita? Vamos prosseguir para a configuração da assinatura eletrônica! 👇

Acesse SECRETARIA > ENTREGA DE DOCUMENTOS.

Utilize a aba CONFIGURAÇÕES > DOCUMENTOS EMITIDOS para cadastrar os nomes dos documentos que serão apresentados na matrícula do aluno. Clique em ENTER (no seu teclado) para salvar.

Essa configuração é primordial para que você consiga solicitar a assinatura do documento.

DOC._EMITIDOS.gif

Para solicitar a assinatura, clique em NOVO > REGISTRAR DOCUMENTO QUE EXIGE ASSINATURA.

Agora, escolha o ALUNO, TURMA, nome do DOCUMENTO e selecione o(s) ASSINANTE(S) que desejar. Depois, clique em OK.

Observação: para que o sistema permita a seleção dos assinantes os campos: DATA DE NASCIMENTO, E-MAIL e CPF devem estar preenchidos. Caso contrário, a opção ficará na cor cinza.

Feito isso, clique em SELECIONAR ARQUIVO e escolha o documento a ser assinado em seu computador, em formato PDF.

Após selecionar o arquivo, clique em SIM para registrar o documento como "Emitido" no sistema.

solicitar_ass..gif

E pronto! A assinatura foi solicitada! 😉

O sistema vai disparar automaticamente um e-mail aos assinantes, avisando que o documento está disponível para assinatura no Portal do Aluno/Responsável e aplicativo.

No próprio e-mail enviado, se o responsável clicar em VISUALIZAR DOCUMENTO, será redirecionado para a assinatura eletrônica.

Clique no botão ASSINAR DOCUMENTO para abrir o arquivo em PDF. Selecione o assinante, preencha os dados solicitados e clique em AVANÇAR, conforme indicado abaixo:

E-MAIL.gif

Há três formas de assinar o documento:

Na primeira opção, no campo de assinatura, será inserido a frase "Assinado eletronicamente".

Na segunda opção, o usuário pode DIGITAR sua assinatura.

Na terceira opção, o usuário pode DESENHAR sua rubrica.

Observação: a rotina de assinatura eletrônica não assina todas as páginas do documento e, para cada assinante, haverá uma página separada.

assinatura_como_ficou.gif

Já no Portal do Aluno, para visualizar o documento que requer assinatura, é preciso fazer o login, acessar o menu DOCUMENTOS e, depois, clicar na aba EMITIDOS. Por fim, basta clicar em ASSINAR DOCUMENTO e seguir com o processo.

PORTAL.gif

O processo de assinatura pelo portal é o mesmo do redirecionamento do e-mail. O que muda, apenas, é o caminho de acesso ao documento

Caso tenha escolhido apenas 1 assinante, uma mensagem de sucesso será exibida e o usuário pode baixar o documento assinado ou finalizar a ação.

Caso tenha escolhido dois ou mais assinantes, você deve esperar todos os envolvidos assinarem o documento também.

Depois, o arquivo com todas as assinaturas estará disponível para download no sistema, portal do aluno e app.

No sistema, o documento assinado fica disponível na aba DOCUMENTOS na matrícula do aluno. Para acessar, clique em SECRETARIA > MATRÍCULA e filtre a matrícula do aluno desejado.

Nessa aba, você também pode visualizar ou baixar o documento assinado:

visualizar_doc.gif

Pronto! 😃

Agora, se restar alguma dúvida, continue explorando nossa Base de Conhecimento ou entre em contato com nossa equipe de Relacionamento com o Cliente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!