Sumário
2 - Homologação da conta
2.1 - Criação da conta
2.2 - Criando parcelas
2.2.1 - Criando parcelas individuais
2.2.2 - Criando parcelas em massa
3 - Gerenciando parcelas
3.1 - Gerenciando as parcelas criadas
3.2 - Gerando parcela na plataforma Isaac
3.2.1 - Possíveis erros ao criar uma parcela
3.3 - Status das parcelas
3.3.1 - Status “Não sincronizada”
3.3.2 - Status “Cancelada”
3.3.3 - Status “Bloqueada”
3.3.4 - Status “Inconsistente”
3.3.5 - Status “Ativo”
3.4 - Cancelamento de parcela
3.5 - Identificador Externo
4- Visualização de Boletos
4.1 - Visualização de boletos cancelados
4.2 - Visualização de boletos cancelados
1 - Contexto
A Isaac é uma empresa que ao fechar um contrato com uma escola, passa a ser responsável pelas cobranças. Na prática, a Isaac compra produtos da escola (Como boletos de mensalidades), garantindo assim que ela receba o valor referente a estes produtos, e o responsável financeiro realiza os pagamentos diretamente a Isaac.
Neste artigo vamos verificar como homologar uma conta Isaac e gerenciar as parcelas criadas no sistema.
2 - Homologação da conta
2.1 - Criação da conta
Para criar uma conta Isaac, abra o sistema Escolaweb e siga o passo a passo abaixo:
- No menu lateral esquerdo clique em “Cadastros”;
- Clique em “Contas”;
- Clique em “Nova Conta”;
- Clique em “Conta corrente digital”
- No campo “Banco” selecione a conta da Isaac;
- Insira um nome para a conta;
- Informe a data;
- Informe o saldo inicial;
- Clique em Salvar.
Observação: Os campos “Banco” “Nome da Conta” e “Saldo Inicial” são obrigatórios pois impactam em relatórios.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
2.2 - Criando parcelas
É possível criar as parcelas para um aluno individual e em massa, siga os passo a passo abaixo de acordo com sua necessidade:
2.2.1 - Criando parcelas individuais
- No menu lateral clique em “Secretaria”
- Clique em Matrícula;
- Clique no filtro;
- Filtre o aluno pelo número de matrícula, ou clique nos 3 pontos para filtrar pelo nome;
-
- A - Escreva o nome do aluno no campo em branco caso tenha optado por este recurso. (Caso tenha optado por filtrar pela matrícula, pule para o passo 5 );
- B - Clique em “Buscar”;
- C - Selecione o cliente;
- D - Clique em “Selecionar”;
- E - De volta à tela anterior, clique em “Filtrar”.
-
- Na página de matrícula do aluno selecionado, clique em “Financeiro”
- Clique em “Nova Cobrança”;
- Selecione “Mensalidade” ou “Taxa e Outros Serviços”; Veja abaixo como configurar cada opção:
Mensalidade:
-
- A - Escolha a tabela de preço desejada;
- B - Insira a conta da Isaac;
- C - Informe o número de parcelas que vão ser geradas;
- D - Informe a data do primeiro vencimento;
- E - Defina o valor das parcelas;
- F - Clique em “Prosseguir”;
- G - Confira a simulação e depois clique em “Gerar Cobranças".
-
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Taxa e Outros Serviços:
- Informe qual a Taxa/Serviço;
- O valor das parcelas;;
- No campo cobrança, selecione a opção Bancária;
- No campo “Conta” selecione a conta Isaac;
- Informe a data do 1° vencimento”;
- Informe a quantidade de parcelas"
- Verifique a simulação e clique em “Gerar cobranças”.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
2.2.2 - Criando parcelas em massa
Para gerar o financeiro em massa com uma conta Isaac, abra o sistema Escolaweb e siga as instruções abaixo:
- No menu lateral, clique em Financeiro;
- Clique em “Alterações em massa”;
- Clique em “Ações”;
- Selecione “Gerar financeiro em massa”
- Informe os seguintes dados:
-
- Ano Letivo
- Unidade
- Curso
- Turma
- Centro de receita
-
- Selecione a tabela de preço
- Selecionar a conta isaac;
- Informe a quantidade de parcelas
- Informe a primeira data de vencimento
- Informe o valor das parcelas.
- Selecione os alunos da turma;
- Clique em prosseguir.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
3 - Gerenciando parcelas
3.1 - Gerenciando as parcelas criadas
Para gerenciar as parcelas criadas, Siga as instruções abaixo:
- No menu lateral, clique em “Financeiro”;
- Clique em “Gerenciar boletos”;
- Clique em “Remessa digital;
- Clique em “Filtrar”;
- Selecione a conta Isaac;
- Selecione os centros de receita desejados;
- Selecione o período das datas de vencimento desejado.
- Clique em “Filtrar”.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
3.2 - Gerando parcela na plataforma Isaac
Assim que a parcela é criada, é necessário informar a Isaac, de forma que se isso não ocorrer, a mesma não será registrada.
Para Informar a criação da parcela, siga as instruções abaixo:
- Na tela de gerenciamento de parcelas, selecione as parcelas que deseja ativar;
- Clique em “Gerar/Alterar parcelas”.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Observação: Para verificar como acessar a tela de gerenciamento, basta verificar o tópico 3.1.
3.2.1 - Possíveis erros ao criar uma parcela
Os erros ao criar uma parcela, geralmente estão relacionados com a falta de informação no cadastro do aluno. Abaixo podemos verificar quais as informações necessárias para a criação de uma parcela.
São necessárias as seguintes informações do responsável:
-
- Telefone/celular
- CPF
- Cidade
- Rua
- Estado
- CEP
Também é preciso seguir as seguintes regras:
-
- O valor da parcela não pode ser zerado (100% de desconto)
- O vencimento da parcela tem que ser superior a data atual
- A parcela não pode conter mais de 3 descontos
- Tipo configurado obrigatório (MENSALIDADE / MATRÍCULA)
- Produto Isaac obrigatório
Caso falte uma ou mais informações, ou uma regra da lista não seja cumprida, o sistema automaticamente vai acusar um erro, e a tarefa não será concluída.
3.3 - Status das parcelas
As parcelas podem ter os seguintes status/situação:
-
- Não sincronizada
- Cancelada
- Bloqueada
- Inconsistente
- Ativo
- Pago
3.3.1 - Status “Não sincronizada”
Assim que as parcelas são geradas, o status primário é “Não sincronizada”. Isso ocorre pois é necessário informar a Isaac que a parcela foi gerada. Para verificar como realizar este procedimento, verifique o tópico acima "3.2 - Gerando parcela na plataforma Isaac".
3.3.2 - Status “Cancelada”
Quando uma parcela se encontra com status “Cancelada” quer dizer que a mesma foi descontinuada pelo administrador. Para verificar como cancelar uma parcela e outras informações sobre parcelas canceladas, verifique o tópico "3.4 - Cancelamento de parcelas".
3.3.3 - Status “Bloqueada”
O status bloqueado é inserido em uma parcela do aluno quando o mesmo tem parcelas do ano anterior em aberto, ou quando o aluno tem pendências com o pagamento de matrícula. Se o aluno tem uma ou mais parcelas com o status bloqueado, não é possível gerar novas parcelas até que as pendências sejam quitadas.
3.3.4 - Status “Inconsistente”
Ao tentar criar uma parcela e algum erro for apresentado o status apresentado pode ser “Inconsistente”. Neste caso a parcela não foi criada, e é necessário repetir o processo de criação da mesma.
Ao realizar o processo de criação novamente, o sistema vai automaticamente buscar a informação se a parcela foi criada ou não. Se não foi criada , o sistema vai gerar a parcela, se já foi gerada, ele só vai trocar o status para “Ativo” e informar o ID externo.
Para verificar os possíveis erros que possam ocorrer na criação da parcela, verifique o tópico 3.2.1 - Possíveis erros ao criar parcelas.
3.3.5 - Status “Ativo”
Se a parcela se encontra com o status “Ativo” quer dizer que a comunicação com a Isaac foi feita corretamente e a mesma se encontra ativa no sistema.
3.4 - Cancelamento de parcela
Para realizar o cancelamento de uma parcela siga as instruções abaixo:
- No menu lateral, clique em “Financeiro”;
- Clique em “Gerenciar boletos”;
- Clique em “Remessa digital;
- Clique em “Filtrar”;
- Selecione a conta Isaac;
- Selecione os centros de receita desejados;
- Selecione o período das datas de vencimento desejado.
- Clique em “Filtrar”
- Selecione as parcelas desejadas;
- Clique em “Cancelar parcelas”;
- Digite “Eu confirmo” para prosseguir com o cancelamento;
- Clique em “Ok”
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Ao realizar um cancelamento, todas as parcelas subsequentes também vão ser canceladas. As parcelas anteriores não são canceladas, independente do seu status.
É possível ativar uma parcela cancelada, porém ao realizar esta ação as parcelas subsequentes que foram canceladas automaticamente, não são ativadas também.
Gerar uma parcela que foi cancelada não significa reativa-la. Ao realizar este processo, o que ocorre é a criação de uma parcela totalmente nova para a plataforma Isaac, não tendo relação com sua existência anterior. Desta forma, a parcela terá também um Identificador externo novo.
Exemplo:
Ao realizar o cancelamento da parcela de mensalidade do mês 05 de um aluno, todas as mensalidades até o mês 12 vão ser canceladas também.
Após o cancelamento de todas as mensalidades a partir do mês 05, se ativarmos uma parcela específica ( A do mês 07, por exemplo) Somente a parcela escolhida será ativada.
Desta forma, se for preciso ativar várias parcelas canceladas, é necessário realizar o processo manualmente uma por vez, ou gerar novas parcelas para aquele aluno.
3.5 - Identificador Externo
O Identificador externo é o código de identificação da parcela na Issac. Este código é único, destinado a cada uma das parcelas. É com o ID externo que a Isaac consegue verificar informações relacionadas a uma parcela específica.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
4- Visualização de Boletos
4.1 - Visualização de boletos ativos
Para visualizar os boletos referentes a uma parcela, siga as informações abaixo:
- No menu lateral, clique em “Financeiro”;
- Clique em “Gerenciar boletos”;
- Clique em “Remessa digital;
- Clique em “Filtrar”;
- Selecione a conta Isaac;
- Selecione os centros de receita desejados;
- Selecione o período das datas de vencimento desejado.
- Clique em “Filtrar”
- Identifique a parcela desejada;
- Na coluna Boleto, clique em Visualizar.
Após realizar este processo, você será redirecionado a um link externo e será possível visualizar o boleto.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
4.2 - Visualização de boletos cancelados
É possível visualizar um boleto cancelado, basta seguir o passo a passo do tópico anterior.
A diferença entre um boleto ativo e um boleto cancelado é que o segundo terá uma tarja informando que o arquivo visualizado é referente a um boleto cancelado.
Caso ainda esteja com alguma dúvida, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!
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