Como gerar notas fiscais (NFS-e)

1- Contexto
2 - Rotina de como gerar as notas fiscais
   2.1 - Entenda mais sobre outras opções em “Gerar notas”

1 - Contexto

Índice

A opção de gerar notas fiscais no sistema Escolaweb é um módulo à parte no sistema. Nele é possível utilizar essa opção para o financeiro da instituição.

Acompanhe neste artigo o passo a passo de como gerar as notas fiscais.

2 - Rotina de como gerar as notas fiscais

Índice

Siga o passo a passo para gerar notas fiscais em seu sistema:

1. Acesse “Financeiro”;
  2. Clique em “NFS-e”;
  3. Clique em “Filtrar”;
  4. Preencha as informações:
    • A - Unidade;
    • B - Curso;
    • C - Centro de receita;
    • D - Conta;
    • E - Defina se irá utilizar:
      • Valor parcela;
      • Valor recebido;
      • Valor da regra (e-notas).
    • F - Defina a nf (é preenchido quando é realizado a configuração de notas fiscais);
    • G - Escolha entre Avulsa ou Fatura.
  1. Na opção de “Vencimento”, “Pagamento” e “Competência”, é necessário definir ao menos uma delas;
  2. Clique em “Filtrar”;
  3. Selecione as parcelas que desejar;
  4. Clique em “Gerar Arquivo” (será indicado se o arquivo foi gerado com sucesso).

Após esse processo, será possível observar essas notas geradas na aba de “Consultar notas”. Acesse o artigo “Como consultar as notas fiscais” para entender mais sobre essa rotina.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

2.1 - Entenda mais sobre outras opções em “Gerar notas”

Índice

Neste campo, além de gerar notas, também é possível realizar outras ações. Siga o passo a passo para entender o que significa cada um deles.

Após realizar o filtro com as informações desejadas como ilustrado no item anterior, acompanhe o que significa cada botão disponível:

1. Cancelar Lote: Para situações em que a instituição emite notas fiscais por lote específico. No artigo “Como consultar as notas fiscais” é explicado de forma detalhada essa rotina;
  2. Exportar: Selecione as parcelas desejadas, clique no botão “Exportar” e salve o arquivo em seu computador;
  3. Relatórios: Disponibiliza todo o histórico de notas fiscais que foram emitidas. Para isso, clique em “Relatórios”:
    • A - Selecione uma das duas opções de lista;
    • B - Preencha com a unidade e o período, e clique em “Imprimir”.
  1. Configurações: É utilizada para o processo de homologação de nota fiscal. Entenda mais sobre essa rotina no artigo “Como realizar a configuração do módulo NFS-e”.

Caso ainda esteja com alguma dúvida, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!