Como processar o arquivo de retorno no sistema Escolaweb?

Olá! Vamos aprender a processar o arquivo de retorno dos boletos no Escolaweb?

Se preferir, temos a explicação em vídeo ao final da página! 💙

Antes de começar! É importante lembrar que esta rotina é uma tarefa diária. Preferencialmente, você deve executá-la na primeira hora do dia, a fim de evitar cobranças indevidas por não estar com o boleto liquidado no sistema. 😉

Vamos começar?

No menu principal, acesse FINANCEIRO > GERENCIAR BOLETOS e selecione a opção PROCESSAR RETORNO.

Clique na opção: Iniciar Retorno, em seguida, selecione a CONTA e o ARQUIVO DE RETORNO, baixado pelo seu Internet Banking.

⚠️Observação: O sistema escolaweb é responsável apenas pelo processamento das informações que o seu banco envia no retorno, sendo assim, para validar o motivo de cada "situação", é muito importante consultar o seu banco antes. Ok?!

Pronto, retorno processado! Agora vamos explicar algumas legendas padrões sobre cada a SITUAÇÃO apresentada após o processamento do arquivo de retorno:
exx.png

TITULO REGISTRADO: Significa que as parcelas de uma remessa anterior enviada foram validadas e registradas  no banco;

PARCELA LIQUIDADA: Representa a confirmação da liquidação da parcela em nosso sistema;

TITULO REJEITADO/NÃO CONFIRMADO: Se houver rejeição TOTAL dos boletos enviados (quando os dados financeiros ou de endereço estão incompatíveis, por exemplo), clique na aba CONSULTAR REMESSAS ENVIADA,  filtre os dados da remessa rejeitada e cancele o arquivo gerado.
Depois disso, ajuste os boletos conforme o especificado pelo banco e refaça o arquivo de remessa.

Clique aqui e saiba como gerar o arquivo de remessa →

BAIXA/DEVOLUÇÃO: É comum o banco informar esse alerta quando o boleto vencido e não pago é excluído do sistema deles, mas é importante confirmar com seu banco o real motivo dessa informação, pois cada banco trata esse dado de uma maneira.
VALOR PAGO MAIOR ou VALOR PAGO MENOR: Informa que houve diferença de pagamento conforme o esperado no sistema para a parcela, neste caso, é necessário uma ação manual para liquidação da mesma conforme a realidade de cada recebimento no banco.

Utilizando essa mesma tela você conseguirá aplicar esse recebimento MANUAL, nas parcelas com essa restrição, acesse a ferramenta localizada no canto direito ($) para dar a baixa manual e solucionar o problema. Insira na tela os detalhes para recebimento da parcela depois clique em RECEBER.

abcd.png

Leia com atenção a mensagem que o sistema vai mostrar, escolha a opção que melhor te atenda:

Se a opção for SIM para abater esse valor em outra parcela, o sistema te mostrará todas as parcelas que o responsável possui em aberto para escolha de abatimento. Selecione a(s) parcela(s) e aperte OK.

Ao finalizar, o sistema irá atualizar a parcela para "PARCELA LIQUIDADA".

PARCELA NÃO ENCONTRADA: O alerta é gerado quando o sistema não consegue localizar a parcela, ele indicará quando clicar sobre o código NOSSO NÚMERO da parcela mais detalhes sobre sua localização.

Se houver necessidade, você poderá RESTAURAR a parcela, como no exemplo abaixo:

lol.png

Após restaurar, processe novamente o arquivo clicando em INICIAR RETORNO e, automaticamente, o sistema vai localizar sua parcela.

PAGAMENTO DUPLICADO: Quando o mesmo boleto foi quitado mais e uma vez. Normalmente o banco impede esse equívoco. Mas, se isso acontecer, detalhe a cobrança sobre o código NOSSO NÚMERO da parcela localize a matrícula do aluno e gerencie como desejar o recebimento duplicado.

⚠️Observação: Podem haver registros que apresentem algum impedimento diferente dos destacados quando NÃO são validados e nem registrados. Sendo assim, é necessário que sejam conferidos junto ao banco e os problemas sejam sanados antes.

Prontinho! Agora você já sabe como processar e tratar os dados do arquivo de retorno em nosso sistema! 😉

Prefere fazer o passo a passo simultâneo com a gente? Assista essa vídeo aula

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda para realizar o processamento do arquivo de retorno em nosso sistema, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!😀