Sumário
1- Contexto
2 - Como processar o arquivo de retorno
2.1 - Passo a passo de como processar o arquivo de retorno
2.2 - O que significa cada “Ocorrência” no retorno
2.3 - O que significa cada “Situação” no retorno
1 - Contexto
O arquivo de retorno é a informação que o banco envia para o Escolaweb. Com ele, é possível identificar a situação dos boletos diretamente na instituição bancária.
Neste artigo você entenderá mais sobre as informações ao processar o arquivo de retorno. Confira a seguir.
2 - Como processar o arquivo de retorno
Índice
Orientamos que essa rotina seja feita no começo do dia, pois assim será possível evitar cobranças indevidas, por não estar com o boleto liquidado no sistema.
E para entender melhor como acontece o processamento de retorno no sistema, confira os tópicos abaixo.
2.1 - Passo a passo de como processar o arquivo de retorno
Índice
- Acesse o “Financeiro”;
- Acesse em “Gerenciar Boletos”;
- Clique em “Processar Retorno”;
- Clique na opção “Iniciar Retorno”;
- Selecione a conta bancária desejada;
- Selecione “Filtrar”.
Anexe o arquivo baixado pelo seu Internet Banking, e o processo estará concluído.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
2.2 - O que significa cada “Ocorrência” no retorno
Após anexar o arquivo de remessa para que seja processado, o sistema apresenta a “Ocorrência” em que cada arquivo se encontra. Vamos explicar cada uma delas:
- Liquidação: Significa que a parcela foi liquidada no banco. Sendo possível ocorrer as seguintes situações:
-
- A - Parcela Liquidada;
- B - Valor Pago é Maior/ Valor Pago é Menor;
- C - Parcela Não Encontrada;
- D - Pagamento Duplicado.
- Baixa: Representa que a parcela foi baixada no banco. Sendo possível ocorrer a seguinte situação:
-
- Baixa no Banco.
- Ent. Confirmada: Significa que a entrada do título foi confirmada. Nesse caso, ocorre a seguinte situação:
-
- Título Registrado.
2.3 - O que significa cada “Situação” no retorno
Após anexar o arquivo de remessa para que seja processado, o sistema apresenta a “Situação” em que cada arquivo se encontra. Vamos explicar cada uma delas:
- Parcela Liquidada: Confirmação da liquidação da parcela atual em nosso sistema;
- Valor Pago é Maior/ Valor Pago é Menor: O valor pago no banco é maior/menor do que o valor registrado no título.
-
- A - Aparecerá o ícone “$” no canto direito da tela;
- B - Clique no ícone para realizar o recebimento manualmente;
- C - Insira os detalhes da parcela;
- D - Clique em Receber;
- E - Aparecerá uma tela de confirmação:
-
-
-
- SIM: Serão apresentadas todas as parcelas em aberto para a escolha de abatimento do valor;
- NÃO: A diferença será ignorada.
-
- F - Selecione as parcelas e clique em OK;
- G - A parcela será atualizada para “Parcela Liquidada”.
-
- Parcela Não Encontrada: O sistema não localizou a parcela. Nesse caso, siga esse passo a passo:
-
- A - Clique na opção do código “Nosso Número” na parcela;
- B - Clique em “Restaurar”;
- C - Após restaurar, clique em “Iniciar Retorno”;
- D - O sistema localizará a parcela.
- Pagamento Duplicado: O boleto foi pago mais de uma vez no banco. A partir disso, siga as instruções:
-
- A - Insira as informações da cobrança referente ao código “Nosso Número” da parcela;
- B - Localize a matrícula do aluno;
- C - Gerencie o recebimento duplicado.
- Baixa no Banco: Indicativo de que a parcela foi recebida ou excluída no banco. Ou seja, a parcela foi dada baixa pelo sistema bancário, sem passar pelo Escolaweb;
- Título Registrado: As parcelas de uma remessa enviada anteriormente já estão validadas e registradas no banco;
- Título Rejeitado/ Não confirmado: Ocorreu uma recusa por parte do banco.
-
- Nesse caso, clique na aba “Consultar Remessas”, filtre os dados da remessa rejeitada e cancele o arquivo gerado;
- Após isso, ajuste os boletos conforme o especificado pelo banco e refaça o arquivo de remessa.
Pontos de atenção:
- As situações de “Baixa no Banco” e “Título Rejeitado/Não confirmado”, devem ter suas justificativas dadas diretamente pelo banco. A Escolaweb não possui acesso a essas informações específicas;
- Orientamos que consulte o seu banco caso queira validar o motivo da situação de cada retorno.
Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!
Comentários (0 comentário)