Como processar o arquivo de retorno no sistema Escolaweb

Sumário 

1- Contexto
2 - Como processar o arquivo de retorno
   2.1 - Passo a passo de como processar o arquivo de retorno
   2.2 - O que significa cada “Ocorrência” no retorno
   2.3 - O que significa cada “Situação” no retorno

 

 

1 - Contexto

Índice

O arquivo de retorno é a informação que o banco envia para o Escolaweb. Com ele, é possível identificar a situação dos boletos diretamente na instituição bancária.

Neste artigo você entenderá mais sobre as informações ao processar o arquivo de retorno. Confira a seguir.

2 - Como processar o arquivo de retorno
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Orientamos que essa rotina seja feita no começo do dia, pois assim será possível evitar cobranças indevidas, por não estar com o boleto liquidado no sistema.

E para entender melhor como acontece o processamento de retorno no sistema, confira os tópicos abaixo. 

2.1 - Passo a passo de como processar o arquivo de retorno
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  1. Acesse o “Financeiro”;
  2. Acesse em “Gerenciar Boletos”;
  3. Clique em “Processar Retorno”;
  4. Clique na opção “Iniciar Retorno”;
  5. Selecione a conta bancária desejada;
  6. Selecione “Filtrar”.

Anexe o arquivo baixado pelo seu Internet Banking, e o processo estará concluído.

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

2.2 - O que significa cada “Ocorrência” no retorno

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Após anexar o arquivo de remessa para que seja processado, o sistema apresenta a “Ocorrência” em que cada arquivo se encontra. Vamos explicar cada uma delas:

 

  1. Liquidação: Significa que a parcela foi liquidada no banco. Sendo possível ocorrer as seguintes situações:
    • A - Parcela Liquidada;
    • B - Valor Pago é Maior/ Valor Pago é Menor;
    • C - Parcela Não Encontrada;
    • D - Pagamento Duplicado.
  1. Baixa: Representa que a parcela foi baixada no banco. Sendo possível ocorrer a seguinte situação:
    • Baixa no Banco.
  1. Ent. Confirmada: Significa que a entrada do título foi confirmada. Nesse caso, ocorre a seguinte situação:
    • Título Registrado.

2.3 - O que significa cada “Situação” no retorno 

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Após anexar o arquivo de remessa para que seja processado, o sistema apresenta a “Situação” em que cada arquivo se encontra. Vamos explicar cada uma delas:

  1. Parcela Liquidada: Confirmação da liquidação da parcela atual em nosso sistema;
  2. Valor Pago é Maior/ Valor Pago é Menor: O valor pago no banco é maior/menor do que o valor registrado no título.
    • A - Aparecerá o ícone “$” no canto direito da tela;
    • B - Clique no ícone para realizar o recebimento manualmente;
    • C - Insira os detalhes da parcela;
    • D - Clique em Receber;
    • E -  Aparecerá uma tela de confirmação:
        • SIM: Serão apresentadas todas as parcelas em aberto para a escolha de abatimento do valor;
        • NÃO: A diferença será ignorada.
    • F -  Selecione as parcelas e clique em OK;
    • G - A parcela será atualizada para “Parcela Liquidada”.
  1. Parcela Não Encontrada: O sistema não localizou a parcela. Nesse caso, siga esse passo a passo:
    • A - Clique na opção do código “Nosso Número” na parcela;
    • B - Clique em “Restaurar”;
    • C - Após restaurar, clique em “Iniciar Retorno”;
    • D - O sistema localizará a parcela.
  1. Pagamento Duplicado: O boleto foi pago mais de uma vez no banco. A partir disso, siga as instruções:
    • A - Insira as informações da cobrança referente ao código “Nosso Número” da parcela;
    • B - Localize a matrícula do aluno;
    • C - Gerencie o recebimento duplicado.
  1. Baixa no Banco: Indicativo de que a parcela foi recebida ou excluída no banco. Ou seja, a parcela foi dada baixa pelo sistema bancário, sem passar pelo Escolaweb;
  2. Título Registrado: As parcelas de uma remessa enviada anteriormente já estão validadas e registradas no banco;
  3. Título Rejeitado/ Não confirmado: Ocorreu uma recusa por parte do banco.
    • Nesse caso, clique na aba “Consultar Remessas”,  filtre os dados da remessa rejeitada e cancele o arquivo gerado;
    • Após isso, ajuste os boletos conforme o especificado pelo banco e refaça o arquivo de remessa.

Pontos de atenção:

  1. As situações de “Baixa no Banco” e “Título Rejeitado/Não confirmado”, devem ter suas justificativas dadas diretamente pelo banco. A Escolaweb não possui acesso a essas informações específicas;
  2. Orientamos que consulte o seu banco caso queira validar o motivo da situação de cada retorno.

 

 

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!

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