Como preparar o arquivo de remessa dos boletos

Sumário

1- Contexto
2 - Tudo sobre o arquivo de remessa de boletos
   2.1 - Como gerar o arquivo de remessa
   2.2 - Como consultar o arquivo de remessa
   2.3 - Como cancelar o arquivo de remessa

 

1 - Contexto

Índice

O arquivo de remessa é criado para o envio de informações de cobrança ao banco, de forma padronizada e detalhada, de acordo com cada instituição financeira.

Neste artigo será possível aprender sobre como gerar o arquivo de remessa, como consultá-lo e como realizar o cancelamento do mesmo.

 

2 - Tudo sobre o arquivo de remessa de boletos 

Índice

Para saber tudo sobre como preparar o arquivo de remessa, siga as instruções de cada tópico abaixo.

2.1 - Como gerar o arquivo de remessa

Índice

Para gerar o arquivo de remessa, siga o passo a passo: 

  1. Acesse o “Financeiro”;
  2. Acesse em “Gerenciar Boletos”;
  3. Clique em “Gerar Remessa”;
  4. Clique em “Filtrar” e preencha os dados solicitados:
    • A - Conta;
    • B - Centro de receita;
    • C - Vencimento;
    • D - Lote de fatura (opcional).
  1. Após o preenchimento, clique na opção “Filtrar”;
  2. Marque as parcelas desejadas;
  3. Clique em “Gerar Arquivo”;
  4. Confirme a criação do arquivo clicando em “Sim”;
  5. Após a confirmação,  arquivo será criado e será indicado em que pasta ele está salvo. Clique em “OK”;
  6. Escolha entre imprimir o arquivo ou não.

Ponto de atenção: 

Localize o arquivo de remessa em seu computador/tablet/celular e envie para o seu banco através do internet banking. Siga as orientações do gerente de sua conta ou do canal de relacionamento do seu banco.



Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

2.2 - Como consultar o arquivo de remessa

Índice

Após a criação do arquivo de remessa, é possível consultá-lo seguindo este passo passo:

  1. Acesse o “Financeiro”;
  2. Acesse em “Gerenciar Boletos”;
  3. Clique em “Consultar Remessas”;
  4. Clique em “Filtrar” e preencha os dados solicitados referente a criação da remessa:
    • A - Data inicial “De”;
    • B - Data final “Até”;
    • C - Conta.
  1. Após o preenchimento, clique na opção “Filtrar”;
  2. Clique no código do arquivo;
  3. Será aberto os detalhes da quantidade de parcelas do arquivo;
  4. Caso queira realizar a impressão do arquivo, clique em “Imprimir”.

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

2.3 - Como cancelar o arquivo de remessa 

Índice

Para cancelar a remessa criada, siga o passo a passo:

  1. Acesse o “Financeiro”;
  2. Acesse em “Gerenciar Boletos”;
  3. Clique em “Consultar Remessas”;
  4. Clique em “Filtrar” e preencha os dados solicitados referente a data em que foi criada a remessa:
    • A - Data inicial “De”;
    • B - Data final “Até”;
    • C - Conta.
  1. Após o preenchimento, clique na opção “Filtrar”;
  2. Ao aparecer o arquivo, clique na opção de “Cancelar Remessa”;
  3. Clique para confirmar o cancelamento da remessa em “Sim” ou “Não”;
  4. Clique novamente para confirmar se a remessa cancelada já foi enviada para o banco:
    • A - “Sim”: A partir disso, será gerado um novo código sequencial da remessa para registrar o cancelamento;
    • B - “Não”: Será mantido o mesmo código.
  1. Informe o motivo do cancelamento e clique em “Prosseguir”;
  2. Digite “CONFIRMO O CANCELAMENTO” para ocorrer a confirmação e clique em “Ok”, e o processo será concluído.

 

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição! 😀

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