Sumário
1- Contexto
2 - Tudo sobre o arquivo de remessa de boletos
2.1 - Como gerar o arquivo de remessa
2.2 - Como consultar o arquivo de remessa
2.3 - Como cancelar o arquivo de remessa
1 - Contexto
O arquivo de remessa é criado para o envio de informações de cobrança ao banco, de forma padronizada e detalhada, de acordo com cada instituição financeira.
Neste artigo será possível aprender sobre como gerar o arquivo de remessa, como consultá-lo e como realizar o cancelamento do mesmo.
2 - Tudo sobre o arquivo de remessa de boletos
Para saber tudo sobre como preparar o arquivo de remessa, siga as instruções de cada tópico abaixo.
2.1 - Como gerar o arquivo de remessa
Para gerar o arquivo de remessa, siga o passo a passo:
- Acesse o “Financeiro”;
- Acesse em “Gerenciar Boletos”;
- Clique em “Gerar Remessa”;
- Clique em “Filtrar” e preencha os dados solicitados:
-
- A - Conta;
- B - Centro de receita;
- C - Vencimento;
- D - Lote de fatura (opcional).
- Após o preenchimento, clique na opção “Filtrar”;
- Marque as parcelas desejadas;
- Clique em “Gerar Arquivo”;
- Confirme a criação do arquivo clicando em “Sim”;
- Após a confirmação, arquivo será criado e será indicado em que pasta ele está salvo. Clique em “OK”;
- Escolha entre imprimir o arquivo ou não.
Ponto de atenção:
Localize o arquivo de remessa em seu computador/tablet/celular e envie para o seu banco através do internet banking. Siga as orientações do gerente de sua conta ou do canal de relacionamento do seu banco.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
2.2 - Como consultar o arquivo de remessa
Após a criação do arquivo de remessa, é possível consultá-lo seguindo este passo passo:
- Acesse o “Financeiro”;
- Acesse em “Gerenciar Boletos”;
- Clique em “Consultar Remessas”;
- Clique em “Filtrar” e preencha os dados solicitados referente a criação da remessa:
-
- A - Data inicial “De”;
- B - Data final “Até”;
- C - Conta.
- Após o preenchimento, clique na opção “Filtrar”;
- Clique no código do arquivo;
- Será aberto os detalhes da quantidade de parcelas do arquivo;
- Caso queira realizar a impressão do arquivo, clique em “Imprimir”.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
2.3 - Como cancelar o arquivo de remessa
Para cancelar a remessa criada, siga o passo a passo:
- Acesse o “Financeiro”;
- Acesse em “Gerenciar Boletos”;
- Clique em “Consultar Remessas”;
- Clique em “Filtrar” e preencha os dados solicitados referente a data em que foi criada a remessa:
-
- A - Data inicial “De”;
- B - Data final “Até”;
- C - Conta.
- Após o preenchimento, clique na opção “Filtrar”;
- Ao aparecer o arquivo, clique na opção de “Cancelar Remessa”;
- Clique para confirmar o cancelamento da remessa em “Sim” ou “Não”;
- Clique novamente para confirmar se a remessa cancelada já foi enviada para o banco:
-
- A - “Sim”: A partir disso, será gerado um novo código sequencial da remessa para registrar o cancelamento;
- B - “Não”: Será mantido o mesmo código.
- Informe o motivo do cancelamento e clique em “Prosseguir”;
- Digite “CONFIRMO O CANCELAMENTO” para ocorrer a confirmação e clique em “Ok”, e o processo será concluído.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição! 😀
Comentários (0 comentário)