Sumário
1- Contexto
2- Configurando as faturas pela primeira vez
3- Como realizar o Fechar Fatura
3.1- Etapa 1: Dados para o fechamento das faturas
3.2- Etapa 2: Marque a(s) fatura(s) que deseja fechar
3.3- Etapa 3: Finalização
4- Visualização das faturas criadas
1 - Contexto
A concepção de fatura é a junção de um ou mais boletos de cobrança. Referindo-se a um ou mais centros de receitas em nosso sistema. O fechamento de fatura acontece apenas com parcelas internas.
Neste artigo vamos explicar mais sobre como configurar e gerenciar as suas faturas na Escolaweb.
2 - Configurando as faturas pela primeira vez
Caso seja a primeira vez que está realizando essa ação no sistema, siga este passo a passo:
- Acesse em “Financeiro”;
- Clique em “Gerenciar Boletos”;
- Clique em “Configurações”;
- Para inserir uma configuração de fatura, clique em “Clique aqui para adicionar uma nova configuração de fatura”, e siga as instruções:
- A - Adicione a descrição;
- B - Clique para optar entre cobrança bancária ou cobrança interna (não bancária);
- C - Selecione uma conta, somente em caso de cobrança bancária;
- D - Escolha o centro de receita;
- E - Selecione o tipo de multa;
- F - Escolha os descontos;
- G - Ao preencher os campos, clique em ENTER e o sistema salvará automaticamente as informações;
- H - Clique no ícone para fechar a janela e está concluído o processo.
Ao concluir o processo de configuração, clique em “Fechar Fatura” para agrupar os boletos.
Observação: Essa configuração será utilizada para realizar o processo de fechamento de fatura, e esse dado criado aparecerá no campo de “Configuração de fatura”.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
3 - Como realizar o Fechar Fatura
No total serão três passos para concluir essa rotina de faturas. Siga cada um deles:
3.1 - Etapa 1: Dados para o fechamento das faturas
- Acesse o “Financeiro”;
- Acesse em “Gerenciar Boletos”;
- Clique em “Fechar Fatura”;
- Informe os dados nos seguintes campos:
- A - Filtro para fechamento da fatura:
-
- Unidade
- Curso
- Centro de Receita
- Turma
- Competência ou o Vencimento
- Clique em “Simular valor do lote” para o informarmos o total apurado
- B - Agrupamento:
- Agrupar por responsável: Gera um único boleto, incluindo as parcelas de todos os alunos vinculados ao mesmo responsável financeiro (Ex: Responsável com mais de um filho matriculado).
- Agrupar por aluno: Gera um único boleto agrupando parcelas de um aluno que possui um ou mais Centros de receitas.
- Não Agrupar: Não acontece o agrupamento e gera uma fatura para cada um dos boletos.
- C - Em “Geração Fatura” preencha a “Configuração de fatura”
- Insira uma opção que foi cadastrada anteriormente no campo de “Configurações”.
- D - No Fechamento mensal preencha com o Vencimento das faturas e a Competência da fatura gerada.
- E - Escolha o centro de receita entre as opções:
- Usar centro de receita da fatura configurada (padrão): Permanecerá o mesmo centro de receita definido no início do cadastro de “Configurações”;
- Manter centro de receita da parcela: Permanecerá o mesmo centro de receita originalmente das parcelas criadas.
- Clique em “Avançar”.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
3.2 - Etapa 2: Marque a(s) fatura(s) que deseja fechar
6. Para visualizar a listagem das parcelas, clique na opção “+”;
7. Marque as faturas que deseja fechar;
8. Clique em “Avançar”.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
3.3 - Etapa 3: Finalização
9. Clique em “Fechar Faturas”;
10. O sistema vai gerar o Lote na tela;
11.Clique em “Fechar”
- A - No item 11, caso o fechamento de fatura tenha ocorrido a partir de uma conta bancária, irá aparecer outro campo de informação. Leia com atenção e prossiga clicando em OK.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
4 - Visualização das faturas criadas
Para consultar as faturas criadas, siga este passo a passo:
- Acesse o “Financeiro”;
- Acesse em “Gerenciar Boletos”;
- Clique em “Faturas”;
- Ao abrir a tela, aparecerá uma listagem de faturas em ordem cronológica
- Ao clicar em um dos códigos no campo “Lote”, aparecerão as seguintes informações:
- A - Filtrar: Utilizado para localizar outros registros de faturas geradas
- B - Relatórios:
- Selecione a fatura
- Clique em Relatórios para realizar a impressão da fatura
- C - Enviar E-mail: É enviado o e-mail com as informações da fatura
- D - Cancelar Fatura: Ocorre o cancelamento da fatura selecionada
- Para visualizar a listagem das parcelas, clique na opção “+”.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Observação: Ao clicar no campo “Filtro Usado” é possível observar os detalhes de todas as informações inseridas na fatura.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!
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