Como configurar e gerenciar as faturas no Escolaweb

1- Contexto
2- Configurando as faturas pela primeira vez
3- Como realizar o Fechar Fatura
   3.1- Etapa 1: Dados para o fechamento das faturas
   3.2- Etapa 2: Marque a(s) fatura(s) que deseja fechar
   3.3- Etapa 3: Finalização
4- Visualização das faturas criadas

1 - Contexto

Índice

A concepção de fatura é a junção de um ou mais boletos de cobrança. Referindo-se a um ou mais centros de receitas em nosso sistema.

Neste artigo vamos explicar mais sobre como configurar e gerenciar as suas faturas na Escolaweb.

2 - Configurando as faturas pela primeira vez

Índice

Caso seja a primeira vez que está realizando essa ação no sistema, siga este passo a passo:

1. Acesse em “Financeiro”;
  2. Clique em “Gerenciar Boletos”;
  3. Clique em “Configurações”;
  4. Para inserir uma configuração de fatura, clique em “Clique aqui para adicionar uma nova configuração de fatura”, e siga as instruções:
  • A - Adicione a descrição;
  • B - Clique para optar entre cobrança bancária ou cobrança interna (não bancária);
  • C - Selecione uma conta, somente em caso de cobrança bancária;
  • D - Escolha o centro de receita;
  • E - Selecione o tipo de multa;
  • F - Escolha os descontos;
  • G - Ao preencher os campos, clique em ENTER e o sistema salvará automaticamente as informações;
  • H - Clique no ícone para fechar a janela e está concluído o processo.

Ao concluir o processo de configuração, clique em “Fechar Fatura” para agrupar os boletos.

Observação: Essa configuração será utilizada para realizar o processo de fechamento de fatura, e esse dado criado aparecerá no campo de “Configuração de fatura”.

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

3 - Como realizar o Fechar Fatura

Índice

No total serão três passos para concluir essa rotina de faturas. Siga cada um deles:

3.1 - Etapa 1: Dados para o fechamento das faturas

1. Acesse o “Financeiro”;
  2. Acesse em “Gerenciar Boletos”;
  3. Clique em “Fechar Fatura”;
  4. Informe os dados nos seguintes campos:
  • A - Filtro para fechamento da fatura:
    • Unidade
    • Curso
    • Centro de Receita
    • Turma
    • Competência ou o Vencimento
    • Clique em “Simular valor do lote” para o informarmos o total apurado

• B - Agrupamento:
    • Agrupar por responsável: Gera um único boleto, incluindo as parcelas de todos os alunos vinculados ao mesmo responsável financeiro (Ex: Responsável com mais de um filho matriculado).
    • Agrupar por aluno: Gera um único boleto agrupando parcelas de um aluno que possui um ou mais Centros de receitas.
    • Não Agrupar: Não acontece o agrupamento e gera uma fatura para cada um dos boletos.
  • C - Em “Geração Fatura” preencha a “Configuração de fatura
    • Insira uma opção que foi cadastrada anteriormente no campo de “Configurações”.
  • D - No Fechamento mensal preencha com o Vencimento das faturas e a Competência da fatura gerada.

• E - Escolha o centro de receita entre as opções:
    • Usar centro de receita da fatura configurada (padrão): Permanecerá o mesmo centro de receita definido no início do cadastro de “Configurações”;
    • Manter centro de receita da parcela: Permanecerá o mesmo centro de receita originalmente das parcelas criadas.
  1. Clique em “Avançar”.

3.2 - Etapa 2: Marque a(s) fatura(s) que deseja fechar

6. Para visualizar a listagem das parcelas, clique na opção “+”;

7. Marque as faturas que deseja fechar;

8. Clique em “Avançar”.

3.3 - Etapa 3: Finalização

9. Clique em “Fechar Faturas”;

10. O sistema vai gerar o Lote na tela;

11.Clique em “Fechar

• A - No item 11, caso o fechamento de fatura tenha ocorrido a partir de uma conta bancária, irá aparecer outro campo de informação. Leia com atenção e prossiga clicando em OK.

4 - Visualização das faturas criadas

Índice

Para consultar as faturas criadas, siga este passo a passo:

1. Acesse o “Financeiro”;
  2. Acesse em “Gerenciar Boletos”;
  3. Clique em “Faturas”;
  4. Ao abrir a tela, aparecerá uma listagem de faturas em ordem cronológica
  5. Ao clicar em um dos códigos no campo “Lote”, aparecerão as seguintes informações:
    • A - Filtrar: Utilizado para localizar outros registros de faturas geradas
    • B - Relatórios:
      • Selecione a fatura
      • Clique em Relatórios para realizar a impressão da fatura
    • C - Enviar E-mail: É enviado o e-mail com as informações da fatura
    • D - Cancelar Fatura: Ocorre o cancelamento da fatura selecionada
  6. Para visualizar a listagem das parcelas, clique na opção “+”.

Observação: Ao clicar no campo “Filtro Usado” é possível observar os detalhes de todas as informações inseridas na fatura.

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda,  entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!