Como cadastrar uma Conta Digital Escolaweb - IUGU

Sumário 

1- Contexto
2 - Rotina de como cadastrar uma Conta Digital
   2.1 - Etapa 1: Cadastrar a conta
   2.2 - Etapa 2: Gerar o boleto teste
   2.3 - Etapa 3: Teste de saque do valor do boleto teste

 

1 - Contexto

Índice

A conta digital é uma opção que o Escolaweb oferece para emissão de boletos. Ela permite que os boletos sejam criados e imediatamente registrados, sem precisar passar pela fase da criação de arquivos de remessa e retorno.

Neste artigo você acompanhará as 3 etapas para concluir o cadastro da conta digital Escolaweb.

 

2 - Rotina de como cadastrar uma Conta Digital 

Índice

Acompanhe os próximos passos para aprender como configurar cada etapa.

 

2.1 - Etapa 1: Cadastrar a conta 

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  1. Acesse em “Cadastros”;
  2. Clique em “Contas”;
  3. Em “Nova Conta” clique em “Conta corrente - integração API”;
  4. Clique na opção da Iugu;
  5. Insira o nome da conta e clique em “Salvar”;
  6. Clique na opção “Configurar conta para emissão de boletos”;
  7. Leia o termo de uso, marque a opção de confirmação da leitura e clique em “Iniciar configurações”;
  8. Preencha os dados solicitados:
    • A - Empresa: Selecione a unidade escolar que possui o CNPJ pertencente a conta;
    • B - Banco: Escolha o banco da conta corrente;
    • C - Tipo de conta: Escolha entre conta corrente ou conta poupança;
    • D - Agência: Informe a agência correspondente;
    • E - Conta: Insira os dados da conta bancária que será cadastrada na Iugu, para compensação dos saques;
    • F - Plano de contas tarifa boleto: Será usado para as tarifas das liquidações dos boletos, no valor de R$ 2,50 por boleto;
    • G - Plano de contas cartão de crédito: Para as tarifas das liquidações em cartão de crédito;
    • H - Plano de contas antecipação: Para a tarifa de antecipação de crédito do saldo;
    • I - Plano de contas taxa de saque: Para a taxa de saque, no valor de R$2,00 por saque;
    • J - Indique o Responsável pela Homologação (Ele receberá os e-mails de notificações da Conta Digital, enviados pela Iugu).
  1. Finalize a primeira etapa clicando em “Finalizar cadastro da conta”;
  2. Na tela aparecerá a mensagem de confirmação informando que um e-mail será enviado dentro de 2 dias úteis indicando que o processo foi concluído. Clique em “Ok” e feche as abas.

Pontos de atenção: 

  1. Para os “Planos de Contas”, selecione cada plano de contas que será vinculado às despesas. Isso é necessário porque o sistema irá registrar automaticamente as tarifas da conta como despesas no seu gerenciamento das “Contas a Pagar”. Cada taxa deverá possuir seu plano de contas;
  2. Se no momento de preencher os campos de plano de contas, não houver planos correspondentes, é necessário realizar o cadastro desses planos no sistema. Para saber mais como cadastrar, acesse o artigo “Como cadastrar planos de conta”.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

2.2 - Etapa 2: Gerar o boleto teste 

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  1. Acessando a aba de “Contas”, clique no ícone de editar conta;
  2. Clique em “Configurar conta para emissão de boletos”;
  3. Preencha as informações:
    • A - CPF;
    • B - Nome;
    • C - CEP;
    • D - Endereço;
    • E - Cidade;
    • F - Bairro;
    • G - E-mail;
    • H - Valor do boleto;
    • I - Vencimento;
    • J - Valor do desconto.
  1. Clique em “Avançar”;
  2. Clique em “Imprimir boleto” e salve-o em seu computador.

Pontos de atenção:

  1. Nesta etapa é possível utilizar o seu próprio CPF;
  2. Utilize um CEP válido;
  3. Mantenha o valor de R$ 15,00 para o boleto e o desconto de R$2,00. Com carência até o dia do vencimento. Escolha uma data de vencimento superior a data atual;
  4. Após salvar o boleto e realizar o pagamento, faça o processamento do retorno digital e a solicitação do teste de saque.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

2.3 - Etapa 3: Teste de saque do valor do boleto teste

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Feito o pagamento do boleto, em até 2 dias úteis o saldo estará disponível em sua conta digital. Com isso, a última etapa consiste em realizar o teste de saque para validar se o processo de cadastro e configuração da conta deram certo.

  1. Acesse em “Financeiro”;
  2. Clique em “Extrato Conta Digital”;
  3. Selecione a conta desejada;
  4. Escolha o período;
  5. Clique em “Realizar saque”;
  6. Insira o valor disponível na conta e clique em “Ok”.

Em até 2 dias úteis o valor estará disponível em sua conta corrente. Para finalizar a homologação da conta digital, entre em contato com o suporte Escolaweb.

 

Pontos de atenção:

  1. No momento em que solicitar o saque, deve estar constando em sua conta o valor de R$10,50 (sendo esse total correspondente aos R$13,00 anteriores, diminuindo R$2,50 da tarifa de boleto);
  2. Após realizar o saque, será cobrada a taxa de saque no valor de R$2,00. Portanto, o valor final recebido em sua conta corrente será de R$8,50.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!

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