Gerenciando disciplinas no sistema Escolaweb

Sumário


1- Contexto
2- Cadastro e exclusão de disciplinas
   2.1- Cadastro de disciplina
   2.2- Exclusão e correção de disciplinas
3- Configurando Núcleo e Áreas de Conhecimento 
   3.1- Configurando núcleo
   3.2- Configurando Área de conhecimento 
4 - Videoaula

 

1 - Contexto

Índice

Neste artigo vamos verificar todas as regras e procedimentos que dizem respeito  ao gerenciamento de disciplinas no sistema Escolaweb. Dessa forma, vamos entender como cadastrar, Excluir e desativar uma disciplina. 

2 - Cadastro e exclusão de disciplinas

Índice

2.1 - Cadastro de disciplina

Índice

Para o cadastro de uma nova disciplina siga o passo a passo abaixo: 

  1. No menu lateral clique em “Cadastros”;
  2. Selecione “Disciplinas”;
  3. Clique no espaço em branco para adicionar uma nova disciplina
  4. Insira no espaço em branco o nome da disciplina;
  5. Insira a sigla da disciplina no campo “Sigla”. 

Informações inseridas, basta clicar do lado de fora da tela de cadastro para que a nova disciplina seja adicionada à lista.

Observação: O nome da nova disciplina não pode ser igual ao de outra disciplina ja cadastrada. 

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".


2.2 - Exclusão e correção de disciplinas

Índice

O sistema Escolaweb traz por padrão algumas disciplinas já cadastradas. Caso você não tenha interesse em utilizá-las é possível fazer a exclusão. 

Para excluir uma disciplina, siga o passo a passo abaixo:

  1. No menu lateral clique em “Cadastros”;
  2. Selecione “Disciplinas”;
  3. Verifique a disciplina que deseja excluir;
  4. Clique no ícone da lixeira no canto direito da tela. 
  5. Clique em "Sim" para concluir a ação. 

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

Nos casos em que uma disciplina está sendo utilizada em uma turma, não é possível realizar sua exclusão, mas é possível desativá-la seguindo o passo a passo abaixo:

  1. No menu lateral clique em “Cadastros”;
  2. Selecione “Disciplinas”;
  3. Verifique a disciplina que deseja desativar;
  4. Desmarque o botão de ativação da disciplina.

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

É importante ressaltar que, se uma disciplina está sendo utilizada, só efetue uma alteração em sua nomenclatura se for necessário uma correção gramatical. Caso contrário, o nome da mesma NÃO deve ser alterado em hipótese alguma, pois isso impactará negativamente no seu pedagógico.


3 - Configurando Núcleo e Áreas de Conhecimento

Índice

É necessário configurar as disciplinas com seus núcleos e áreas de conhecimento para que os históricos escolares saiam com cada disciplina em sua devida área e núcleo. 

Para realizar a configuração, siga os passo a passo abaixo:

3.1 - Configurando núcleo

Indice

    1. No menu lateral clique em “Cadastros”;
    2. Selecione “Disciplinas”;
    3. Identifique a disciplina que deseja configurar e verifique a coluna “Núcleo”;
    4. Selecione a opção “Comum” caso a disciplina pertença a uma base comum, ou selecione “Diversificado” caso a disciplina pertença a base diversificada. 

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

3.2 - Configurando Área de conhecimento 

Índice

  1. No menu lateral clique em “Cadastros”;
  2. Selecione “Disciplinas”;
  3. Identifique a coluna “Área de conhecimento”;
  4. Selecione a área de conhecimento a qual a disciplina pertence. 

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

Configurações feitas, clique na tecla “Enter” no seu teclado para que o sistema possa salvar a alteração. 

 

Observação: Caso a coluna não esteja disponível em sua base, entre em contato com nossa equipe de relacionamento para liberarmos as configurações.

 

 

4 - Prefere a explicação em vídeo aula? Então vamos lá!
Índice

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda , entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição! 

 

 

Esse artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 4 de 7
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários (0 comentário)

Artigo fechado para comentários.