Como cadastrar a unidade escolar

Sumário

1 - Contexto
2 - Rotina de cadastro de uma unidade escolar
   2.1 - Cadastro do campo de Dados da unidade
      2.1.1 - Dados da unidade
      2.1.2 - Dados secretário
      2.1.3 - Dados responsável
      2.1.4 - Cadastro das logos
   2.2 - Cadastro do Credenciamento
   2.3 - Liberar acessos e outras funcionalidades
3 - Videoaula

 

1 - Contexto

Índice

Neste artigo vamos acompanhar como acontece a rotina para cadastrar e/ou configurar as unidades escolares de sua instituição.

Siga as instruções a seguir.

 

2 - Rotina de cadastro de uma unidade escolar

Índice

A rotina de cadastro envolve informações da unidade, do responsável pela secretaria e da unidade como um todo. Acompanhe a seguir o passo a passo do preenchimento de cada uma dessas partes.

 

2.1 - Cadastro do campo de Dados da unidade

Acompanhe as instruções e preencha os campos correspondentes em “Dados da unidade

2.1.1 - Dados da unidade

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Siga o passo a passo para aprender como cadastrar uma unidade escolar em seu sistema:

  1. Acesse em “Cadastros”;
  2. Clique em “Unidade Escolar”;
  3. Por padrão, o sistema apresentará uma unidade cadastrada. Altere as informações para a sua unidade desejada;
  4. Apague as informações pré cadastradas e preencha com os dados da unidade correspondente:
    • A - CNPJ: Constará no cabeçalho dos relatórios do sistema;
    • B - Razão social: Constará no cabeçalho dos relatórios do sistema;
    • C - Nome fantasia: Constará no cabeçalho dos relatórios do sistema;
    • D - Abreviação: Adicione um nome mais utilizado pelos seus usuários do sistema. Ela será usada em diversos filtros e telas;
    • E - Mantenedor;
    • F - CNPJ do mantenedor;
    • G - Reconhecimento;
    • H - Endereço;
    • I - CEP: Constará no cabeçalho dos relatórios do sistema;
    • J - Bairro;
    • K - E-mail: Constará no cabeçalho dos relatórios do sistema:
    • L - Cidade;
    • M - Telefone: Constará no cabeçalho dos relatórios do sistema;
    • N - Site;
    • O - Código e-mec da instituição: É utilizado somente em instituições de ensino superior, por conta do diploma digital;
    • P - Quantidade de dias letivos: Será informado quantos dias letivos serão trabalhados na unidade anualmente
    • Q - Observações;
    • R - Escola: Está vinculado diretamente à rotina de histórico escolar. Por padrão, este campo aparece preenchido como Tella Sistema.
      • Clique no ícone “+”, adicione um novo registro e insira os dados da sua escola. 

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

Pontos de atenção:

  1. O campo de dias letivos limita a quantidade de dias letivos do calendário em que será vinculado nas turmas pertencentes à unidade escolar. Por isso, ao selecionar um calendário, ele deve ser maior ou igual a esta opção configuração;
  2. As informações que irão constar no cabeçalho dos relatórios poderão ser ajustadas ao longo do ano letivo;
  3. Somente os campos com o asterisco (*) são obrigatórios.

2.1.2 - Dados secretário

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Siga preenchendo os dados do secretário responsável pela unidade:

  1. Nome;
  2. Registro.

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2.1.3 - Dados responsável

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Neste campo preencha com as informações sobre o responsável pela unidade escolar:

  1. Nome;
  2. RG;
  3. CPF;
  4. E-mail;
  5. Registro;
  6. Cargo;
  7. Clique em “Salvar”.

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2.1.4 - Cadastro das logos

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Ao lado direito das informações da unidade, estão dois campos para inserir a logo da instituição. 

  1. Em Logo principal, clique em “Procurar Imagem” e importe a logo principal;
  2. Caso tenha a logo secundária, clique em “Procurar Imagem” e importe a segunda logo para o sistema.
  3. Clique em “Salvar”.

A imagem importada da logo estará disponível nos relatórios padrão da instituição.

Para inserir o certificado digital, acompanhe o artigo correspondente.

E ao finalizar todo o processo, siga para a liberação de acesso, como descrito no item 2.3.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

2.2 - Cadastro do Credenciamento

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As informações desta aba serão usadas exclusivamente para a emissão dos diplomas digitais de instituições de ensino superior.

Se este for o caso de sua instituição, siga o passo a passo abaixo:

  1. Clique na aba de “Credenciamento
  2. Clique em “Clique aqui para adicionar um novo registro”;
  3. Preencha com as informações:
    • A - Tipo;
    • B - Tipo ato regulatório;
    • C - Número ato regulatório;
    • D - Data do ato regulatório;
    • E - Veículo da publicação;
    • F - Data da publicação;
    • G - Seção da publicação;
    • H - Página da publicação;
    • I - Número DOU.
  1. Clique em “Salvar”;
  2. Caso queira excluir algum item, clique no ícone da lixeira e aperte “Sim” para confirmar a ação.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

2.3 - Liberar acessos e outras funcionalidades 

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Ao finalizar  e salvar o cadastro das informações, siga para as instruções abaixo:

  1. Clique em “Liberar Acesso aos Usuários”:
      • Os perfis selecionados conseguirão visualizar as informações sobre os cadastros da unidade correspondente.
  1. Marque as pessoas e clique em “Conceder Permissão”;
  2. Clique em “Funcionários da Unidade”:
      • Utilizado para vincular os professores à sua unidade correspondente.
  1. Marque os funcionários e clique em “Atualizar”;
  2. A opção de “Anexo” fica disponível a partir da integração do Google Drive no sistema. Nela é possível adicionar documentos para consulta;
  3. Caso queira adicionar uma nova unidade, clique em “Nova Unidade” e preencha as informações de acordo com o tópico 2.1;
  4. Na caixa de seleção é possível observar as unidades cadastradas no sistema;
  5. Se quiser excluir alguma unidade cadastrada, basta clicar no ícone da lixeira, e confirmar a ação clicando em “Sim”;
      • O sistema só permitirá essa exclusão, se não houver vínculos com o cadastro correspondente.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

3 - Videoaula

Índice

Se preferir, realize o passo a passo simultâneo assistindo esta videoaula:

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda para cadastrar/editar sua unidade escolar, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição! 😄

 

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