Sumário
1 - Contexto
2 - Rotina de cadastro de uma unidade escolar
2.1 - Cadastro do campo de Dados da unidade
2.1.1 - Dados da unidade
2.1.2 - Dados secretário
2.1.3 - Dados responsável
2.1.4 - Cadastro das logos
2.2 - Cadastro do Credenciamento
2.3 - Liberar acessos e outras funcionalidades
3 - Videoaula
1 - Contexto
Neste artigo vamos acompanhar como acontece a rotina para cadastrar e/ou configurar as unidades escolares de sua instituição.
Siga as instruções a seguir.
2 - Rotina de cadastro de uma unidade escolar
A rotina de cadastro envolve informações da unidade, do responsável pela secretaria e da unidade como um todo. Acompanhe a seguir o passo a passo do preenchimento de cada uma dessas partes.
2.1 - Cadastro do campo de Dados da unidade
Acompanhe as instruções e preencha os campos correspondentes em “Dados da unidade”
2.1.1 - Dados da unidade
Siga o passo a passo para aprender como cadastrar uma unidade escolar em seu sistema:
- Acesse em “Cadastros”;
- Clique em “Unidade Escolar”;
- Por padrão, o sistema apresentará uma unidade cadastrada. Altere as informações para a sua unidade desejada;
- Apague as informações pré cadastradas e preencha com os dados da unidade correspondente:
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- A - CNPJ: Constará no cabeçalho dos relatórios do sistema;
- B - Razão social: Constará no cabeçalho dos relatórios do sistema;
- C - Nome fantasia: Constará no cabeçalho dos relatórios do sistema;
- D - Abreviação: Adicione um nome mais utilizado pelos seus usuários do sistema. Ela será usada em diversos filtros e telas;
- E - Mantenedor;
- F - CNPJ do mantenedor;
- G - Reconhecimento;
- H - Endereço;
- I - CEP: Constará no cabeçalho dos relatórios do sistema;
- J - Bairro;
- K - E-mail: Constará no cabeçalho dos relatórios do sistema:
- L - Cidade;
- M - Telefone: Constará no cabeçalho dos relatórios do sistema;
- N - Site;
- O - Código e-mec da instituição: É utilizado somente em instituições de ensino superior, por conta do diploma digital;
- P - Quantidade de dias letivos: Será informado quantos dias letivos serão trabalhados na unidade anualmente
- Q - Observações;
- R - Escola: Está vinculado diretamente à rotina de histórico escolar. Por padrão, este campo aparece preenchido como Tella Sistema.
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- Clique no ícone “+”, adicione um novo registro e insira os dados da sua escola.
-
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Pontos de atenção:
- O campo de dias letivos limita a quantidade de dias letivos do calendário em que será vinculado nas turmas pertencentes à unidade escolar. Por isso, ao selecionar um calendário, ele deve ser maior ou igual a esta opção configuração;
- As informações que irão constar no cabeçalho dos relatórios poderão ser ajustadas ao longo do ano letivo;
- Somente os campos com o asterisco (*) são obrigatórios.
2.1.2 - Dados secretário
Siga preenchendo os dados do secretário responsável pela unidade:
- Nome;
- Registro.
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2.1.3 - Dados responsável
Neste campo preencha com as informações sobre o responsável pela unidade escolar:
- Nome;
- RG;
- CPF;
- E-mail;
- Registro;
- Cargo;
- Clique em “Salvar”.
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2.1.4 - Cadastro das logos
Ao lado direito das informações da unidade, estão dois campos para inserir a logo da instituição.
- Em Logo principal, clique em “Procurar Imagem” e importe a logo principal;
- Caso tenha a logo secundária, clique em “Procurar Imagem” e importe a segunda logo para o sistema.
- Clique em “Salvar”.
A imagem importada da logo estará disponível nos relatórios padrão da instituição.
Para inserir o certificado digital, acompanhe o artigo correspondente.
E ao finalizar todo o processo, siga para a liberação de acesso, como descrito no item 2.3.
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2.2 - Cadastro do Credenciamento
As informações desta aba serão usadas exclusivamente para a emissão dos diplomas digitais de instituições de ensino superior.
Se este for o caso de sua instituição, siga o passo a passo abaixo:
- Clique na aba de “Credenciamento”
- Clique em “Clique aqui para adicionar um novo registro”;
- Preencha com as informações:
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- A - Tipo;
- B - Tipo ato regulatório;
- C - Número ato regulatório;
- D - Data do ato regulatório;
- E - Veículo da publicação;
- F - Data da publicação;
- G - Seção da publicação;
- H - Página da publicação;
- I - Número DOU.
- Clique em “Salvar”;
- Caso queira excluir algum item, clique no ícone da lixeira e aperte “Sim” para confirmar a ação.
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2.3 - Liberar acessos e outras funcionalidades
Ao finalizar e salvar o cadastro das informações, siga para as instruções abaixo:
- Clique em “Liberar Acesso aos Usuários”:
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- Os perfis selecionados conseguirão visualizar as informações sobre os cadastros da unidade correspondente.
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- Marque as pessoas e clique em “Conceder Permissão”;
- Clique em “Funcionários da Unidade”:
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- Utilizado para vincular os professores à sua unidade correspondente.
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- Marque os funcionários e clique em “Atualizar”;
- A opção de “Anexo” fica disponível a partir da integração do Google Drive no sistema. Nela é possível adicionar documentos para consulta;
- Caso queira adicionar uma nova unidade, clique em “Nova Unidade” e preencha as informações de acordo com o tópico 2.1;
- Na caixa de seleção é possível observar as unidades cadastradas no sistema;
- Se quiser excluir alguma unidade cadastrada, basta clicar no ícone da lixeira, e confirmar a ação clicando em “Sim”;
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- O sistema só permitirá essa exclusão, se não houver vínculos com o cadastro correspondente.
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3 - Videoaula
Se preferir, realize o passo a passo simultâneo assistindo esta videoaula:
Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda para cadastrar/editar sua unidade escolar, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!
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