Sumário
1- Contexto
2 - Rotina de como cadastrar uma Conta Digital
2.1 - Etapa 1: Cadastrar a conta
2.2 - Etapa 2: Gerar o boleto teste
2.3 - Etapa 3: Teste de saque do valor do boleto teste
1 - Contexto
A conta digital é uma opção que o Escolaweb oferece para emissão de boletos. Ela permite que os boletos sejam criados e imediatamente registrados, sem precisar passar pela fase da criação de arquivos de remessa e retorno.
Neste artigo você acompanhará as 3 etapas para concluir o cadastro da conta digital Escolaweb.
2 - Rotina de como cadastrar uma Conta Digital
Acompanhe os próximos passos para aprender como configurar cada etapa.
2.1 - Etapa 1: Cadastrar a conta
- Acesse em “Cadastros”;
- Clique em “Contas”;
- Em “Nova Conta” clique em “Conta corrente - integração API”;
- Clique na opção da Iugu;
- Insira o nome da conta e clique em “Salvar”;
- Clique na opção “Configurar conta para emissão de boletos”;
- Leia o termo de uso, marque a opção de confirmação da leitura e clique em “Iniciar configurações”;
- Preencha os dados solicitados:
-
- A - Empresa: Selecione a unidade escolar que possui o CNPJ pertencente a conta;
- B - Banco: Escolha o banco da conta corrente;
- C - Tipo de conta: Escolha entre conta corrente ou conta poupança;
- D - Agência: Informe a agência correspondente;
- E - Conta: Insira os dados da conta bancária que será cadastrada na Iugu, para compensação dos saques;
- F - Plano de contas tarifa boleto: Será usado para as tarifas das liquidações dos boletos, no valor de R$ 2,50 por boleto;
- G - Plano de contas cartão de crédito: Para as tarifas das liquidações em cartão de crédito;
- H - Plano de contas antecipação: Para a tarifa de antecipação de crédito do saldo;
- I - Plano de contas taxa de saque: Para a taxa de saque, no valor de R$2,00 por saque;
- J - Indique o Responsável pela Homologação (Ele receberá os e-mails de notificações da Conta Digital, enviados pela Iugu).
- Finalize a primeira etapa clicando em “Finalizar cadastro da conta”;
- Na tela aparecerá a mensagem de confirmação informando que um e-mail será enviado dentro de 2 dias úteis indicando que o processo foi concluído. Clique em “Ok” e feche as abas.
Pontos de atenção:
- Para os “Planos de Contas”, selecione cada plano de contas que será vinculado às despesas. Isso é necessário porque o sistema irá registrar automaticamente as tarifas da conta como despesas no seu gerenciamento das “Contas a Pagar”. Cada taxa deverá possuir seu plano de contas;
- Se no momento de preencher os campos de plano de contas, não houver planos correspondentes, é necessário realizar o cadastro desses planos no sistema. Para saber mais como cadastrar, acesse o artigo “Como cadastrar planos de conta”.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
2.2 - Etapa 2: Gerar o boleto teste
- Acessando a aba de “Contas”, clique no ícone de editar conta;
- Clique em “Configurar conta para emissão de boletos”;
- Preencha as informações:
-
- A - CPF;
- B - Nome;
- C - CEP;
- D - Endereço;
- E - Cidade;
- F - Bairro;
- G - E-mail;
- H - Valor do boleto;
- I - Vencimento;
- J - Valor do desconto.
- Clique em “Avançar”;
- Clique em “Imprimir boleto” e salve-o em seu computador.
Pontos de atenção:
- Nesta etapa é possível utilizar o seu próprio CPF;
- Utilize um CEP válido;
- Mantenha o valor de R$ 15,00 para o boleto e o desconto de R$2,00. Com carência até o dia do vencimento. Escolha uma data de vencimento superior a data atual;
- Após salvar o boleto e realizar o pagamento, faça o processamento do retorno digital e a solicitação do teste de saque.
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2.3 - Etapa 3: Teste de saque do valor do boleto teste
Feito o pagamento do boleto, em até 2 dias úteis o saldo estará disponível em sua conta digital. Com isso, a última etapa consiste em realizar o teste de saque para validar se o processo de cadastro e configuração da conta deram certo.
- Acesse em “Financeiro”;
- Clique em “Extrato Conta Digital”;
- Selecione a conta desejada;
- Escolha o período;
- Clique em “Realizar saque”;
- Insira o valor disponível na conta e clique em “Ok”.
Em até 2 dias úteis o valor estará disponível em sua conta corrente. Para finalizar a homologação da conta digital, entre em contato com o suporte Escolaweb.
Pontos de atenção:
- No momento em que solicitar o saque, deve estar constando em sua conta o valor de R$10,50 (sendo esse total correspondente aos R$13,00 anteriores, diminuindo R$2,50 da tarifa de boleto);
- Após realizar o saque, será cobrada a taxa de saque no valor de R$2,00. Portanto, o valor final recebido em sua conta corrente será de R$8,50.
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Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!
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