Sumário
1- Contexto
2 - Como realizar a homologação de contas
2.1 - Concluindo o processo de homologação
2.2 - Configurações disponíveis
3 - Videoaula
1 - Contexto
A homologação de contas é o processo de cadastro das informações bancárias necessárias para a remessa e retorno com a finalidade da geração de boletos no sistema. A partir disso, essas informações devem ser enviadas ao banco para que ocorra a validação da primeira remessa. E por fim, com a devolutiva do banco indicando o arquivo de retorno de registro, fica possibilitado que os arquivos sejam gerados no Escolaweb.
Neste artigo vamos entender como cadastrar os dados da conta corrente e conta bancária para a emissão de boletos, e por fim, como concluir o processo de homologação de contas no sistema.
2 - Como realizar a homologação de contas
O processo de cadastro dos dados bancários possui particularidades específicas de cada banco. Por isso, as telas são diferentes para cada situação. Acompanhe o passo a passo e o exemplo a seguir:
- Acesse em “Cadastros”;
- Clique em “Contas”;
- Em “Nova Conta” clique em “Conta corrente - integração CNAB”;
- Preencha as informações:
-
- A - Banco;
- B - Nome da conta;
- C - Data inicial do saldo;
- D - Saldo inicial;
- E - Instrução boleto (opcional).
- Clique em “Salvar”;
- Clique em “Configurar conta para emissão de boletos”;
- Leia atentamente as informações e clique em “Iniciar configurações” (na parte de cima da aba, dê dois cliques com o mouse para ampliar a tela);
- Preencha as informações de acordo com o banco escolhido e clique em “Avançar”;
- Informe os dados para a geração do boleto teste e clique em “Avançar”;
- Selecione uma das opções:
-
- “Nunca foi emitido boleto por esta conta”;
- “Esta conta já emite via sistema próprio (um sistema anterior, por exemplo).
- Clique em “Avançar”;
- Clique em “Finalizar configurações” (na parte de cima da aba, dê dois cliques com o mouse para ampliar a tela);
- Preencha as informações:
-
- A - Selecione o centro de receita;
- B - Selecione a quantidade de boletos de teste que serão gerados;
- C - Clique em “Finalizar”.
- Clique em “Gerar Boleto Teste (PDF)”;
- Clique em “Ok” para ser gerado o PDF;
- Na tela indicará em que local os boletos foram salvos em seu computador;
- Clique na opção 03, “Gerar Arquivo de Remessa-teste”;
- Na tela indicará o nome da pasta onde o arquivo de remessa foi salvo. Clique em “OK”;
- Clique em “SALVAR” e feche a aba;
- A conta cadastrada já estará disponível para a visualização no sistema.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Ponto de atenção:
- Atualmente o nosso sistema não realiza a homologação de contas Inter.
- Se no processo de cadastrar uma Conta, for escolhida a Conta Digital Escolaweb, é necessário seguir por outro passo a passo para efetuar essa configuração. Para entender mais sobre, acesse o artigo “Como cadastrar uma Conta Digital Escolaweb”.
2.1 - Concluindo o processo de homologação
- Após realizar todo o processo, o arquivo de remessa deve ser enviado ao banco. Já o arquivo de boleto é enviado apenas se necessário;
- Após enviada a remessa, aguarde até 1 dia útil e confirme se o banco aceitou essa ação:
-
- A - Se o retorno for positivo, realize um pagamento de um dos boletos teste, aguarde a compensação do valor e baixe o arquivo de retorno diretamente no banco;
- B - Se houver uma negativa por parte do banco, entre em contato conosco para identificarmos o ocorrido.
- Por fim, retorne em nosso suporte para concluirmos o processo gerando o arquivo de retorno no sistema Escolaweb.
2.2 - Configurações disponíveis
- Clique no ícone de edição para alterar as informações da conta escolhida;
-
- A - Ao final, clique em “Salvar” para salvar as atualizações feitas.
- No ícone da chave, selecione os usuários que possuem acesso à conta;
-
- A - Clique nos nomes escolhidos e depois na seta para a direita. E assim, os nomes dos usuários com acesso estarão no campo correspondente.
- Clique no ícone da lixeira caso queira excluir alguma conta interna;
-
- A - Para confirmar a exclusão, clique em “Sim” para prosseguir.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
3 - Videoaula
Se preferir, realize o passo a passo simultâneo assistindo essa videoaula sobre como cadastrar uma conta corrente em seu sistema:
Caso ainda esteja com alguma dúvida, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!
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