Processo de homologação de contas

Sumário 

1- Contexto
2 - Como realizar a homologação de contas
   2.1 - Concluindo o processo de homologação
   2.2 - Configurações disponíveis
3 - Videoaula

 

1 - Contexto

Índice

A homologação de contas é o processo de cadastro das informações bancárias necessárias para a remessa e retorno com a finalidade da geração de boletos no sistema. A partir disso, essas informações devem ser enviadas ao banco para que ocorra a validação da primeira remessa. E por fim, com a devolutiva do banco indicando o arquivo de retorno de registro, fica possibilitado que os arquivos sejam gerados no Escolaweb.

Neste artigo vamos entender como cadastrar os dados da conta corrente e conta bancária para a emissão de boletos, e por fim, como concluir o processo de homologação de contas no sistema.

 

2 - Como realizar a homologação de contas

Índice

O processo de cadastro dos dados bancários possui particularidades específicas de cada banco. Por isso, as telas são diferentes para cada situação. Acompanhe o passo a passo e o exemplo a seguir:

  1. Acesse em “Cadastros”;
  2. Clique em “Contas”;
  3. Em “Nova Conta” clique em “Conta corrente - integração CNAB”;
  4. Preencha as informações:
    • A - Banco;
    • B - Nome da conta;
    • C - Data inicial do saldo;
    • D - Saldo inicial;
    • E - Instrução boleto (opcional).
  1. Clique em “Salvar”;
  2. Clique em “Configurar conta para emissão de boletos”;
  3. Leia atentamente as informações e clique em “Iniciar configurações” (na parte de cima da aba, dê dois cliques com o mouse para ampliar a tela);
  4. Preencha as informações de acordo com o banco escolhido e clique em “Avançar”;
  5. Informe os dados para a geração do boleto teste e clique em “Avançar”;
  6. Selecione uma das opções:
    • “Nunca foi emitido boleto por esta conta”;
    • “Esta conta já emite via sistema próprio (um sistema anterior, por exemplo).
  1. Clique em “Avançar”;
  2. Clique em “Finalizar configurações” (na parte de cima da aba, dê dois cliques com o mouse para ampliar a tela);
  3. Preencha as informações:
    • A - Selecione o centro de receita;
    • B - Selecione a quantidade de boletos de teste que serão gerados;
    • C - Clique em “Finalizar”.
  1. Clique em “Gerar Boleto Teste (PDF)”;
  2. Clique em “Ok” para ser gerado o PDF;
  3. Na tela indicará em que local os boletos foram salvos em seu computador;
  4. Clique na opção 03, “Gerar Arquivo de Remessa-teste”;
  5. Na tela indicará o nome da pasta onde o arquivo de remessa foi salvo. Clique em “OK”;
  6. Clique em “SALVAR” e feche a aba;
  7. A conta cadastrada já estará disponível para a visualização no sistema.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

Ponto de atenção: 

  1. Atualmente o nosso sistema não realiza a homologação de contas Inter.
  2. Se no processo de cadastrar uma Conta, for escolhida a Conta Digital Escolaweb, é necessário seguir por outro passo a passo para efetuar essa configuração. Para entender mais sobre, acesse o artigo “Como cadastrar uma Conta Digital Escolaweb”.

 

2.1 - Concluindo o processo de homologação

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  1. Após realizar todo o processo, o arquivo de remessa deve ser enviado ao banco. Já o arquivo de boleto é enviado apenas se necessário;
  2. Após enviada a remessa, aguarde até 1 dia útil e confirme se o banco aceitou essa ação:
    • A - Se o retorno for positivo, realize um pagamento de um dos boletos teste, aguarde a compensação do valor e baixe o arquivo de retorno diretamente no banco;
    • B - Se houver uma negativa por parte do banco, entre em contato conosco para identificarmos o ocorrido.
  1. Por fim, retorne em nosso suporte para concluirmos o processo gerando o arquivo de retorno no sistema Escolaweb.

 

2.2 - Configurações disponíveis

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  1. Clique no ícone de edição para alterar as informações da conta escolhida;
    • A - Ao final, clique em “Salvar” para salvar as atualizações feitas.
  1. No ícone da chave, selecione os usuários que possuem acesso à conta;
    • A - Clique nos nomes escolhidos e depois na seta para a direita. E assim, os nomes dos usuários com acesso estarão no campo correspondente.
  1. Clique no ícone da lixeira caso queira excluir alguma conta interna;
    • A - Para confirmar a exclusão, clique em “Sim” para prosseguir.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

3 - Videoaula

Índice

Se preferir, realize o passo a passo simultâneo assistindo essa videoaula sobre como cadastrar uma conta corrente em seu sistema:

 

Caso ainda esteja com alguma dúvida, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!

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Comentários (1 comentário)

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NANCI

Não encontrei onde configurar conta para emissão de boletos

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