Sumário
1 - Contexto
2 - Como cadastrar um novo acervo/livro
2.1 - Como localizar os registros do acervo
2.2 - Cadastros Auxiliares
2.3 - Parâmetros Gerais
2.4 - Relatórios
1 - Contexto
A aba de acervo na biblioteca é utilizada para cadastrar um novo livro/acervo no sistema. Além disso, também é possível realizar cadastros auxiliares, gerar relatórios e definir os parâmetros gerais da biblioteca.
Neste artigo você irá acompanhar sobre como realizar cada uma dessas ações, confira a seguir.
2 - Como cadastrar um novo acervo/livro
Acompanhe o passo a passo sobre como cadastrar acervo ou livros em sua biblioteca no sistema.
- Acesse em “Biblioteca”;
- Clique em “Acervo”;
- Clique em “Novo Acervo”;
- Preencha com as informações obrigatórias representadas pelo (*) e as demais são opcionais;
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- O campo de ISBN pode ser preenchido a partir da integração de nossa API com o Google. Esse número ISBN do livro, permite que seja realizada uma busca dos dados e com isso, automaticamente algumas informações se mantém cadastradas no sistema, como: título, ano de publicação, quantidade de páginas, editora e autor do livro.
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- Em Exemplar(es) indica quantos exemplares de livros serão cadastrados no sistema. Ao adicionar o número, clique no botão correspondente “Exemplar(es)”;
- “Nº Exemplar” é o número localizado na etiqueta de cada exemplar;
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- Em caso de perda, orientamos que desative essa opção e informe a data de inativação e motivo, caso seja necessário.
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- Clique em “Salvar”;
- Insira o nome do Autor (os nomes estão previamente cadastrados no sistema);
- Clique em “Salvar”.
Ao fechar a aba, os exemplares já estarão cadastrados no sistema.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
2.1 - Como localizar os registros do acervo
Siga o passo a passo para aprender como localizar os livros em sua biblioteca.
- Acesse em “Biblioteca”;
- Clique em “Acervo”;
- É possível realizar a busca com o nome do livro através da barra de pesquisa;
- Outra opção de pesquisa acontece através do botão “Filtrar”;
- Preencha com as informações que desejar. Sendo possível preencher todas ou apenas algumas delas;
- Clique em “Filtrar”;
- Na tela é possível observar todas as informações do acervo:
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- A - No ícone de edição é possível editar as informações de cadastro;
- B - No ícone de lixeira é possível excluir o livro do sistema.
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2.2 - Cadastros Auxiliares
Esta opção é utilizada para cadastrar informações dos livros e acervos da biblioteca. Vamos acompanhar o passo a passo de cada um deles.
- Acesse em “Biblioteca”;
- Clique em “Acervo”;
- Clique em “Cadastros Auxiliares”;
- Clique em “Autor” para cadastrar um autor no sistema
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- A - Clique em “Clique aqui para adicionar um novo autor”;
- B - Preencha com o nome do(a) autor(a) e dê enter para salvar. Feche a aba.
- Clique em “Categoria” para cadastrar as categorias dos livros
-
- A - Clique em “Clique aqui para adicionar uma nova categoria”;
- B - Preencha com o nome da categoria e dê enter para salvar. Feche a aba.
- Clique em “Coleção” para cadastrar a coleção dos livros
-
- A - Clique em “Clique aqui para adicionar uma nova coleção”;
- B - Preencha com o nome da coleção e dê enter para salvar. Feche a aba.
- Clique em “Editora” para cadastrar as editoras dos livros
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- A - Clique em “Clique aqui para adicionar uma nova editora”;
- B - Preencha com o nome da editora e dê enter para salvar. Feche a aba.
- Clique em “Faixa Etária” para cadastrar uma nova faixa etária para os livros
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- A - Clique em “Clique aqui para adicionar uma nova faixa etária”;
- B - Preencha com o número da faixa etária e dê enter para salvar. Feche a aba.
- Clique em “Localização” para cadastrar em qual localização constam os livros da biblioteca
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- A - Clique em “Clique aqui para adicionar uma nova localização”;
- B - Preencha com a descrição da localização e dê enter para salvar. Feche a aba.
- Clique em “Tipos de Mídia” para cadastrar um tipo de mídia da biblioteca
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- A - Clique em “Clique aqui para adicionar um novo tipo de acervo”;
- B - Preencha com o nome do tipo de mídia e dê enter para salvar. Feche a aba.
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2.3 - Parâmetros Gerais
Utilizado para definir os diversos parâmetros da biblioteca. Acompanhe o passo a passo para entender mais sobre como configurar essa opção no sistema.
- Acesse em “Biblioteca”;
- Clique em “Acervo”;
- Clique em “Parâmetros Gerais”;
- Defina as seguintes informações:
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- A - Valor diário da multa por atraso;
- B - Prazo (em dias) para devolução;
- C - Contar sábados e domingos no prazo?
- D - Quantidade máxima de empréstimo;
- E - Limitar a quantidade de empréstimos também para funcionários?
- Clique em “Salvar”.
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2.4 - Relatórios
Nesta opção é possível gerar a lista de acervo dos livros da biblioteca e imprimir etiquetas para colar nos livros correspondentes. Acompanhe o passo a passo para encontrar essa opção em seu sistema.
- Acesse em “Biblioteca”;
- Clique em “Acervo”;
- Clique em “Relatórios”
-
- A - Lista de Acervo;
- B - Etiqueta Sistema Decimal de Dewey: Utilizada para nomear e classificar os livros através das etiquetas;
- C - Etiquetas (Acervo Selecionado): Utilizada para etiquetar um acervo específico.
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