Como cadastrar um curso?

Olá! Vamos aprender a cadastrar um curso?

Se preferir, temos a explicação em vídeo ao final da página! ❤

Acesse CADASTROS -> CURSOS.

Agora, clique em NOVO CURSO.

Para editar algum curso já existente, clique em EDITAR (ícone de um lápis do lado direito).

A tela a seguir é válida tanto para novos cursos quanto para cursos já cadastrados. A única diferença é que você precisará preencher todas as informações do zero quando for cadastrar um novo curso.

Agora, preencha todos os campos obrigatórios, identificados com um asterisco (*) na frente.

O campo 'ED. Profissional', ficará bloqueado quando o campo 'nível' for preenchido com dados referentes ao ensino regular

Em sequência, temos o campo de SÉRIES/MÓDULOS DO CURSO, escolha a quantidade de etapas que serão trabalhadas neste curso. Lembre-se de que essa escolha influenciará em todas as novas turmas criadas.

Geralmente, cursos de Educação Infantil até o Ensino Médio utilizam 3 ou 4 etapas. Já os cursos livres utilizam ETAPA ÚNICA. Caso o seu semestre seja dividido em 2 etapas (comum em cursos técnicos, pós ou graduação), escolha a opção de 2 etapas.

Sobre a opção CICLO DE CADA SÉRIE/MÓDULO:

  • Escolha a opção ANUAL para que suas turmas sejam criadas com ciclo letivo anual. Ou seja, para que fiquem com o ano letivo 2020, 2021, 2022, etc.
  • Escolha a opção SEMESTRAL para que suas turmas sejam criadas com ciclo letivo semestral. Ou seja, ficarão com o ano letivo desta forma: 20201, 20202, 20211, 20212, etc. Lembre-se de que isso vai depender de qual período ele se inicia e se encerra.
  • Cursos de ENSINO REGULAR, automaticamente, serão preenchidos com o ciclo ANUAL.

Clique em SÉRIE/MÓDULO, uma nova tela será aberta para que você cadastre essas informações ao curso. 

Escolha a quantidade de séries/módulos do seu curso, um ordinal e o nome padrão. Você pode usar os exemplos abaixo como base:

Ao escolher o nome "ANO", o ordinal "º" e a quantidade de séries "5", ficará assim: 1º ANO, 2º ANO, 3º ANO, 4º ANO e 5º ANO.

Ou...

Ao escolher o nome "MÓDULO", o ordinal "º" e a quantidade de séries "8", ficará assim: 1º MÓDULO, 2º MÓDULO, 3º MÓDULO, etc...

Clique em ADICIONAR para finalizar essa parte do cadastro. Em seguida, clique em SALVAR para salvar as informações inseridas até o momento.

Após salvar as informações, nota-se as colunas:

    • ORDEM: que é a sequência de suas séries/ módulos. Essa informação é de extrema importância para a emissão dos históricos.
    • ATIVO: SIM, se a sua série/ módulo estiver ativa. NÃO, se não estiver ativa. Basta clicar e selecionar o desejado. 
    • CONCLUINTE: se a série/ módulo referente conclui o curso. 
    • HISTÓRICO: se essa série/ módulo deve gerar informações no Histórico Escolar. 

Por fim, temos o botão 'MOSTRAR SOMENTE ATIVAS', por padrão, essa opção já consta como habilitada. Para exibir as série/ módulo inativas, basta remover a seleção. 

Chegou o momento de cadastrar a ORGANIZAÇÃO CURRICULAR do seu curso.

Clique em ADICIONAR DISCIPLINAS, selecione a SÉRIE/MÓDULO e escolha as disciplinas, e, por fim, clique em ADICIONAR DISCIPLINAS (botão localizado no canto inferior direito da página).

É importante ressaltar que esse processo deve ser feito individualmente para cada série que você possui no seu curso.

Logo após finalizar essa etapa, clique em SALVAR.

CURSOS.gif

Essa parte do cadastro é muito importante! Todas as turmas herdam as informações do curso que estão relacionadas. Logo, se você não colocar as informações corretas e/ou não configurar a organização curricular do curso, suas turmas ficarão erradas e/ou incompletas e precisarão de ajustes manuais, o que acaba lhe dando mais trabalho.

Ainda nessa tela, nota-se que há duas colunas chamadas DISCIPLINA e DISCIPLINA GRADE.

A coluna DISCIPLINA GRADE só será alterada se a instituição trabalhar com o agrupamento de disciplinas, que são disciplinas compostas ou com duas ou mais frentes. Nesses casos, as disciplinas que possuem a mesma disciplina grade terão os diários separados para a inserção de notas, conteúdos e frequência, com diferentes professores associados.

Porém, nos relatórios acadêmicos dos alunos, a disciplina que será considerada é a DISCIPLINA GRADE

Por exemplo: BIOLOGIA 1 e BIOLOGIA 2 são configuradas na coluna DISCIPLINA. Já BIOLOGIA, que é a "disciplina mãe", é configurada na coluna DISCIPLINA GRADE.

Se sua instituição NÃO trabalhar com disciplinas compostas, a coluna disciplina grade não vai aparecer para você. Porém, caso apareça, basta manter as informações IGUAIS, tanto na coluna DISCIPLINA quanto na DISCIPLINA GRADE. Dessa forma, não ocorrerá agrupamentos.

Após a adição das disciplinas, insira as suas respectivas cargas horárias na coluna C.H TOTAL. A coluna C.H SEMANAL tem uma função mais descritiva.

A C.H TOTAL é de extrema importância, pois indica a carga horária ofertada na disciplina e essa informação consta em alguns relatórios no sistema.

As colunas REP. POR NOTA e REP. POR FALTA definem se a disciplina reprova por nota e falta, respectivamente. Basta configurar SIM ou NÃO

cursos 2.gif

Já a coluna T. PONTOS (%)  representa o valor percentual que será permitido para o professor lançar as notas nos diários. Esse percentual é em relação ao valor total das etapas.

Importante: Essa coluna só deve ser alterada nas disciplinas compostas. Observe o exemplo a seguir:

Vamos utilizar as disciplinas de BIOLOGIA 1 e BIOLOGIA 2. Considere que sua etapa vale 10 pontos. Se na coluna T. PONTOS (%) estiver configurado 50% para cada disciplina, o professor de cada disciplina conseguirá lançar, no máximo, apenas 5 pontos na etapa.

Observação: Antes de alterar essa informação, verifique atentamente se a regra de cálculo das suas disciplinas compostas já não possui essa limitação.

Na coluna NÚCLEO, você pode criar os núcleos de cada disciplinas, para deixar seu curso ainda mais completo. Para o cadastro, clique no símbolo de -> "clique aqui para adicionar um novo núcleo".

Feito isso, só selecionar as informações pertinentes a cada disciplina. 

 

Agora, configure os PARÂMETROS do curso e finalize clicando em SALVAR.

Essas informações serão herdadas nas turmas criadas para este curso, portanto, atente-se a essas configurações!

Após finalizar todas as configurações, feche a tela e CONCEDA A PERMISSÃO DE ACESSO do novo curso aos usuários do sistema.

Para isso, clique no ÍCONE DE PERFIL (localizado na lateral direita da tela) -> selecione os usuários

-> clique em CONCEDER PERMISSÃO e prontinho!

 

Há, também, a opção de duplicar o curso criado para uma outra unidade. Basta clicar no ÍCONE DE DUPLICAÇÃO (especificado na imagem abaixo) -> selecione a unidade -> clique em REPLICAR.

Para a exclusão de um cadastro incorreto, basta clicar no ícone .

O sistema só permitirá essa exclusão, se não houver vínculos em outras telas. 

Para finalizar, o sistema diferencia cursos ATIVOS e INATIVOS em diferentes telas. 

O cadastro do curso é único e pode ser editado conforme a necessidade da instituição. Sendo assim, não há necessidade de criar um curso por ano, pois você tem a praticidade de automatizar todo o processo com o nosso sistema. Basta definir o curso como um cadastro base e todas as turmas criadas a partir dele vão herdar as configurações realizadas. 😉

Caso prefira, também disponibilizamos essa explicação em vídeo aula. Dá até para ir configurando o seu curso praticamente ao vivo com a gente! Vamos lá? 👇

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda para cadastrar um novo curso, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição! 😄

Esse artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 0 de 0
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários (0 comentário)

Artigo fechado para comentários.