Como cadastrar o calendário acadêmico?

Olá! Vamos aprender a cadastrar o calendário acadêmico?

Se preferir, temos a explicação em vídeo ao final da página! ❤

Você pode cadastrar quantos calendários precisar. Porém, faça isso apenas se a instituição realmente possuir mais de um calendário. Caso contrário, não há necessidade.

Importante ressaltar que o calendário será utilizado pelo sistema para identificar quais dias serão letivos ou não, realizando assim o lançamento das aulas. Você também poderá disponibilizá-lo online (via portal e app) e indicar aos alunos/responsáveis os eventos, semana de provas, férias, etc., de acordo com a sua personalização.

Acesse CADASTROS > CALENDÁRIO ACADÊMICO.

Clique em NOVO CALENDÁRIO e, em seguida, em GERAR CALENDÁRIO.

5c2f53cd-1a91-46e3-92a6-a08c3e08440e.png

Escolha um nome, preencha a data de início e fim e alguma observação, se precisar. Essa data deverá ser igual ou superior ao inicio e término das suas turmas.

Saiba como cadastrar uma turma →

No canto superior esquerdo, selecione o calendário que deseja trabalhar e clique em EDITAR para começar a personalização dele.

Aqui, é possível aumentar a data final de um calendário, caso o mesmo tenha sido cadastrado de forma incorreta. Para isso, utilize a opção ESTENDER CALENDÁRIO e escolha uma nova data.

O sistema só permite aumentar a data final. O processo reverso não é permitido. Sendo assim, após criado, não há como diminuir a data de término inserida no calendário.

1f20bfb8-fa92-46da-84fe-9c930f6685b7.png

Agora, indique para o sistema quais dias do seu ano letivo serão LETIVOS ou NÃO LETIVOS. Basta dar um simples clique na coluna “É LETIVO”

Você também pode usar as opções de MARCAR DIAS SELECIONADOS COMO LETIVOS e MARCAR DIAS SELECIONADOS COMO NÃO LETIVOS para agilizar essa etapa.

cf01c1a3-d375-47fd-bd2f-573a99074bfb.png

Aplique legendas para que o seu calendário fique ainda melhor! (Esse passo não é obrigatório).

Selecione os dias que você precisa colocar uma determinada legenda e clique em APLICAR LEGENDA EM MASSA. Em seguida, adicione um novo registro clicando em NOVA LEGENDA

cb954ac4-b620-4906-81c5-c71c97a40218.png

Escolha um nome, uma sigla e uma cor, depois clique em APLICAR LEGENDA para finalizar.

Após concluir a edição, não se esqueça de SALVAR. Você já vai conseguir visualizar o seu calendário com as cores e legendas.

Outro recurso que pode ser utilizado é o IMPORTAR FERIADOS. Aqui, você conseguirá importar automaticamente os dias dos feriados nacionais para o seu calendário.

Há, também, a opção de remover um calendário criado, se o mesmo não possuir vínculo em nenhuma turma. Basta clicar em EXCLUIR, como está na imagem abaixo:

Por fim, você também pode replicar um calendário e fazer as personalizações necessárias (trocar nome, alterar legendas, etc.). Para isso, clique em DUPLICAR CALENDÁRIO, conforme especificado na imagem a seguir:

Prefere a explicação em vídeo aula? Então, vamos lá! 👇

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda para cadastrar/editar seu calendário, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição! 😄

Relativo a: