Como cadastrar o calendário acadêmico

Sumário

1 - Contexto
2 - Rotina de cadastro do calendário acadêmico no sistema
   2.1 - Como cadastrar um novo calendário acadêmico
   2.2 - Como editar o calendário criado
3 - Outras configurações da rotina de calendário acadêmico
4 - Videoaula

1 - Contexto

Índice

Para o sistema Escolaweb, o calendário acadêmico funciona como um indicativo para saber quais dias são letivos ou não. Dessa forma, organizando o lançamento das aulas. Além de que, a partir do calendário é possível disponibilizar via portal/app todas as datas importantes da escola para os alunos, como eventos, semana de provas, férias e feriados.

Neste artigo você aprenderá sobre como cadastrar um calendário acadêmico em seu sistema e todas as configurações da rotina. É possível criar quantos calendários forem necessários para a instituição escolar. Acompanhe as instruções a seguir.

2 - Rotina de cadastro do calendário acadêmico no sistema

Índice

Para essa rotina vamos acompanhar como acontece a criação de um novo calendário acadêmico e entender todas as outras configurações disponíveis no sistema.

2.1 - Como cadastrar um novo calendário acadêmico

Índice

Siga o passo a passo para aprender sobre como criar o calendário para sua instituição. Lembrando que a data de início e de fim do calendário deverá ser igual ou superior ao início e término das turmas da instituição.

1. Acesse em “Cadastros”;
  2. Clique em “Calendário”;
  3. Clique em “Novo Calendário
  4. Preencha as informações:
    • A - Nome do calendário;
    • B - Data início do calendário;
    • C - Data final do calendário;
    • D - Observações (opcional).
  1. Clique em “Gerar Calendário”;
  2. Clique em “Sim” para confirmar a criação do calendário.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

2.2 - Como editar o calendário criado

Índice

Após criar o calendário com a data de início e fim, siga para a edição do mesmo. Acompanhe o passo a passo para aprender tudo sobre como editar o seu calendário.

1. No campo do calendário correspondente, clique em “Editar”;
  2. Caso queira aumentar a data final do calendário ou retroceder a data de início, clique em “Alterar data de início/término”;
  3. Selecione as datas e clique em “Estender”;
      • Este é um processo irreversível. Uma vez estendida a data, fica impossibilitada a opção de diminuir a data de término inserida no calendário.
  1. Indique quais dias do calendário serão dias letivos através da ativação do ícone;
  2. Também é possível marcar os dias um a um, e escolher a opção “Marcar dias selecionados como LETIVOS”, ou em “Marcar dias selecionados como NÃO LETIVOS”;
  3. Outra opção é a de selecionar os dias letivos ou não letivos: Filtre pelo dia da semana, marque os dias que deseja e aplique uma das opções entre “Marcar dias selecionados como LETIVOS” ou “Marcar dias selecionados como NÃO LETIVOS”;
  4. Para inserir legendas nos dias específicos, marque o dia correspondente e clique em “Aplicar Legenda em Massa
  5. Clique em “Nova Legenda” para adicionar uma nova;
  6. Insira o nome da legenda, a abreviação e a cor correspondente;
  7. Clique em “Aplicar Legenda”;
  8. Ao clicar na opção de “Importar feriados”, é possível importar automaticamente os dias dos feriados nacionais para o calendário
  9. Clique em “Salvar”.

3 - Outras configurações da rotina de calendário acadêmico

Índice

Acompanhe as instruções a seguir para aprender sobre as diversas ações possíveis na rotina de calendário acadêmico.

1. Acesse em “Cadastros”;
  2. Clique em “Calendário”;
  3. Selecione o calendário desejado;
  4. Caso queira editar, clique no ícone correspondente e siga o passo a passo do item anterior 2.2;
  5. Caso queira excluir o calendário criado, clique em “Excluir” e em “Sim” para confirmar a ação;
  6. Em “Duplicar Calendário” é utilizado para replicar um calendário específico. E ao duplicar será possível alterar o nome, as legendas e observações do calendário replicado, sem que isso influencie no calendário anterior (o que foi utilizado para a duplicação);
  7. Em “Relatórios” é possível gerar dois tipos de calendários:
    • A - Calendário Acadêmico
    • B - Calendário acadêmico com cor
  1. Para ambos os relatórios, selecione a unidade correspondente e clique em “Ok”.

4 - Videoaula

Índice

Se preferir, realize o passo a passo simultâneo assistindo essa videoaula:

Caso ainda esteja com alguma dúvida, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!

Relativo a: