Como assinar um documento online

Sumário

1 - Contexto
2 - Rotina de como assinar um documento online
   2.1 - Assinatura através do Portal do Aluno/Responsável
   2.2 - Assinatura através do e-mail

1 - Contexto

Neste artigo você aprenderá sobre como assinar um documento online. Para isso, há duas alternativas de assinatura, através do Portal do Aluno/Responsável ou diretamente pelo e-mail enviado pela escola.

Atualmente é permitido mais de uma assinatura nos documentos. Porém, o acesso e login dos assinantes são individuais. Essa definição autorizando mais de uma assinatura é definida por parte da instituição escolar.

2 - Rotina de como assinar um documento online

Acompanhe o passo a passo para entender tudo sobre como assinar documentos online referentes ao Escolaweb.

2.1 - Assinatura através do Portal do Aluno/Responsável

Siga o passo a passo para aprender sobre como assinar o documento online através do Portal do Aluno/Responsável:

1 - Acesse no Portal do Aluno/Responsável, em menu clique em Documentos e depois em Emitidos:

EMITIDOS.gif

2 - Clique em “Assinar documento”. Confirme seu nome completo, CPF e data de nascimento. Clique em “Avançar”:

Untitled.gif

3 - Há três maneiras possíveis para assinar o documento. Escolha uma delas e ao final clique em “Assinar documento”:

• A - Opção que constará no campo de assinatura a frase: “Assinado eletronicamente

• B - Opção onde o usuário pode digitar sua própria assinatura

• C - Opção em que o usuário pode desenhar sua própria rubrica

4 - No final do processo, aparecerá uma mensagem onde será possível baixar o documento assinado ou finalizar a ação.

5 - Caso seja um documento que necessite de outras assinaturas, na tela aparecerá a mensagem aguardando o recebimento das demais. E dessa forma, somente será possível realizar o download quando o documento estiver com todas as assinaturas.

2.2 - Assinatura através do e-mail

Siga o passo a passo para aprender sobre como assinar o documento online através do e-mail enviado pela instituição escolar.

1 - Ao receber o e-mail, clique em “Visualizar documento” e depois em “Assinar documento”;

2 - Selecione o nome do assinante, preencha com o CPF e data de nascimento. Clique em “Avançar”;

3 - Clique em “Assinar documento”.

E-MAIL.gif

Observação: Caso queira baixar o documento em um outro momento, basta acessar o Portal, clicar em “Documentos” e depois em "Emitidos”. Por lá, encontre o documento e clique em “Baixar documentos”.

Caso ainda esteja com alguma dúvida, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!