Sumário
1 - Contexto
2 - Rotina para gerenciar as inadimplência
2.1 - “Enviar e-mail”
2.2 - “Cobrança Externa”
2.3 - “Exportar”
1 - Contexto
A função de “Gerenciar Cobranças” é a de organizar financeiramente as cobranças da instituição. Apresentando de maneira detalhada, os clientes com situação de inadimplência.
Por padrão, ao abrir a tela de “Gerenciar Cobranças”, o sistema já apresentará os clientes que estão em inadimplência há 5 anos, com carência de 15 dias.
Neste artigo será apresentado em detalhes tudo sobre o “Gerenciar Cobranças” em seu sistema.
2 - Rotina para gerenciar as inadimplências
Acompanhe o passo a passo a seguir para entender mais sobre cada detalhe da rotina.
- Acesse em “Financeiro”;
- Clique em “Gerenciar Cobranças”;
- Clique em “Filtrar” para verificar apenas as cobranças que deseja;
- Preencha com as informações:
-
- A - Unidade;
- B - Centro de Receita;
- C - Vencimento;
- D - Situação.
- Clique em “Filtrar”;
- Para verificar as parcelas vencidas, clique na seta para abrir as informações;
- Clicando na parcela, ela aparecerá mais detalhada do lado direito da tela;
- Para ver todos os detalhes da parcela, clique na opção de “Detalhes”;
- Caso queira editar essas informações, altere o que desejar e ao final clique em “Salvar”;
- Se for necessário cadastrar observações na parcela, insira a informação e clique em “Salvar Observação”;
- Caso queira criar uma tarefa nessa parcela, clique em “Criar tarefa”;
- Preencha as informações desejadas, e clique em “Salvar”. Ela constará na agenda do sistema;
- Se essa tarefa for algo recorrente, clique na opção “Recorrente”;
- Preencha as informações do compromisso. Ao final, clique em “Salvar” e assim, ele se manterá em sua agenda;
- Clique em “Relatórios” e escolha o relatório que desejar.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
2.1 - “Enviar e-mail”
Nesta funcionalidade é possível optar por duas opções, enviar via e-mail ou SMS. A seguir, vamos acompanhar como acontece o passo a passo.
Após ter filtrado as informações desejadas:
- Clique em “Enviar e-mail”;
- Escolhendo dentre as opções, a de “Enviar e-mail”, surgirá duas escolhas;
- Escolha entre “Criar modelo de e-mail” ou “Enviar cobrança por e-mail”.
- Para a opção “Criar modelo de e-mail”:
-
- A - Clique em “Sim” para confirmar a ação;
- B - Preencha o e-mail de acordo com as informações que desejar (ele se manterá salvo no sistema);
- C - Clique em “Salvar”.
- Para a Opção de “Enviar cobrança por e-mail”;
- Escolha entre “Novo E-mail em Branco” ou “Utilizar um Modelo”;
- Novo E-mail em Branco:
-
- A - Clique em “Selecionar”;
- B - Clique em “Sim” para confirmar;
- C - Preencha as informações do modelo de e-mail;
- D - Clique em “Enviar”.
- Utilizar um Modelo:
-
- A - Selecione o modelo que deseja (eles foram salvos previamente);
- B - Clique em “Selecionar”;
- C - Clique em “Sim” para confirmar”;
- D - Preencha as informações do e-mail;
- E - Clique em “Enviar”.
- Escolhendo dentre as opções, a de “Enviar SMS”, será necessário escrever um texto sobre a inadimplência que será enviado ao cliente.
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Ponto de atenção: A opção de “Enviar SMS” é um pacote contratado à parte do sistema.
2.2 - “Cobrança Externa”
Esta opção é utilizada para informar para o sistema quais inadimplências não devem mais ser cobradas pela instituição, pois serão cobradas externamente.
Acompanhe o passo a passo para aprender como realizar essa ação.
Após ter filtrado as informações desejadas, vamos deixar as cobranças em formato de uma lista comum, sem agrupamento. Para isso, siga:
- Clique e segure o botão de “Contratante” e vai arrastando até o campo onde estão os dados que foram filtrados;
- Marque as cobranças desejadas;
- Clique em “Cobrança Externa” e em “Aplicar Cobrança Externa”;
- Clique em “Sim” para confirmar a aplicação;
- Na confirmação, clique em “Ok”;
- A partir de agora essas parcelas estão com um alerta, indicando que são cobranças externas;
- Caso queira desfazer essa ação, marque novamente as parcelas desejadas;
- Clique em “Cobrança Externa” e em “Desfazer Cobrança Externa”;
- Clique em “Sim” para confirmar a ação;
- Na confirmação, clique em “Ok”.
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2.3 - “Exportar”
Essa opção é uma alternativa para obter as informações das cobranças em formato de excel. Acompanhe o passo a passo para entender melhor como gerar este arquivo.
Após ter filtrado as informações desejadas:
- Marque as parcelas desejadas;
- Clique em “Exportar” e em “Exportar Parcelas”;
- Salve o arquivo em seu computador.
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Caso ainda esteja com alguma dúvida, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!
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