Como gerenciar as inadimplências em Gerenciar Cobranças

Sumário

1 - Contexto
2 - Rotina para gerenciar as inadimplência
   2.1 - “Enviar e-mail”
   2.2 - “Cobrança Externa”
   2.3 - “Exportar”

 

1 - Contexto

Índice

A função de “Gerenciar Cobranças” é a de organizar financeiramente as cobranças da instituição. Apresentando de maneira detalhada, os clientes com situação de inadimplência.

Por padrão, ao abrir a tela de “Gerenciar Cobranças”, o sistema já apresentará os clientes que estão em inadimplência há 5 anos, com carência de 15 dias.

Neste artigo será apresentado em detalhes tudo sobre o “Gerenciar Cobranças” em seu sistema.

2 - Rotina para gerenciar as inadimplências

Índice

Acompanhe o passo a passo a seguir para entender mais sobre cada detalhe da rotina.

  1. Acesse em “Financeiro”;
  2. Clique em “Gerenciar Cobranças”;
  3. Clique em “Filtrar” para verificar apenas as cobranças que deseja;
  4. Preencha com as informações:
    • A - Unidade;
    • B - Centro de Receita;
    • C - Vencimento;
    • D - Situação.
  1. Clique em “Filtrar”;
  2. Para verificar as parcelas vencidas, clique na seta para abrir as informações;
  3. Clicando na parcela, ela aparecerá mais detalhada do lado direito da tela;
  4. Para ver todos os detalhes da parcela, clique na opção de “Detalhes”;
  5. Caso queira editar essas informações, altere o que desejar e ao final clique em “Salvar”;
  6. Se for necessário cadastrar observações na parcela, insira a informação e clique em “Salvar Observação”;
  7. Caso queira criar uma tarefa nessa parcela, clique em “Criar tarefa”;
  8. Preencha as informações desejadas, e clique em “Salvar”. Ela constará na agenda do sistema;
  9. Se essa tarefa for algo recorrente, clique na opção “Recorrente”;
  10. Preencha as informações do compromisso. Ao final, clique em “Salvar” e assim, ele se manterá em sua agenda;
  11. Clique em “Relatórios” e escolha o relatório que desejar.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

2.1 - “Enviar e-mail”

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Nesta funcionalidade é possível optar por duas opções, enviar via e-mail ou SMS. A seguir, vamos acompanhar como acontece o passo a passo.

Após ter filtrado as informações desejadas:

  1. Clique em “Enviar e-mail”;
  2. Escolhendo dentre as opções, a de “Enviar e-mail”, surgirá duas escolhas;
  3. Escolha entre “Criar modelo de e-mail” ou “Enviar cobrança por e-mail”.
  4. Para a opção “Criar modelo de e-mail”:
    • A - Clique em “Sim” para confirmar a ação;
    • B - Preencha o e-mail de acordo com as informações que desejar (ele se manterá salvo no sistema);
    • C - Clique em “Salvar”.
  1. Para a Opção de “Enviar cobrança por e-mail”;
  2. Escolha entre “Novo E-mail em Branco” ou “Utilizar um Modelo”;
  3. Novo E-mail em Branco:
    • A - Clique em “Selecionar”;
    • B - Clique em “Sim” para confirmar;
    • C - Preencha as informações do modelo de e-mail;
    • D - Clique em “Enviar”.
  1. Utilizar um Modelo:
    • A - Selecione o modelo que deseja (eles foram salvos previamente);
    • B - Clique em “Selecionar”;
    • C - Clique em “Sim” para confirmar”;
    • D - Preencha as informações do e-mail;
    • E - Clique em “Enviar”.
  1. Escolhendo dentre as opções, a de “Enviar SMS”, será necessário escrever um texto sobre a inadimplência que será enviado ao cliente.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

Ponto de atenção: A opção de “Enviar SMS” é um pacote contratado à parte do sistema.

 

2.2 - “Cobrança Externa”

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Esta opção é utilizada para informar para o sistema quais inadimplências não devem mais ser cobradas pela instituição, pois serão cobradas externamente.

Acompanhe o passo a passo para aprender como realizar essa ação.

Após ter filtrado as informações desejadas, vamos deixar as cobranças em formato de uma lista comum, sem agrupamento. Para isso, siga:

  1. Clique e segure o botão de “Contratante” e vai arrastando até o campo onde estão os dados que foram filtrados;
  2. Marque as cobranças desejadas;
  3. Clique em “Cobrança Externa” e em “Aplicar Cobrança Externa”;
  4. Clique em “Sim” para confirmar a aplicação;
  5. Na confirmação, clique em “Ok”;
  6. A partir de agora essas parcelas estão com um alerta, indicando que são cobranças externas;
  7. Caso queira desfazer essa ação, marque novamente as parcelas desejadas;
  8. Clique em “Cobrança Externa” e em “Desfazer Cobrança Externa”;
  9. Clique em “Sim” para confirmar a ação;
  10. Na confirmação, clique em “Ok”.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

2.3 - “Exportar”

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Essa opção é uma alternativa para obter as informações das cobranças em formato de excel. Acompanhe o passo a passo para entender melhor como gerar este arquivo.

Após ter filtrado as informações desejadas:

  1. Marque as parcelas desejadas;
  2. Clique em “Exportar” e em “Exportar Parcelas”;
  3. Salve o arquivo em seu computador.

Para melhor visualização da imagem, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

Caso ainda esteja com alguma dúvida, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!

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