Sumário
1 - Contexto
2 - Enviar acessos para alunos (Individual)
2.1 - Enviando o primeiro acesso para o aluno (Individual)
2.2 - Já ocorreu o primeiro acesso anteriormente (Individual)
3 - Enviar acessos para alunos (Em Massa)
1 - Contexto
Essa rotina de acesso engloba tanto o portal quanto o aplicativo de alunos e responsáveis. O token de acesso pode ser gerado aos alunos e responsáveis já desde o princípio de seu ingresso na instituição. Porém, há situações em que pode acontecer de alguma informação estar divergente, ou alunos entrarem na escola separadamente ao longo do ano, e até mesmo ocorrer o esquecimento da senha de acesso.
Vamos acompanhar cada uma das situações possíveis para o envio de acesso do portal e aplicativo.
2 - Enviar acessos para alunos (Individual)
Nessa rotina há duas opções de realizar o envio, em ambas ela ocorrerá para um aluno de cada vez.
A 1ª situação é quando ainda não houve o envio anteriormente e o login será efetuado pela primeira vez no sistema. E a 2ª situação é quando já ocorreu o login, mas por algum motivo o usuário perdeu o acesso. Nesse 2º caso há um caminho específico a se seguir: “Desunificar” e depois em “Enviar uma nova senha por e-mail”.
Vamos entender mais sobre cada um a seguir.
2.1 - Enviando o primeiro acesso para o aluno (Individual)
- Acesse em “Gerenciar Portal”;
- Clique em “Gerenciar Acessos”;
- Clique em “Enviar Acessos para Alunos (Individual)”;
- Clique no ícone da lupa para buscar o aluno;
- Preencha as informações:
-
- Digite o nome do aluno
- Clique em “Buscar” ou dê enter no teclado
- Clique no nome correspondente
- Clique em “Selecionar”
- No campo de Login estará indicando como “NÃO POSSUI” e com isso, clique em “Enviar nova senha por e-mail”. Esse envio pode acontecer tanto para o campo do aluno, quanto para o responsável acadêmico ou financeiro;
- Insira o e-mail para ocorrer o envio e clique em “ENVIAR”;
- Para confirmar a ação, clique em “Sim”.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Pontos de atenção:
- A opção do envio por SMS é adquirida à parte no sistema;
- O botão de desunificar somente ficará ativo em casos onde já exista o login do aluno ou do responsável.
2.2 - Já ocorreu o primeiro acesso anteriormente (Individual)
Em casos onde o responsável já recebeu o token anteriormente realizando o login, mas por algum motivo não se lembra da senha, ele mesmo deve solicitar uma nova senha através do portal.
Porém, em situações onde ele não se lembra do e-mail cadastrado, por exemplo, é necessário que a instituição realize a desunificação, para então enviar um novo token de acesso em “Enviar uma nova senha”. Acompanhe a seguir o passo a passo de como acontece nessa situação:
- Acesse em “Gerenciar Portal”;
- Clique em “Gerenciar Acessos”;
- Clique em “Enviar Acessos para Alunos (Individual)”;
- Clique na lupa para buscar o aluno;
- Preencha as informações:
-
- Digite o nome do aluno
- Clique em “Buscar” ou dê enter no teclado
- Clique no nome correspondente
- Clique em “Selecionar”
- No campo de Login aparecerá o que já havia sido cadastrado anteriormente, por isso, a conta está unificada. Com isso, clique em desunificar e depois para enviar uma nova senha:
-
- A - Clique em Desunificar. Nele o login atual será cancelado, sendo possível criar um novo acesso posteriormente
- Clique em “Sim” para confirmar a desunificação.
- A - Clique em Desunificar. Nele o login atual será cancelado, sendo possível criar um novo acesso posteriormente
-
- B - Após a desunificação, o botão de Enviar nova senha por e-mail estará liberado para usar. Através dele, é enviada uma nova senha para o e-mail cadastrado
- Insira o e-mail para ocorrer o envio e clique em “ENVIAR”;
- Para confirmar a ação, clique em “Sim”.
- B - Após a desunificação, o botão de Enviar nova senha por e-mail estará liberado para usar. Através dele, é enviada uma nova senha para o e-mail cadastrado
Feito isso, o novo token chegará na caixa de entrada do e-mail cadastrado e o aluno/responsável conseguirá acessar novamente o portal/app do Escolaweb.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Ponto de atenção: A unificação e o novo envio de e-mail do acesso pode acontecer tanto para o aluno quanto para os responsáveis acadêmico e financeiro.
3 - Enviar acessos para alunos (Em Massa)
Para essa rotina, é possível enviar o acesso para muitos alunos de uma só vez. Geralmente é utilizado no início do ano letivo, onde o acesso é enviado para muitas pessoas ao mesmo tempo. Acompanhe a rotina:
- Acesse em “Gerenciar Portal”;
- Clique em “Gerenciar Acessos”;
- Clique em “Enviar Acessos para Alunos (Em Massa)”;
- Selecione as informações:
-
- A - Situação da turma;
- B - Unidade;
- C - Turmas;
- D - Destinatário
- Nesse campo será necessário realizar o envio de uma opção por vez. Sendo ela: “Alunos”, “Responsável acadêmico” ou “Responsável financeiro”.
- Clique em “Enviar” por e-mail;
- Na mensagem de aviso, clique em “Sim” para confirmar;
- Clique em “Sim” para concluir a ação e gerar uma nova senha.
Após confirmar, o envio do token de acesso será feito para todas as turmas de acordo com a configuração escolhida.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Pontos de atenção:
- A opção do envio por SMS é adquirida à parte no sistema;
- Para emitir um relatório com todos os acessos, entre em “Secretaria”, clique em “Consultar Matrícula” e em “Relatórios” é possível gerar o documento com todos os acessos de perfil. Para saber mais acesse o artigo “Como consultar os alunos matriculados”.
Caso ainda esteja com alguma dúvida, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!
Comentários (0 comentário)