Como registrar e gerenciar as movimentações do almoxarifado

Sumário

1 - Contexto
2 - Como Registrar Movimentações
   2.1 - Registrar Entrada
   2.2 - Registrar Saída
   2.3 - Registrar Devolução
   2.4 - Registrar Perda
   2.5 - Registrar Cancelamento
3 - Como encontrar as movimentações no almoxarifado
   3.1 - Como gerar Relatórios no almoxarifado

 

1 - Contexto

Índice

A aba de movimentações no almoxarifado é utilizada para registrar todas as movimentações de entrada, saída, devolução, perda e cancelamento dos materiais previamente cadastrados no sistema.

Neste artigo você aprenderá sobre como registrar essas movimentações e poderá acompanhar as outras opções de rotinas em “Movimentações”.

 

2 - Como Registrar Movimentações

Acompanhe as instruções a seguir, para aprender sobre como registrar as movimentações em seu almoxarifado.

 

2.1 - Registrar Entrada

Índice

Os registros de entrada devem ocorrer de forma individual para cada fornecedor. Siga o passo a passo para registrar a entrada em suas movimentações:

  1. Acesse em “Almoxarifado”;
  2. Clique em “Movimentações”;
  3. Clique em “Registrar Movimentações” e em “Entrada”;
  4. Preencha as informações:
    • Data do registro de entrada;
    • Unidade;
    • Fornecedor;
    • O tipo de insumo;
    • Quantidade;
    • Valor unitário;
    • Valor total (R$).
  1. Clique em “Registrar Item”;
  2. Após registrar todos os itens do mesmo fornecedor, clique em “Salvar”;
  3. No botão de “Relatório” é possível gerar a comanda;
  4. Clicando em “Nova movimentação” é possível dar início a uma nova comanda de entrada.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

Ponto de atenção: 

É possível registrar entradas de diferentes produtos de um mesmo fornecedor. Porém, caso sejam produtos de fornecedores diferentes, é necessário criar novos registros de entradas, para que seja possível conciliar o item ao fornecedor diferente.

 

2.2 - Registrar Saída

Índice

Os registros de saída devem ocorrer de forma individual para cada funcionário. Siga o passo a passo para registrar a saída de suas movimentações:

  1. Acesse em “Almoxarifado”;
  2. Clique em “Movimentações”;
  3. Clique em “Registrar Movimentações” e em “Saída”;
  4. Preencha as informações:
    • A - Data;
    • B - Unidade;
    • C - Funcionário que fará a retirada;
    • D - Setor responsável pelo material que será retirado;
    • E - Qual item será retirado;
    • F - Quantidade;
    • G - Valor unitário (R$);
    • H - Valor total (R$).
  1. Clique em “Registrar Item”;
  2. Após registrar todos os itens do mesmo fornecedor, clique em “Salvar”;
  3. No botão de “Relatório” é possível gerar a comanda de saída;
  4. Clicando em “Nova movimentação” é possível dar início a uma nova comanda de saída.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

2.3 - Registrar Devolução

Índice

Siga o passo a passo para registrar devoluções em suas movimentações:

  1. Acesse em “Almoxarifado”;
  2. Clique em “Movimentações”;
  3. Clique em “Registrar Movimentações” e em “Devolução”;
  4. Preencha as informações:
    • A - Data;
    • B - Unidade;
    • C - Funcionário que fará a devolução;
    • D - Setor responsável pela devolução;
    • E - Qual insumo será devolvido;
    • F - Quantidade;
    • G - Valor unitário (R$);
    • H - Valor total (R$).
  1. Clique em “Registrar Item”;
  2. Após registrar todos os itens para o  mesmo funcionário, clique em “Salvar”;
  3. No botão de “Relatório” é possível gerar a comanda;
  4. Clicando em “Nova movimentação” é possível dar início a uma nova comanda de devolução.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

2.4 - Registrar Perda

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Siga o passo a passo para registrar perdas em suas movimentações:

  1. Acesse em “Almoxarifado”;
  2. Clique em “Movimentações”;
  3. Clique em “Registrar Movimentações” e em “Perda”;
  4. Preencha as informações:
    • A - Data;
    • B - Unidade;
    • C - Funcionário responsável pela perda;
    • D - Qual o setor responsável pelo material;
    • E - Qual insumo foi perdido;
    • F - Quantidade;
    • G - Valor unitário (R$);
    • H - Valor total (R$).
  1. Clique em “Registrar Item”;
  2. Após registrar todos os itens para o mesmo funcionário, clique em “Salvar”;
  3. No botão de “Relatório” é possível gerar a comanda;
  4. Clicando em “Nova movimentação” é possível dar início a uma nova comanda de perda.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

2.5 - Registrar Cancelamento

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Siga o passo a passo para registrar o cancelamento de suas movimentações:

  1. Acesse em “Almoxarifado”;
  2. Clique em “Movimentações”;
  3. Clique em “Registrar Movimentações” e em “Cancelamento”;
  4. Digite o código da movimentação e clique em “Cancelar movimentação”.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

3 - Como encontrar as movimentações no almoxarifado

Índice

Siga o passo a passo para saber sobre como encontrar as movimentações do almoxarifado de seu sistema.

  1. Acesse em “Almoxarifado”;
  2. Clique em “Filtrar”;
  3. Preencha as informações:
    • A - Selecione uma ou mais unidades;
    • B - Tipo de movimentação;
    • C - Selecione um grupo ou todos;
    • D - Período.
  1. Clique em “Filtrar”;
  2. É possível buscar a movimentação através da barra de pesquisa.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

3.1 - Como gerar Relatórios no almoxarifado

Índice

Ao filtrar as movimentações desejadas, é possível gerar relatórios de extrato por grupo, por tipo e de gastos. Acompanhe o passo a passo para identificar onde encontrá-los:

  1. Acesse em “Almoxarifado”;
  2. Clique em “Relatórios” e escolha entre as opções:
      • Extrato por Grupo (Ordenado por Código);
      • Extrato por Grupo (Ordenado por Nome);
      • Extrato por Grupo (Ordenado por Data);
      • Extrato por Tipo (Ordenado por Código);
      • Extrato por Tipo (Ordenado por Nome);
      • Extrato por Tipo (Ordenado por Data);
      • Extrato por Gastos (Ordenado por Código);
      • Extrato por Gastos (Ordenado por Nome);
      • Extrato por Gastos (Ordenado por Data).
  1. Em ambas as opções, selecione a unidade e clique em “Filtrar”.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

Caso ainda esteja com alguma dúvida, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!

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