Sumário
1 - Contexto
2 - Como Registrar Movimentações
2.1 - Registrar Entrada
2.2 - Registrar Saída
2.3 - Registrar Devolução
2.4 - Registrar Perda
2.5 - Registrar Cancelamento
3 - Como encontrar as movimentações no almoxarifado
3.1 - Como gerar Relatórios no almoxarifado
1 - Contexto
A aba de movimentações no almoxarifado é utilizada para registrar todas as movimentações de entrada, saída, devolução, perda e cancelamento dos materiais previamente cadastrados no sistema.
Neste artigo você aprenderá sobre como registrar essas movimentações e poderá acompanhar as outras opções de rotinas em “Movimentações”.
2 - Como Registrar Movimentações
Acompanhe as instruções a seguir, para aprender sobre como registrar as movimentações em seu almoxarifado.
2.1 - Registrar Entrada
Os registros de entrada devem ocorrer de forma individual para cada fornecedor. Siga o passo a passo para registrar a entrada em suas movimentações:
- Acesse em “Almoxarifado”;
- Clique em “Movimentações”;
- Clique em “Registrar Movimentações” e em “Entrada”;
- Preencha as informações:
-
- Data do registro de entrada;
- Unidade;
- Fornecedor;
- O tipo de insumo;
- Quantidade;
- Valor unitário;
- Valor total (R$).
- Clique em “Registrar Item”;
- Após registrar todos os itens do mesmo fornecedor, clique em “Salvar”;
- No botão de “Relatório” é possível gerar a comanda;
- Clicando em “Nova movimentação” é possível dar início a uma nova comanda de entrada.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Ponto de atenção:
É possível registrar entradas de diferentes produtos de um mesmo fornecedor. Porém, caso sejam produtos de fornecedores diferentes, é necessário criar novos registros de entradas, para que seja possível conciliar o item ao fornecedor diferente.
2.2 - Registrar Saída
Os registros de saída devem ocorrer de forma individual para cada funcionário. Siga o passo a passo para registrar a saída de suas movimentações:
- Acesse em “Almoxarifado”;
- Clique em “Movimentações”;
- Clique em “Registrar Movimentações” e em “Saída”;
- Preencha as informações:
-
- A - Data;
- B - Unidade;
- C - Funcionário que fará a retirada;
- D - Setor responsável pelo material que será retirado;
- E - Qual item será retirado;
- F - Quantidade;
- G - Valor unitário (R$);
- H - Valor total (R$).
- Clique em “Registrar Item”;
- Após registrar todos os itens do mesmo fornecedor, clique em “Salvar”;
- No botão de “Relatório” é possível gerar a comanda de saída;
- Clicando em “Nova movimentação” é possível dar início a uma nova comanda de saída.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
2.3 - Registrar Devolução
Siga o passo a passo para registrar devoluções em suas movimentações:
- Acesse em “Almoxarifado”;
- Clique em “Movimentações”;
- Clique em “Registrar Movimentações” e em “Devolução”;
- Preencha as informações:
-
- A - Data;
- B - Unidade;
- C - Funcionário que fará a devolução;
- D - Setor responsável pela devolução;
- E - Qual insumo será devolvido;
- F - Quantidade;
- G - Valor unitário (R$);
- H - Valor total (R$).
- Clique em “Registrar Item”;
- Após registrar todos os itens para o mesmo funcionário, clique em “Salvar”;
- No botão de “Relatório” é possível gerar a comanda;
- Clicando em “Nova movimentação” é possível dar início a uma nova comanda de devolução.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
2.4 - Registrar Perda
Siga o passo a passo para registrar perdas em suas movimentações:
- Acesse em “Almoxarifado”;
- Clique em “Movimentações”;
- Clique em “Registrar Movimentações” e em “Perda”;
- Preencha as informações:
-
- A - Data;
- B - Unidade;
- C - Funcionário responsável pela perda;
- D - Qual o setor responsável pelo material;
- E - Qual insumo foi perdido;
- F - Quantidade;
- G - Valor unitário (R$);
- H - Valor total (R$).
- Clique em “Registrar Item”;
- Após registrar todos os itens para o mesmo funcionário, clique em “Salvar”;
- No botão de “Relatório” é possível gerar a comanda;
- Clicando em “Nova movimentação” é possível dar início a uma nova comanda de perda.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
2.5 - Registrar Cancelamento
Siga o passo a passo para registrar o cancelamento de suas movimentações:
- Acesse em “Almoxarifado”;
- Clique em “Movimentações”;
- Clique em “Registrar Movimentações” e em “Cancelamento”;
- Digite o código da movimentação e clique em “Cancelar movimentação”.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
3 - Como encontrar as movimentações no almoxarifado
Siga o passo a passo para saber sobre como encontrar as movimentações do almoxarifado de seu sistema.
- Acesse em “Almoxarifado”;
- Clique em “Filtrar”;
- Preencha as informações:
-
- A - Selecione uma ou mais unidades;
- B - Tipo de movimentação;
- C - Selecione um grupo ou todos;
- D - Período.
- Clique em “Filtrar”;
- É possível buscar a movimentação através da barra de pesquisa.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
3.1 - Como gerar Relatórios no almoxarifado
Ao filtrar as movimentações desejadas, é possível gerar relatórios de extrato por grupo, por tipo e de gastos. Acompanhe o passo a passo para identificar onde encontrá-los:
- Acesse em “Almoxarifado”;
- Clique em “Relatórios” e escolha entre as opções:
-
-
- Extrato por Grupo (Ordenado por Código);
- Extrato por Grupo (Ordenado por Nome);
- Extrato por Grupo (Ordenado por Data);
- Extrato por Tipo (Ordenado por Código);
- Extrato por Tipo (Ordenado por Nome);
- Extrato por Tipo (Ordenado por Data);
- Extrato por Gastos (Ordenado por Código);
- Extrato por Gastos (Ordenado por Nome);
- Extrato por Gastos (Ordenado por Data).
-
- Em ambas as opções, selecione a unidade e clique em “Filtrar”.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Caso ainda esteja com alguma dúvida, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!
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