Como gerenciar a emissão de documentos de forma digital para os alunos?

Olá! Vamos aprender a gerenciar a emissão de documentos de forma digital?

Se preferir, temos a explicação em vídeo ao final da página! ❤

Em abril de 2018, o Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria 315, que, dentre outras regulamentações, visa implementar a digitalização e gestão de todos os documentos envolvidos nos processos das atividades de instituições de Ensino Superior.

Pensando nisso, o Escolaweb desenvolveu uma ferramenta que permite a emissão de documentos de forma digital para todas as instituições de ensino. Para isso, a primeira etapa é a inclusão do Certificado Digital no sistema, que deve ser do tipo A1.

Acesse CADASTROS > UNIDADE ESCOLAR.

Preencha os dados da unidade e, em seguida, clique em PROCURAR CERTIFICADO.

CERTIFICADO.png

Após localizar o certificado em seu computador, basta selecioná-lo e inserir a senha.

Lembre-se: o certificado A1 possui validade de um ano. Nesse caso, será necessário repetir essa rotina anualmente.

Agora, obtenha o documento que deseja emitir com certificado digital. Para isso, acesse SECRETARIA > DECLARAÇÕES. Preencha os dados solicitados, selecione qual documento você deseja, clique em IMPRIMIR e salve o arquivo.

Acesse SECRETARIA > ENTREGA DE DOCUMENTOS, clique em NOVO > REGISTRAR EMISSÃO DE DOCUMENTO.

Selecione o ALUNO, a TURMA, o tipo de DOCUMENTO e clique em SELECIONAR ARQUIVO, para localizar o arquivo que você registrou na etapa anterior.

Após isso, o documento será assinado com o Certificado Digital e emitido no sistema.

CERTIFICADO2.png

Você vai observar que o documento ficará assim: emitido.png. Agora, você pode baixar o documento assinado com o Certificado Digital clicando no ícone mceclip5.png ou enviar para o aluno via e-mail clicando no ícone mceclip6.png.

Caso opte por enviar por e-mail, será exibido na tela um aviso de confirmação:

email.png

Ficou com alguma dúvida? Assista essa vídeo aula super fácil e detalhada! ❤

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda para gerenciar a emissão dos documentos digitais da instituição, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição! 😄