Sumário
1- Contexto
2- Gerenciando documentos de forma individual
2.1 - Status dos documentos
2.2 - Enviando documentos pela matrícula do aluno
2.3 - Aprovando/recusando um documento
2.4 - Outras funcionalidades
3- Gerenciando documentos de forma digital
3.1 - Filtragem de alunos
3.2 - Funcionalidades da rotina de gerenciamento de documentos digitais
3.2.1 - Novo
3.2.1.1 - Requisitar entrega de documentos
3.2.1.2 - Registrar emissão de documentos
3.2.1.3 - Registrar documento que exige assinatura
3.2.2 - Excluir selecionados
3.2.3 - Configurações
3.2.3.1 - Documentos exigidos
3.2.3.2 - Documentos emitidos
3.2.3.3 - Configurar documentos exigidos por curso
3.2.4 - Enviar e-mails
3.2.5 - Relatórios
1- Contexto
No sistema escolaweb, existem 2 formas para gerenciar a documentação exigida dos alunos; A primeira opção é realizar este processo de forma individual, pela matrícula do aluno, e a segunda opção é visualizar o processo de gerenciamento de forma coletiva, pela rotina de documentos.
Abaixo, vamos abordar cada uma das opções de forma detalhada.
2- Gerenciando documentos de forma individual
Para gerenciar documentos de forma individual, siga o passo a passo abaixo:
- No menu lateral esquerdo, clique em “Secretaria”;
- Clique em “Matrícula”;
- Clique em “Filtrar”;
- Insira o número de matrícula ou busque o nome do aluno clicando no ícone com os três pontos;
- Após clicar nos três pontos:
-
- Digite o nome;
- Clique em buscar ou dê enter no computador;
- Clique no nome do aluno;
- Clique em “Selecionar”.
- Clique em “Filtrar” para abrir a matrícula do aluno;
- Na página de matrícula do aluno, clique em “Documentos”;
- Na tabela de documentação é possível verificar as seguintes colunas :
- A - Código do documento
- B - Nome do documento
- C - Turma
- D - Ano
- E - Data da aprovação
- F - observações gerais
- G - Visível portal
- H - Situação
- I - Ações
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
2.1 - Status dos documentos
Os documentos podem conter os seguintes status:
- Aguardando envio - Se refere a documentos que estão pendentes de envio.
- Aguardando aprovação - Se refere a documentos que foram enviados e estão aguardando aprovação no sistema.
- Rejeitado - Se refere a documentos que após análise, foi constatado que foram enviados incorretamente. Neste caso, é necessário reenviar o documento..
- Cancelado - Se refere ao documento que foi cancelado após aprovação.
- Entregue - Se refere a documentos que foram enviados corretamente.
2.2 - Enviando documentos pela matrícula do aluno
Esta funcionalidade é destinada caso os documentos não sejam entregues pela rotina de matrícula online, ou seja, caso os documentos sejam entregues diretamente à escola.
Para enviar um documento pelo sistema, siga o passo a passo abaixo:
- Na matrícula do aluno, acesse a tela “Documentos”;
- Identifique o documento que deseja inserir no sistema e na coluna “Ações”, clique no ícone de upload de arquivo;
- Faça o upload do arquivo do documento;
- Caso deseje, selecione a opção sim, na tela de confirmação de entrega de documento, desta forma, o status do documento já vai constar como “Entregue”.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Observação: Caso tenha dúvidas sobre como acessar a matrícula do aluno, verifique o tópico 2- Gerenciando documentos de forma individual.
2.3 - Aprovando/recusando um documento
Para aprovar ou rejeitar um documento basta seguir o passo a passo abaixo:
- Na matrícula do aluno, acesse a tela “Documentos”;
- Na tela de documentos do aluno, clique no ícone do olho para visualizar o documento;
- Clique em “Aprovar documento” caso o documento tenha sido enviado corretamente;
-
A - Em caso de aprovação de documentação, clique em “Sim” para confirmar a ação;
-
A - Em caso de aprovação de documentação, clique em “Sim” para confirmar a ação;
- Clique em “Reprovar documento” caso o documento não tenha sido enviado corretamente;
- A - Informe o motivo da reprovação do documento;
- B - Clique em “Prosseguir”.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Observações:
Só será possível verificar o documento a partir do momento que o mesmo estiver com status “Aguardando aprovação”.
É possível cancelar um documento aprovado, aprovar um documento rejeitado ou reenviar um documento. Basta localizar o documento desejado na tela e seguir o mesmo passo a passo descrito nos tópicos acima.
2.4 - Outras funcionalidades
Na tela de gerenciamento de documentos também é possível verificar outras ações, sendo elas:
- Download: função que permite baixar um documento enviado.
- Enviar E-mail: Função que permite enviar um e-mail de solicitação de um documento que está aguardando entrega ou que foi rejeitado.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
3- Gerenciando documentos de forma digital
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Essa opção é a ideal para que os documentos sejam entregues de forma digital através do portal e/ou aplicativo. No sistema, é possível gerenciar estas entregas, concedendo a aprovação, solicitação de assinatura, armazenamento do documento ou reprovação. Tudo de forma digital e remota.
Observação:
Para usar essa forma mais completa, é preciso realizar a integração com uma conta do Google Drive no Escolaweb, pois é nela que os documentos ficarão salvos. Para verificar como realizar a integração, basta acessar o artigo Como fazer a integração com o google drive.
Para gerenciar documentos de forma digital, siga o passo a passo abaixo:
- No menu lateral esquerdo, clique em “Secretaria”;
- Clique em “Documentos”
- O sistema irá mostrar todos os documentos que foram cadastrados, desta forma, identifique o documento que deseja gerenciar
- Utilize as orientações do tópico 2 para gerenciar as ações que deseja.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
3.1 - Filtragem de alunos
É possível utilizar o filtro para selecionar alunos ou turmas. Para realizar esta ação, siga o passo a passo abaixo:
- No menu lateral esquerdo, clique em “Secretaria”;
- Clique em “Documentos”
- Clique em “Filtrar”
- Utilize as opções do filtro para selecionar o(s) aluno(s) que deseja verificar
- Clique em Filtrar para concluir a ação.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
3.2 - Funcionalidades da rotina de gerenciamento de documentos digitais
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Na tela de documentos, podemos verificar outras ações disponíveis, Abaixo, podemos verificar a função de cada uma.
3.2.1 - Novo
Ao clicar em “Novo” é possível realizar 3 ações, sendo elas:
3.2.1.1 - Requisitar entrega de documentos
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Esta rotina possibilita solicitar documentos para um ou mais alunos. Para utilizar a funcionalidade, siga o passo a passo abaixo:
- Na tela de Documentos, clique em “Novo”;
- Selecione a opção “Requisitar entrega de documentos”;
- Utilize o filtro para encontrar os alunos que deseja;
- Clique em gerar Requisição.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
3.2.1.2 - Registrar emissão de documentos
Esta rotina possibilita enviar um documento ao aluno. Para utilizar a funcionalidade, siga o passo a passo abaixo:
- Na tela de Documentos, clique em “Novo”;
- Selecione a opção “Registrar emissão de documentos”;
- Encontre o aluno a quem deseja emitir o documento;
- Selecione a turma do aluno;
- No campo “Documento”, selecione o nome do documento que irá emitir;
- Clique em “Selecionar arquivo”;
- Faça upload do arquivo;
- Caso deseje, selecione a opção sim, na tela de confirmação de entrega de documento, desta forma, o status do documento já vai constar como “Entregue”.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
3.2.1.3 - Registrar documento que exige assinatura
Esta rotina permite enviar ao aluno um documento que necessita de assinatura. Para utilizar a funcionalidade, siga o passo a passo abaixo:
- Na tela de Documentos, clique em “Novo”;
- Selecione a opção “Registrar documento que exige assinatura”;
- Escolha o aluno a quem deseja enviar o documento;
- Selecione a turma;
- Informe o nome do documento;
- Selecione quem deverá assinar o documento;
- Clique em selecionar arquivo;
- faça upload do arquivo que deseja enviar para assinatura;
- Clique em “Sim”, caso queira colocar a situação do documento como Entregue/Emitido após envio.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
3.2.2 - Excluir selecionados
Esta rotina permite a exclusão de uma ou mais solicitações de documentos. Para utilizar a funcionalidade, siga o passo a passo abaixo:
- Na tela de Documentos, selecione as solicitações que deseja excluir;
- Clique em “Excluir selecionadas”;
- Clique em “Sim” para confirmar a exclusão do registro.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
3.2.3 - Configurações
Esta rotina possibilita realizar as configurações de quais documentos a escola emite, quais documentos são exigidos na matrícula, e quais documentos são exigidos por curso.
3.2.3.1 - Documentos exigidos
Esta rotina possibilita cadastrar quais são os documentos que são exigidos na matrícula ou rematrícula. Para utilizar este recurso, siga o passo a passo abaixo:
- Na tela de Documentos, clique em “Configurações”
- Clique em “Documentos exigidos”
- No campo em branco, informe o nome do documento que deseja cadastrar e aperte enter no teclado para salvar;
- Clique no botão da coluna “Exigir na matrícula” caso o documento cadastrado deva ser exigido na matrícula.
- Clique no botão da coluna “Exigir na Rematrícula” caso o documento cadastrado deva ser exigido na rematrícula.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
3.2.3.2 - Documentos emitidos
Nesta rotina, é possível cadastrar quais documentos são emitidos no sistema. Para verificar como cadastrar um documento a ser emitido, acesse o artigo Como cadastrar os documentos que a escola irá emitir para o aluno.
3.2.3.3 - Configurar documentos exigidos por curso
Nesta rotina, é possível cadastrar quais documentos vão ser exigidos em cada curso especificamente. Para verificar como gerenciar um documento exigido, acesse o artigo Como cadastrar os documentos que a escola irá solicitar ao aluno.
Observações:
Nesta tela também é possível informar se o documento vinculado ao curso será exigido na matrícula e na rematrícula, basta acionar os botões das colunas “Exigir na matrícula” e “Exigir na Rematrícula”.
3.2.4 - Enviar e-mails
Esta rotina permite enviar e-mails de cobrança de documentação aos alunos e responsáveis. Para utilizar este recurso, siga o passo a passo abaixo:
- Na tela de Documentos, selecione o(s) documento(s) do aluno que deseja; enviar o(s) e-mail(s) de cobrança;
- Clique em “Enviar e-mails”;
- Clique em “Enviar e-mail de cobrança para os selecionados”;
- Edite o conteúdo do e-mail que deseja enviar;
- Informe um endereço de e-mail para que um e-mail teste possa ser enviado;
- Informe o nome da campanha;
- Informe o assunto do e-mail;
- Informe o nome do remetente;
- Caso necessário, modifique os campos, data e hora de envio;
- No campo “Destinatários", escolha quem receberá o e-mail;
- Clique em “Enviar E-mail de Teste”;
- Clique “OK” para concluir o envio do e-mail teste;
- Clique em “Finalizar”;
- Clique em “Sim” para finalizar o envio.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
3.2.5 - Relatórios
Na rotina de documentação, é possível emitir os seguintes relatórios:
- Carta de documentos Pendentes
- Lista de documentos pendentes
Para emitir um relatório, siga o passo a passo abaixo:
- Na tela de Documentos, clique em “Relatórios”;
- Selecione o relatório que deseja emitir;
- Selecione a unidade escolar;
- Clique em “Filtrar”.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!
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