Sumário
1- Contexto
2- Cadastro de formulários
2.1- Preenchimento de campos
2.2- Tipos de campos
2.2.1 - Texto Longo
2.2.2 - Texto Curto
2.2.3 - Escala linear
2.2.4 - Caixa de seleção - Escolha única
2.2.5 - Caixa de seleção - Múltipla escolha
2.2.6 - Upload de arquivo
2.2.7 - Número
2.2.8 - Data
2.3- Gerenciando campos
3 - Gerenciando formulários
4 - Visualização e preenchimento de formulário
4.1- Visualizando e preenchendo formulários de alunos
4.2- Visualizando e preenchendo formulários funcionários
4.3- Exportar Formulário
1- Contexto
No sistema Escolaweb, é possível criar e definir formulários padrões, os quais podem ser aplicados tanto a alunos quanto a funcionários. Com essa funcionalidade, a escola pode personalizar a coleta de dados, assegurando que todas as informações específicas e necessárias sejam registradas de maneira adequada. Isso permite uma gestão mais eficiente e organizada das informações acadêmicas e administrativas, facilitando o acesso e o controle de dados importantes.
Neste artigo, vamos verificar como cadastrar e gerenciar formulários.
2- Cadastro de formulários
Ao cadastrar um novo formulário, é necessário Informar a sua finalidade, selecionar a quem o formulário será destinado e inserir os campos de informações que serão solicitadas. Após a realização de todas estas etapas, basta salvar o formulário que ele será disponibilizado para preenchimento.
Para cadastrar um formulário siga as instruções abaixo:
- No sistema Escolaweb, clique em “Cadastros”;
- Clique em “Formulários”;
- Clique em “Novo Formulário”.
- Preencha o “Título”
- Preencha a “Relação”.
Ponto de atenção:
No Campo “relação” é necessário informar se o formulário que está sendo cadastrado será destinado para o alunos ou para funcionários.
2.1- Preenchimento de campos
- Após preencher as informações básicas do passo a passo anterior, clique em “Novo campo”;
- Em “Etiqueta”, informe o nome do campo que será cadastrado;
- Selecione o “Tipo de campo”
- Caso o preenchimento do campo que está sendo cadastrado não seja obrigatório, desmarque a opção “Obrigatório”
- Clique em “Salvar” para finalizar o cadastro do campo.
2.2- Tipos de campos
Estão disponibilizados os seguintes campos para serem adicionados ao formulário:
2.2.1 - Texto Longo
Índice
Este campo é utilizado para o preenchimento de respostas mais elaboradas. O campo permite respostas sem limite de caracteres.
É possível também informar a altura do campo, que se refere ao tamanho do campo de texto que será disponibilizado para resposta.
2.2.2 - Texto Curto
Este campo é utilizado para informações mais direcionais como datas, números de documentos, etc. Ao selecionar esta opção, é necessário informar o tipo da máscara que será utilizada. As opções disponíveis são:
- Data, no formato dia, mês e ano (DD/MM/AAAA)
- CPF
- Letras e números
- Somente letras
2.2.3 - Escala linear
Esta opção é utilizada para que possa ser selecionado um número dentre um intervalo. É possível selecionar o intervalo de números que vão ser apresentados.
Exemplo: Esta é uma opção que pode ser utilizada para quem está preenchendo fazer uma avaliação de nota ou uma pesquisa de satisfação.
2.2.4 - Caixa de seleção - Escolha única
Este campo pode ser usado para uma pergunta de múltipla escolha em que é permitido selecionar apenas uma opção.
Ao selecioná-lo é preciso informar as opções que vão ser disponibilizadas, e caso for necessário adicionar mais opções, basta clicar no botão “Adicionar opção”.
2.2.5 - Caixa de seleção - Múltipla escolha
Este campo pode ser usado para uma pergunta de múltipla escolha em que é permitido selecionar mais de uma opção.
Ao selecioná-lo é preciso informar as opções que vão ser disponibilizadas, e caso for necessário adicionar mais opções, basta clicar no botão “Adicionar opção”.
2.2.6 - Upload de arquivo
Este campo pode ser utilizado para solicitar arquivos como documentos e fotos. São permitidos arquivos de até 20MB nos seguintes formatos:
- doc
- docx
- txt
- rtf
- odt
- csv
- ppt
- pptx
- gif
- png
- jpg
- jpeg
- xls
- xlsx
- zip
- rar
- mp4
- mp3
Atenção: Só terá acesso a este campo, clientes que tem o google drive configurado.
2.2.7 - Número
Este campo pode ser utilizado para o preenchimento de um número específico. É possível informar quantas casas decimais vão ser permitidas após a vírgula, basta inserir a informação no campo “Opções”.
2.2.8 - Data
Este campo pode ser utilizado para informar uma data específica ou um intervalo de datas. Para configurar, siga o as instruções abaixo:
- No campo Opções, selecione a opção “Intervalo de datas”, caso necessário. Caso a informação a ser inserida não seja um intervalo, e sim uma data única, deixe esta opção desmarcada.
- Selecione a opção “Somente data” Caso não seja necessário informar data e hora.
- Selecione a opção “Data e hora”, caso seja preciso informar estas duas informações
2.3- Gerenciando campos.
Após salvar todos os campos que vão ser preenchidos, é possível gerenciá-los na tela do formulário. É possível utilizar as últimas colunas para as seguintes ações:
- Na coluna “Ativo”, é possível desabilitar um campo caso o mesmo não seja mais necessário no formulário. Para realizar esta ação, basta desmarcar a opção.
- Na última coluna, é possível realizar as seguintes ações:
- Duplicar campo
- Editar campo
- Excluir campo
3 - Gerenciando formulários
Na tela de formulários, é possível realizar o gerenciamento de todos os formulários que estão cadastrados. Podemos verificar as informações na seguinte ordem das colunas:
- Formulários: Mostra o nome do formulário cadastrado
- Relação: Mostra a quem o formulário é destinado, aluno ou funcionário.
- Ativo: nesta coluna é possível desativar um formulário sem a necessidade de excluí-lo, basta desmarcar a opção e o formulário não será mais disponibilizado para preenchimento.
- Na última coluna, é possível realizar as seguintes ações:
- Duplicar Formulário
- Editar formulário
- Excluir Formulário
4 - Visualização e preenchimento de formulário
Para visualizar e preencher os formulários cadastrados siga as instruções abaixo:
4.1- Visualizando e preenchendo formulários de alunos
Para visualizar e preencher formulários destinados a alunos siga o passo a passo abaixo:
- No menu lateral esquerdo, acesse em “Secretaria”;
- Clique em “Matrícula”;
- Clique em “Filtrar”;
- Insira o número de matrícula ou busque o nome do aluno clicando no ícone com os três pontos;
- Após clicar nos três pontos:
-
- Digite o nome;
- Clique em buscar ou dê enter no computador;
- Clique no nome do aluno;
- Clique em “Selecionar”;
- Clique em “Filtrar” para abrir a matrícula do aluno.
- Clique em Formulários
- Selecione o formulário que deseja responder ou visualizar.
4.2- Visualizando e preenchendo formulários funcionários
Índice
Para visualizar e preencher formulários destinados a funcionários siga o passo a passo abaixo:
- No menu lateral esquerdo, acesse Cadastros;
- Clique em “Funcionários”;
- Selecione o funcionário que deseja;
- Clique em “Formulários”;
- Selecione o formulário que deseja preencher.
4.3- Exportar Formulário
É possível exportar formulários selecionados. Para realizar a ação siga o passo a passo abaixo:
- Selecione o formulário desejado
- Clique no botão exportar.
As informações preenchidas nos campos do formulário são exportadas para uma planilha.
Comentários (0 comentário)