Sumário
1- Contexto
2- Homologação da conta
2.1 - Criação da conta
2.2 - Configurando integração
2.3 - Gerando o financeiro pelo Sicoob
2.3.1 - Gerando o financeiro do aluno pela matrícula
3- Gerenciando parcelas
3.1 - Possíveis erros ao criar uma parcela
3.2 - Cancelamento de parcela
3.2.1 - Cancelamento de parcela
3.2.2 - Exclusão de parcela
3.3 - Status das parcelas
3.3.1 - Status Ativa
3.3.2 - Status Concluída
3.3.3 - Status Removida pelo Usuário Recebedor
3.3.4 - Status “Inconsistente”
4- Visualização de boletos
4.1 - Visualização de boletos ativos
4.2 - Visualização de boletos cancelados
1 - Contexto
A integração entre o Escolaweb e o Sicoob representa uma solução eficiente para facilitar a realização de pagamentos de boletos via Pix. Esse recurso é uma alternativa moderna e conveniente, que permite às instituições educacionais oferecerem mais opções de pagamento aos seus alunos e responsáveis.
Ao realizar o cadastro da conta, o sistema automaticamente gera e insere QR Codes nos boletos emitidos. Esses QR Codes são compatíveis com o sistema Pix, permitindo que os pagamentos sejam realizados de forma rápida e segura, diretamente pelo aplicativo do banco ou instituição financeira do pagador.
A principal vantagem dessa integração é a agilidade proporcionada pelo Pix, que realiza transações em tempo real, 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados. Isso não só facilita o pagamento para os alunos e responsáveis, como também agiliza o recebimento e processamento dos pagamentos pela instituição.
Neste artigo, vamos guiá-lo passo a passo desde o processo de cadastro da conta até o gerenciamento das parcelas criadas.
2 - Homologação da conta
Antes do processo de homologação da conta, é necessário configurar a conta no aplicativo do banco Sicoob. Caso tenha dúvidas de como realizar este processo, verifique o artigo Configurando conta Sicoob.
2.1 - Cadastro da conta
Para criar uma conta Sicoob, abra o sistema Escolaweb e siga o passo a passo abaixo:
-
- A -No menu lateral esquerdo clique em “Cadastros”;
- B - Clique em “Contas”;
- C - Clique em “Nova Conta”;
- D - Clique em “Conta corrente - Integração API”;
- E - Selecione o banco Sicoob;
- F - Informe o nome da conta;
- G - Informe a data do saldo inicial;
- H - Informe o valor do saldo inicial;
- I - Clique em “Salvar”.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
2.2 - Configurando integração
Após criar a conta siga as instruções abaixo para configurar a integração
- Na mesma tela de configuração de conta, do passo 2.1, clique em configurar integração;
- Preencha os seguintes dados:
-
- A - Cooperativa;
- B - Conta;
- C - Expiração Pix;
- D - Client ID;
- E - Chave Pix;
- F - URL da API.
-
- Clique em Salvar.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Observação 1: Os dados que vão ser inseridos neste passo, são adquiridos junto ao Sicoob.
Observação 2: É necessário liberar a conta Sicoob dentro da tabela de preço. É possível verificar como realizar este procedimento no artigo Como cadastrar e/ ou editar uma tabela de preços.
2.3 - Gerando o financeiro pelo Sicoob
No momento, é possível gerar o financeiro do aluno com a conta do Sicoob individualmente pela matrícula, e também utilizá-la para cobrança na criação de eventos.
Verifique nos tópicos abaixo como realizar os procedimentos:
2.3.1 - Gerando o financeiro do aluno pela matrícula
- No menu lateral clique em “Secretaria”
- Clique em Matrícula;
- Clique no filtro;
- Filtre o aluno pelo número de matrícula, ou clique nos 3 pontos para filtrar pelo nome;
-
- A - Escreva o nome do aluno no campo em branco caso tenha optado por este recurso. (Caso tenha optado por filtrar pela matrícula, pule para o passo 5 )
- B - Clique em “Buscar”;
- C - Selecione o cliente;
- D - Clique em “Selecionar”;
- E - De volta à tela anterior, clique em “Filtrar”.
-
- Na página de matrícula do aluno selecionado, clique em “Financeiro”
- Clique em “Nova Cobrança”;
- Selecione “Mensalidade” ou “Taxa e Outros Serviços”; Veja abaixo como configurar cada opção:
Mensalidade:
-
- A - Escolha a tabela de preço desejada;
- B - Insira a conta da Sicoob;
- C - Informe o número de parcelas que vão ser geradas;
- D - Informe a data do primeiro vencimento;
- E - Defina o valor das parcelas;
- F - Clique em “Prosseguir”;
- G - Confira a simulação e depois clique em “Gerar Cobranças".
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Taxa e Outros Serviços:
-
- A - Informe qual a Taxa/Serviço;
- B - Informe o valor das parcelas;
- C - No campo cobrança, selecione a opção Bancária;
- D - No campo “Conta” selecione a conta Sicoob;
- E - Informe a data do 1° vencimento”;
- F - Informe a quantidade de parcelas"
- G - Clique em “Gerar cobranças”.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
ATENÇÃO: Ao gerar uma parcela é realizada a sincronização automática com o sistema PIX. Desta forma, assim que a parcela é criada, o QR Code do PIX já fica disponível para pagamento.
3 - Gerenciando parcelas
Para gerenciar as parcelas criadas, Siga as instruções abaixo:
- No menu lateral, clique em “Financeiro”;
- Clique em “Gerenciar boletos”;
- Clique em “Remessa digital;
- Clique em “Filtrar”;
- Selecione a conta Sicoob;
- Selecione os centros de receita desejados;
- Selecione o período das datas de vencimento desejado.
- Clique em “Filtrar”
- Visualize as parcelas criadas.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
3.1 - Possíveis erros ao criar uma parcela
- O pix não pode ser gerado com vencimento anterior à data atual.
- A data de vencimento dos descontos deve ser maior que a data atual, e menor que a data de vencimento do pix.
- O valor da parcela não pode ser zerado (100% de desconto).
- A parcela não pode conter mais de 3 descontos.
- O responsável deve conter pelo menos o CPF/CNPJ cadastrado no sistema.
- A chave pix selecionada para receber o pagamento deve estar vinculada à chave de API da conta do Sicoob.
3.2 - Cancelamento de parcela
Para cancelar uma parcela corretamente, é necessário primeiro realizar o cancelamento e depois a exclusão da mesma. Para realizar estes processos, siga as instruções abaixo:
3.2.1 - Cancelamento de parcela
- No menu lateral, clique em “Financeiro”;
- Clique em “Gerenciar boletos”;
- Clique em “Remessa digital;
- Clique em “Filtrar”;
- Selecione a conta Sicoob;
- Selecione os centros de receita desejados;
- Selecione o período das datas de vencimento desejado.
- Clique em “Filtrar”
- Selecione as parcelas desejadas;
- Clique em “Cancelar parcelas”;
- Clique em “Sim” para confirmar o cancelamento da parcela.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
3.2.2 - Exclusão de parcela
- No menu lateral clique em “Secretaria”
- Clique em Matrícula;
- Clique no filtro;
- Filtre o aluno pelo número de matrícula, ou clique nos 3 pontos para filtrar pelo nome:
-
- A - Escreva o nome do aluno no campo em branco caso tenha optado por este recurso. (Caso tenha optado por filtrar pela matrícula, pule para o passo 5 )
- B - Clique em “Buscar”;
- C - Selecione o cliente;
- D - Clique em “Selecionar”;
- E - De volta à tela anterior, clique em “Filtrar”.
-
- Na página de matrícula do aluno selecionado, clique em “Financeiro”;
- Selecione a parcela que foi cancelada;
- Clique em “Excluir Selecionadas”;
- Informe o motivo da exclusão;
- Clique em “Prosseguir”.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
3.3 - Status das parcelas
As parcelas podem ter os seguintes status/situação:
- Ativa
- Concluída
- Removida pelo Usuário Recebedor
- Inconsistente
3.3.1 - Status Ativa
Se a parcela se encontra com o status “Ativo” quer dizer que a mesma está com a cobrança PIX em aberto.
3.3.2 - Status Concluída
Se a parcela se encontra com o status “Concluída” quer dizer que a cobrança PIX em foi quitada.
3.3.3 - Status Removida pelo Usuário Recebedor
Se a parcela se encontra com o status “ Removida pelo Usuário Recebedor” quer dizer que a cobrança PIX foi cancelada.
3.3.4 - Status “Inconsistente”
Ao tentar criar uma parcela e algum erro for apresentado o status apresentado pode ser “Inconsistente”. Neste caso a parcela não foi criada, e é necessário repetir o processo de criação da mesma.
4 - Visualização de boletos
4.1 - Visualização de boletos ativos
Para visualizar os boletos referentes a uma parcela, siga as informações abaixo:
- No menu lateral, clique em “Financeiro”;
- Clique em “Gerenciar boletos”;
- Clique em “Remessa digital;
- Clique em “Filtrar”;
- Selecione a conta Sicoob;
- Selecione os centros de receita desejados;
- Selecione o período das datas de vencimento desejado.
- Clique em “Filtrar”
- Identifique a parcela desejada;
- Na coluna Boleto, clique em Visualizar;
- No link que será aberto, digite os 4 primeiros dígitos do seu CPF;
- Clique em “Acessar boleto”.
Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
4.2 - Visualização de boletos cancelados
É possível visualizar um boleto cancelado, basta seguir o passo a passo do tópico anterior.
A diferença entre um boleto ativo e um boleto cancelado é que o segundo terá uma tarja informando que o arquivo visualizado é referente a um boleto cancelado.
Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda para realizar o cadastro de contas meio de pagamento digital, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição! 😀
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