Como configurar o curso dos Itinerários e Eletivas para o Novo Ensino Médio

4 - Possíveis ações para as configurações

1 - Contexto

Índice

Os cursos de Itinerários e Eletivas acontecem no contraturno da escola, sendo eles cursados de forma extracurricular. Ambos têm como base a BNCC e fazem parte da grade curricular de forma optativa.

Recomendamos que a instituição realize o pré-cadastro de turmas, facilitando eventuais solicitações de troca de itinerário ou eletivas por parte dos alunos ao longo do período letivo.

Neste artigo você aprenderá sobre todas as configurações dos cursos de Itinerário e das Eletivas, acompanhe todas as informações a seguir.

2 - Como criar o curso de Itinerário para o ensino médio

Índice

O itinerário formativo são turmas que possuem disciplinas extracurriculares optativas com base na BNCC, com a duração de 6 meses.

2.1 - Dados do Curso Itinerários

Índice

Acompanhe o passo a passo para criar o curso de itinerário, iniciando pelos dados do curso:

3. Clique em “Novo Curso”;
  4. Em “Nível” preencha com a opção de “NOVO ENSINO MÉDIO”;
  5. Em “Classe” mantenha na opção Itinerário formativo;
  6. Preencha as informações com o asterisco de obrigatório e as demais caso queira:
    • A - Unidade;
    • B - Nome do curso;
    • C - Abreviação;
    • D - Nome completo;
    • E - Carga horária.
  1. Clique em “Série/Módulo”;
  2. Selecione as informações e ao final clique em “Adicionar”;
    • A - Quantidade de séries/módulos;
    • B - Selecione o Ordinal;
    • C - Insira o nome das séries/módulos.
  1. Clique em “Salvar”.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

2.2 - Organização Curricular Itinerários

Índice

Todas as séries criadas para o curso devem conter uma organização curricular adicionada. Siga o passo a passo para o cadastro da organização curricular:

1. Acesse em “Organização Curricular” e clique em “Adicionar Disciplinas”;
  2. Selecione a “Série/Módulo”;
  3. Marque as disciplinas desejadas e clique em “Adicionar Disciplinas”;
  4. Clique em “Salvar”.

2.3 - Conceder permissão aos usuários para os Itinerários

Índice

Após finalizar a criação do curso da classe de itinerários, é necessário conceder a permissão de acesso aos usuários que utilizarão esse curso na unidade correspondente. Para isso, acompanhe o passo a passo:

3. Na tela aparecerá todos os cursos criados, clique no ícone de permissão;
  4. Marque todas as pessoas com permissão e clique em “Conceder Permissão”.

Pontos de atenção:

• Se ao seguir este passo a passo, o usuário que deseja liberar não estiver na lista, significa que ele já possui liberação ativa;
  • Com a permissão concedida, o usuário poderá visualizar e vincular o curso para criar novas turmas.

3 - Como criar o curso de Eletivas para o ensino médio

Índice

Os cursos de Eletiva funcionam como uma disciplina de contraturno, podendo ou não ter como base a BNCC. Com isso, para essa opção é possível conter cursos profissionalizantes (Ex: programação, fotografia, teatro). Acompanhe o passo a passo para a criação da classe Eletiva.

3.1 - Dados do Curso Eletivas

3. Clique em “Novo Curso”;
  4. Em “Nível” preencha com a opção de “NOVO ENSINO MÉDIO”;
  5. Em “Classe” mantenha na opção Eletiva;
    • A - Unidade;
    • B - Nome do curso;
    • C - Abreviação;
    • D - Nome completo;
    • E - Carga horária.
  1. Clique em “Série/Módulo”;
  2. Selecione as informações e ao final clique em “Adicionar”;
    • A - Quantidade de séries/módulos;
    • B - Selecione o Ordinal;
    • C - Insira o nome das séries/módulos.
  1. Clique em “Salvar”.

3.2 - Organização Curricular Eletivas

1. Acesse em “Organização Curricular” e clique em “Adicionar Disciplinas”;
  2. Selecione a “Série/Módulo”;
  3. Marque as disciplinas desejadas e clique em “Adicionar Disciplinas”;
  4. Clique em “Salvar”.

3.3 - Conceder permissão aos usuários para as Eletivas

3. Na tela aparecerá todos os cursos criados, clique no ícone de permissão;
  4. Marque todas as pessoas com permissão e clique em “Conceder Permissão”.

Pontos de atenção:

4 - Possíveis ações para as configurações

Índice

Acompanhe, a seguir, o significado dos ícones disponíveis para algumas ações de Itinerários e Eletivas.

1. No acesso a tela de “Cursos”, observe os ícones disponíveis;
  2. Clique no ícone de editar para alterar alguma informação do curso;
  3. Para duplicar o curso, clique no ícone de duplicação;
    • A - Escolha a unidade para duplicar esse curso e clique em “Replicar”.
  1. Para gerenciar os usuários com acesso ao curso, clique no ícone correspondente. E acompanhe o passo a passo no item 3.3;
  2. Caso queira excluir um curso, clique no ícone da lixeira e em “Sim” para confirmar.
      • Somente será possível excluir cursos onde não existam turmas vinculadas a ele.
  1. É possível optar entre ver os cursos ativos ou inativos no sistema.

Caso ainda esteja com alguma dúvida, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!