Como configurar um curso da BNCC para o Novo Ensino Médio

Sumário

1 - Contexto
2 - Como criar um curso da BNCC
   2.1 - Dados do Curso
   2.2 - Organização Curricular
   2.3 - Parâmetros
3 - Outras configurações nos cursos de BNCC
   3.1 - Possíveis ações nas configurações

 

1 - Contexto

Índice

Neste artigo você aprenderá sobre como criar um novo curso da BNCC para o ensino médio e como realizar as configurações nos cursos já existentes. Acompanhe as informações a seguir.

 

2 - Como criar um curso da BNCC

Índice

Acompanhe as instruções da criação completa de um curso da BNCC para o ensino médio:

 

2.1 - Dados do Curso

  Inicie o processo de criação do curso preenchendo os seguintes dados:

  1. Acesse em “Cadastros”;
  2. Clique em “Cursos”;
  3. Clique em “Novo Curso”;
  4. Em “Nível” preencha com a opção de “NOVO ENSINO MÉDIO”;
  5. Em “Classe” mantenha na opção BNCC;
  6. Preencha as informações com o asterisco de obrigatório e as demais caso queira:
    • A - Unidade;
    • B - Nome do curso;
    • C - Abreviação;
    • D - Nome completo;
    • E - Carga horária.
  1. Clique em “Série/Módulo”;
  2. Selecione as informações e ao final clique em “Adicionar”;
    • A - Quantidade de séries/módulos;
    • B - Selecione o Ordinal;
    • C - Insira o nome das séries/módulos.
  1. Clique em “Salvar”.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

2.2 - Organização Curricular

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Siga para o cadastro da organização curricular:

  1. Acesse em “Organização Curricular” e clique em “Adicionar Disciplinas”;
  2. Selecione a “Série/Módulo”;
  3. Marque as disciplinas desejadas e clique em “Adicionar Disciplinas”;
  4. Clique em “Salvar”.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

2.3 - Parâmetros

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Finalize o processo configurando os parâmetros para a criação do novo curso:

  1. Acesse em “Parâmetros”;
  2. Defina o “Acessar portal” entre Sim ou Não;
  3. Defina o “Financeiro por hora/aula” entre Sim ou Não;
  4. Clique em “Salvar”.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

3 - Outras configurações nos cursos de BNCC

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Após finalizar a criação do novo curso, é necessário conceder a permissão de acesso aos usuários que utilizarão esse curso na unidade correspondente. Acompanhe as instruções a seguir:

  1. Acesse em “Cadastros”;
  2. Clique em “Cursos”;
  3. Na tela aparecerá todos os cursos criados, clique no ícone de permissão;
  4. Marque todas as pessoas com permissão e clique em “Conceder Permissão”.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

Pontos de atenção: 

  • Se ao seguir este passo a passo, o usuário que deseja liberar não estiver na lista, significa que ele já possui liberação ativa;
  • Com a permissão concedida, o usuário poderá visualizar e vincular o curso para criar novas turmas.

 

3.1 - Possíveis ações nas configurações

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Além da opção de permissão nas configurações, também é possível realizar outras ações. Acompanhe a seguir:

  1. No acesso a tela de “Cursos”, observe os ícones disponíveis;
  2. Clique no ícone de editar para alterar alguma informação do curso;
  3. Para duplicar o curso, clique no ícone de duplicação;
    • A - Escolha a unidade para duplicar esse curso e clique em “Replicar”.
  1. Para gerenciar os usuários com acesso ao curso, clique no ícone correspondente. E acompanhe o passo a passo no item anterior;
  2. Caso queira excluir um curso, clique no ícone da lixeira e em “Sim” para confirmar. 
      • Somente será possível excluir cursos onde não existam turmas vinculadas a ele.
  1. É possível optar entre ver os cursos ativos ou inativos no sistema.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

Caso ainda esteja com alguma dúvida, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!

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