Sumário
1 - Contexto
2 - Como criar um curso da BNCC
2.1 - Dados do Curso
2.2 - Organização Curricular
2.3 - Parâmetros
3 - Outras configurações nos cursos de BNCC
3.1 - Possíveis ações nas configurações
1 - Contexto
Neste artigo você aprenderá sobre como criar um novo curso da BNCC para o ensino médio e como realizar as configurações nos cursos já existentes. Acompanhe as informações a seguir.
2 - Como criar um curso da BNCC
Acompanhe as instruções da criação completa de um curso da BNCC para o ensino médio:
2.1 - Dados do Curso
Inicie o processo de criação do curso preenchendo os seguintes dados:
- Acesse em “Cadastros”;
- Clique em “Cursos”;
- Clique em “Novo Curso”;
- Em “Nível” preencha com a opção de “NOVO ENSINO MÉDIO”;
- Em “Classe” mantenha na opção BNCC;
- Preencha as informações com o asterisco de obrigatório e as demais caso queira:
-
- A - Unidade;
- B - Nome do curso;
- C - Abreviação;
- D - Nome completo;
- E - Carga horária.
- Clique em “Série/Módulo”;
- Selecione as informações e ao final clique em “Adicionar”;
-
- A - Quantidade de séries/módulos;
- B - Selecione o Ordinal;
- C - Insira o nome das séries/módulos.
- Clique em “Salvar”.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
2.2 - Organização Curricular
Siga para o cadastro da organização curricular:
- Acesse em “Organização Curricular” e clique em “Adicionar Disciplinas”;
- Selecione a “Série/Módulo”;
- Marque as disciplinas desejadas e clique em “Adicionar Disciplinas”;
- Clique em “Salvar”.
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2.3 - Parâmetros
Finalize o processo configurando os parâmetros para a criação do novo curso:
- Acesse em “Parâmetros”;
- Defina o “Acessar portal” entre Sim ou Não;
- Defina o “Financeiro por hora/aula” entre Sim ou Não;
- Clique em “Salvar”.
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3 - Outras configurações nos cursos de BNCC
Após finalizar a criação do novo curso, é necessário conceder a permissão de acesso aos usuários que utilizarão esse curso na unidade correspondente. Acompanhe as instruções a seguir:
- Acesse em “Cadastros”;
- Clique em “Cursos”;
- Na tela aparecerá todos os cursos criados, clique no ícone de permissão;
- Marque todas as pessoas com permissão e clique em “Conceder Permissão”.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Pontos de atenção:
- Se ao seguir este passo a passo, o usuário que deseja liberar não estiver na lista, significa que ele já possui liberação ativa;
- Com a permissão concedida, o usuário poderá visualizar e vincular o curso para criar novas turmas.
3.1 - Possíveis ações nas configurações
Além da opção de permissão nas configurações, também é possível realizar outras ações. Acompanhe a seguir:
- No acesso a tela de “Cursos”, observe os ícones disponíveis;
- Clique no ícone de editar para alterar alguma informação do curso;
- Para duplicar o curso, clique no ícone de duplicação;
-
- A - Escolha a unidade para duplicar esse curso e clique em “Replicar”.
- Para gerenciar os usuários com acesso ao curso, clique no ícone correspondente. E acompanhe o passo a passo no item anterior;
- Caso queira excluir um curso, clique no ícone da lixeira e em “Sim” para confirmar.
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-
- Somente será possível excluir cursos onde não existam turmas vinculadas a ele.
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- É possível optar entre ver os cursos ativos ou inativos no sistema.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
Caso ainda esteja com alguma dúvida, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!
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