Como fazer a conciliação de conta corrente no Escolaweb?

Olá! Vamos aprender a fazer uma conciliação de conta bancária no Escolaweb?

Se preferir, temos a explicação em vídeo ao final da página! 💙

Acesse o menu FINANCEIRO > CONCILIAÇÃO > CONCILIAÇÃO DE CONTA BANCÁRIA. Selecione a conta desejada e o período para filtrar e, depois, clique em IMPORTAR O ARQUIVO OFX.

LEMBRE-SE: para executar essa função, o arquivo deve estar baixado no seu computador.

1.png

O sistema vai importar todo o movimento da conta bancária para verificar se os débitos da conta correspondem aos registros de Contas a Pagar. Assim, é possível conciliar os registros do sistema com a movimentação da conta, como destacado abaixo:

2.png

• Os registros em VERDE indicam as movimentações que o sistema conciliou por ser compatível com as transações bancárias.

Saiba o que é possível conciliar com a conta bancária:

3.png

Importar as informações da conta bancária para o sistema é muito importante para gestão total de toda movimentação, mesmo que a tarifa seja pequena.

Analise, no seu extrato, a Tarifa Pacote de Serviços, que indica a taxa mensal de serviço do banco, por exemplo. Selecione-a e clique em PREFERÊNCIAS para lançar a despesa no Plano de Contas automaticamente:

4.png

5.png

Importe o ARQUIVO OFX quantas vezes for necessário para analisar as conciliações.

Quando o sistema não conciliar automaticamente, você pode executar de forma manual. Para isso, localize as parcelas em comum e clique em CONCILIAR, como no exemplo abaixo:

6.png

ATENÇÃO: de maneira padrão, os registros no extrato só podem ser conciliados de maneira individual, enquanto na listagem de despesas (Registros do Sistema), é possível conciliar vários registros somados para um pagamento.

Se localizar um pagamento e não conseguir localizar seus registros, cadastre-o no sistema clicando no (+) à direita e escolha o tipo de registro:

7.png

O sistema vai abrir uma janela para inserção dos dados da despesa ou da transferência para outra conta, conforme selecionado.

• Utilize a Transferência para Outra Conta, por exemplo, quando fizer um saque na sua conta corrente e desejar enviar para a conta interna da sua instituição.

8.png

Quer mais detalhamento em funções específicas? Assista essa vídeo aula! ❤

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda para realizar conciliação de conta bancária, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição! 😄