Como imprimir o boletim escolar?

Rotina: Sistema EW > Acadêmico > Boletim Escolar

Vamos aprender a imprimir o boletim escolar no Escolaweb?

Caso prefira, no final do artigo você encontra um vídeo explicativo! 😉

Resumo: O Boletim Escolar basicamente é o resultado acumulado da etapa dos alunos, e a situação final do ano desses alunos.

Para imprimir os boletins escolares, é preciso acessar ACADÊMICO, ir em BOLETIM ESCOLAR e preencher alguns campos, vamos lá?

•  Comece informando o ANO LETIVO e a UNIDADE ESCOLAR desejada;
  •  Selecione uma das turmas relacionadas;
  •  Selecione agora o aluno. Nesta opção, é possível gerar o boletim de um aluno individualmente ou de todos os alunos da turma em massa;
  • Selecione até qual etapa os dados acadêmicos serão exibidos no boletim;
  • Se desejar, insira algum texto no campo de OBSERVAÇÕES, que serão exibidos apenas neste momento de impressão do boletim.

Agora, configure o relatório com as opções abaixo, vamos conhecer também cada uma?
Veja a tela desse processo:

Podemos configurar a impressão do relatório com as opções abaixo, vamos conhecer também cada uma delas?

• IMPRIMIR O CANHOTO: Com esta seleção, o boletim será gerado com um canhoto ao final do relatório, que pode ser utilizado para controle de entrega. (Caso seu boletim seja personalizado, esta opção pode não influenciar na sua impressão)
  • AGRUPAR MATÉRIAS COMPOSTAS: Se sua instituição trabalha com disciplinas compostas, selecione esta opção e os resultados das mesmas serão exibidos agrupados, conforme a configuração da sua grade curricular. Caso opte por não selecionar, os resultados serão exibidos separadamente por subdisciplina.
  • NOTAS ABAIXO DA MÉDIA EM VERMELHO: Caso tenha necessidade de fazer essa impressão mostrando as notas abaixo da média em vermelho que estão configuradas na etapa (Secretaria > Turmas > Etapas link)
  • GERAR IMPRESSÃO EM PDF: Por comportamento padrão, o sistema permite a pré-visualização do boletim para salvar o arquivo. Selecione esta opção caso deseje apenas que seja gerado diretamente o arquivo em PDF.

Veja a tela desse processo:

Após preencher os campos, clique em RELATÓRIOS e escolha um dos relatórios disponíveis.

Veja a tela desse processo:

Observação: O Escolaweb disponibiliza uma variedade de modelos de boletins, mas se sua instituição possuir um modelo diferenciado e você deseja que este seja incluso no sistema, entre em contato com o setor técnico via ticket e solicite a personalização.

Lembrete: A impressão do boletim também pode ser feita pelo portal do aluno ou responsável.

Se você prefere ver um vídeo sobre o conteúdo acima, basta assistir a aula abaixo:

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda para realizar o cadastro ou a impressão de seus históricos, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição! 😄