Sumário
1- Contexto
2 - Entenda tudo sobre os itens para serem preenchidos em ocorrências
3 - Como cadastrar nova ocorrência
3.1 - Como consultar as ocorrências
1 - Contexto
Essa ferramenta possibilita que o professor cadastre ocorrências pelo portal acadêmico e pelo aplicativo (caso possua esse módulo contratado). Essas ocorrências podem ser positivas, negativas ou neutras.
A configuração das ocorrências ocorre para grande parte de nossas instituições, porém, ela não se encaixa em casos de escolas militares. Para elas, há um módulo disciplinar diferenciado.
Neste artigo você acompanhará como acontece a rotina de configurar as ocorrências para os alunos.
2 - Entenda tudo sobre os itens para serem preenchidos em ocorrências
Acompanhe o significado de cada informação disponível para ser preenchida no momento de registrar uma ocorrência.
- Data: Refere-se a data em que o fato ocorreu, pois a ocorrência pode ser registrada em dias posteriores ao ocorrido;
- Turma: Selecione a turma na qual o aluno envolvido está matriculado;
- Alunos: Selecione um ou mais alunos (sendo da mesma turma), para receberem a ocorrência de uma única vez;
- Ocorrência: Escolha a ocorrência pré definida. Caso precise adicionar uma nova ocorrência à parte das que estão na lista, clique em “+” e adicione;
- Tipo: Selecione o tipo de ocorrência pré definido. Caso precise adicionar um novo tipo à parte dos que estão na lista, clique em “+” e adicione;
- Pontuação: Em casos onde a instituição utilize a pontuação por comportamento, esse campo é usado para registrar quantos pontos equivalem à ocorrência tomada. Podendo ser positivo, negativo ou neutro. Ela não interfere na nota acadêmica do aluno, é usada apenas como um número referente a ocorrência;
- Descrição: É um campo utilizado para relatar um registro complementar à ocorrência;
- Providência: Este campo aparecerá apenas para a instituição. Ele é utilizado para informar qual providência a escola irá tomar mediante à ocorrência;
Pontos de atenção:
- Caso queira adicionar uma nova informação em “Ocorrência”, clique no ícone “+” e siga as instruções:
-
- A - Clique em “Clique aqui para inserir uma ocorrência”;
- B - Preencha a Descrição;
- C - Insira a pontuação, sendo positiva, negativa ou neutra (opcional);
- D - Selecione o tipo;
- E - Marque como ativo para a ocorrência se manter disponível para o professor;
- F - Dê enter no teclado para salvar. Feche a aba.
- Caso queira adicionar uma nova informação em “Tipo”, clique no ícone “+” e siga as instruções:
-
- A - Clique em “Clique aqui para adicionar um novo registro”;
- B - Insira a descrição do novo tipo de ocorrência;
- C - Dê enter no teclado para salvar. Feche a aba.
- Caso queira adicionar uma nova informação em “Providência”, clique no ícone “+” e siga as instruções:
-
- A - Clique em “Clique aqui para adicionar uma nova providência”;
- B - Insira a descrição da nova providência;
- C - Dê enter no teclado para salvar. Feche a aba.
Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".
3 - Como cadastrar nova ocorrência
Siga as instruções para efetuar a criação de uma nova ocorrência:
- Acesse em “Gerenciar Portal”;
- Clique em “Novo”;
- Clique em “Cadastrar nova ocorrência”;
- Preencha as informações:
-
- A - Data da ocorrência;
- B - Selecione na caixa de marcação caso a ocorrência esteja Visível no portal do aluno/responsável
- Se esta opção estiver desmarcada, a ocorrência ficará salva apenas no sistema e o responsável não receberá uma notificação.
-
- C - Turma;
- D - Alunos;
- E - Ocorrências;
- F - Tipo de ocorrência;
- G - Pontuação (aparecerá automaticamente de acordo com a pontuação cadastrada na ocorrência, sendo possível editá-la);
- H - Descrição;
- I - Observação;
- J - Providência.
- Clique em “Salvar”.
Feito isso, a ocorrência estará salva no sistema.
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3.1 - Como consultar as ocorrências
Após cadastrar as ocorrências elas já estarão cadastradas no sistema. Acompanhe as instruções para aprender como encontrá-las.
- Acesse em “Gerenciar Portal”;
- Clique no card de “Ocorrências”;
- Na tela aparecerá as ocorrências cadastradas;
- Para editar as ocorrências, clique no ícone de edição. Lembre-se de salvar ao final da atualização;
- Para excluir a ocorrência, clique no ícone de lixeira, e clique em “Sim” para confirmar a ação.
- Pesquise o aluno através da aba de pesquisa ou caso queira filtrar uma ocorrência específica, clique em “Filtrar” e preencha as informações:
-
- A - Selecione o aluno;
- B - A turma será filtrada a partir do aluno escolhido;
- C - Selecione a data da ocorrência;
- D - Escolha entre “Somente turmas”:
- Todas as turmas;
- Em andamento.
-
- E - Situação da matrícula;
- F - Clique em “Filtrar”.
- No ícone de “Configurações” responda entre sim ou não para as duas questões e ao final, clique em “Salvar”:
-
- A - Observações ficarão visíveis para os alunos e responsáveis?
- B - Pontuações ficarão visíveis para os alunos e responsáveis?
- Em “Nova ocorrência” será possível adicionar uma nova ocorrência, seguindo o mesmo caminho descrito no item 3;
- Em “Relatórios” é possível gerar 3 tipos. Marque os alunos na qual deseja gerar o documento e escolha entre eles:
-
- A - Extrato dos Atendimentos;
- B - Extrato por Turma;
- C - Ficha de Atendimento.
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Caso ainda esteja com alguma dúvida, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!
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