Como usar o aplicativo para professores

Sumário

1 - Contexto
2 - Como utilizar o aplicativo para professores
   2.1 - Tudo sobre a aba de “Posts”
   2.2 - Tudo sobre a aba de “Diários”
   2.3 - Tudo sobre a aba de “Chat”
   2.4 - Tudo sobre a aba de “Menu”
3 - Videoaula

 

1 - Contexto

Índice

Neste artigo você aprenderá sobre como utilizar as diversas ferramentas disponíveis para os professores no aplicativo Escolaweb. Acompanhe as instruções a seguir.

 

2 - Como utilizar o aplicativo para professores

Índice

Acompanhe o passo a passo para entender como funciona toda a rotina do aplicativo para professores.

1 - Para acessar o app, utilize o token e o verificador que foram enviados via e-mail. Ao entrar, será exibido um vídeo sobre unificação para explicar como acontece. Após o vídeo, clique em “Próximo”, visualize e responda se foi registrado ou não o login próprio;

2 - Ao entrar no App, observe as informações da barra inferior da tela:

 

 

3 - Ao clicar em “Home”, visualize as aulas do dia e filtre a data ao clicar no calendário:

 

GIF APP.gif

    • A - Para interagir, clique na aula desejada e adicione o “Conteúdo”, “Frequência”, “Tarefas” e “Ocorrências”.

4 - Clique em um dos dias e em “Conteúdo” detalhe as informações sobre o que foi lecionado. Ao final clique “Salvar”;  

    • A - O campo de “Link da videoaula” pode ser utilizado para disponibilizar vídeos ou gravações da aula;
    • B - Em “Link da sala de reunião” é utilizado em casos onde a aula seja dada por meio virtuais.

 

5 - Em “Frequência”, por padrão o sistema já marca presença para todos os alunos matriculados. Por isso, em casos de aplicação de faltas, clique na caixa de seleção do aluno e desmarque

 

 

6 - Em “Tarefas” é utilizado para adicionar atividades para os alunos:

    • A - No campo de “Adicionar arquivo” é possível anexar arquivos nos formatos JPG, JPEG, PNG, PDF;
    • B - Ao marcar a opção “Permitir o aluno enviar arquivo”, fica disponibilizado aos alunos o envio da atividade através do Portal/App;
    • C - Clique em “Salvar” para finalizar. 

7 - Em “Ocorrências” é utilizado para que sejam aplicadas as ocorrências aos alunos. Lembrando que o responsável do aluno será notificado por essa aplicação e as informações descritas nela.

    • A - Ao acessar em ocorrências, clique no ícone “+” para adicionar;
    • B - Selecione o tipo de ocorrência;
    • C - Marque os alunos que receberão a ocorrência;
    • D - Em observações, é opcional adicionar mais informações;
    • E - Clique em “Salvar”.
      • Depois de aplicada a ocorrência, o professor não conseguirá mais excluí-la. Isso só poderá ser feito pelos usuários, diretamente através do sistema.

 

 

2.1 - Tudo sobre a aba de “Posts”

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O “Post” é utilizado para criar comunicados para as turmas.

  1. Ao acessar em posts, clique no ícone “+” para adicionar;
  2. Insira o título e a legenda. Também é possível inserir imagens ou arquivos na publicação. Defina quem poderá ver a publicação, e em “comentários privados” é desabilitado a visualização geral dos comentários entre si na publicação;
  3. Ao final, clique em “Salvar”. 

 

2.2 - Tudo sobre a aba de “Diários”

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Acesse “Diário” para utilizar alguns recursos facilitadores. Utilize o filtro do canto superior direito para alternar entre as disciplinas e turmas que deseja acessar. 

1 - Clique em “Aulas” para acessar todas as aulas lançadas de acordo com a turma/disciplina filtrada. 

    • A - Clique no ícone de edição para adicionar o conteúdo, frequência, tarefas e ocorrências em cada dia de aula;
    • B - Clique no ícone da lixeira para remover a aula;
    • C - Clique no ícone de “+” localizado no canto superior direito para adicionar aulas manuais de acordo com o dia selecionado. 

2 - Em “Avaliações” é possível realizar os lançamentos de notas. Lembrando que as avaliações disponíveis no app são configuradas diretamente no sistema Escolaweb e de responsabilidade dos usuários da instituição.

    • A - Ao acessar as Avaliações, clique em “Lançar notas”;
    • B -Insira a nota correspondente e clique no ícone de confirmação no canto superior direito da tela. Dessa forma as notas ficarão registradas. 

3 - Em “Calendário” é possível acessar os eventos de cada dia, configurados pela própria instituição no sistema;

4 - Em “Observações” é utilizado para inserir informações importantes nos diários. 

    • A - Ao acessar as Observações, clique no ícone “+” para adicionar uma nova;
    • B - Clique em “Salvar”.

5 - Em “Ocorrências” é possível observar todos os alunos que possuem ocorrências aplicadas. Para ver os detalhes de cada ocorrência, clique no nome do aluno;

 

6 - A aba de “Tarefas” é utilizada para gerenciar as atividades enviadas aos alunos. Nesta tela serão apresentadas as atividades e as datas correspondentes a cada uma delas.

    • A - Clique no ícone de edição para realizar alterações na atividade. Ao final, clique em “Salvar”;
    • B - Para excluir a atividade, clique no ícone da lixeira;
    • C - Para baixar a tarefa em seu dispositivo, clique no ícone de download correspondente.

7 - Em “Arquivos” é possível disponibilizar e gerenciar documentos para a turma. Para essa ferramenta, pode ser utilizada para o envio de um livro, apostila ou de como será a divisão da etapa (avaliações de conteúdo).

    • A - Ao acessar em Arquivos, clique no ícone “+” para adicionar um novo arquivo;
    • B - Preencha com o título do documento, clique em “Adicionar anexo”;
    • C - Após inserir o anexo, clique em “Salvar”;
    • D - Para excluir a atividade, clique no ícone da lixeira.

 

 

2.3 - Tudo sobre a aba de “Chat”

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O Chat no app é utilizado para o contato entre o professor e aluno, e entre professor e responsável.

1 - Para iniciar a conversa, clique no ícone correspondente no canto inferior direito;

2 - Selecione o aluno para conversar ou arraste para o lado direito e escolha entre iniciar a conversa com o responsável (acadêmico ou financeiro).

 

2.4 - Tudo sobre a aba de “Menu”

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Neste campo, algumas ações ficam disponíveis como uma forma de atalho, como o chat e o post.

1 - Em “Horário” é possível visualizar as disciplinas, os horários e os dias das aulas:

 

2 - Em “Resumo do dia” é utilizado para realizar lançamentos sobre como foi o dia do aluno. Como por exemplo, para alimentação, higiene, comportamento, etc. 

    • A - Ao acessar em Resumo do dia, clique no ícone no ícone de edição;
    • B - Selecione a resposta e aplique para cada aluno;
    • C - Ou marque mais alunos de uma só vez, escolha a resposta e clique em “Replicar”.
      • O Resumo do dia é voltado para a educação infantil, porém, também é possível utilizar nos demais cursos;
      • As opções de respostas são configuradas previamente por parte da escola, através do sistema Escolaweb.

 

3 - Videoaula

Índice

Se preferir, realize o passo a passo simultâneo assistindo essa videoaula:

 

Caso ainda esteja com alguma dúvida, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!

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