Como corrigir uma prova usando o corretor de provas?

Vamos aprender a corrigir uma prova usando o corretor de provas do Escolaweb?

Caso prefira, no final do artigo você encontra um vídeo explicativo! 😉

O corretor de provas facilitará a vida pedagógica, pois de forma prática ele corrigirá os gabaritos dos alunos, pontuando e, caso configurado, lançando as notas automaticamente.

Lembrando que é um módulo a parte e que deve estar contratado, ok? 😊

Siga as orientações abaixo para aprender como realizar esse procedimento.

Acesse CORRETOR DE PROVAS no menu lateral esquerdo e clique em NOVA PROVA.

2bbe9a8c-847c-41a3-b96e-823c2fa00bbf.png

Agora você precisará preencher algumas informações para cadastrar a prova e posteriormente será cadastrado o gabarito desta prova:

55e540ba-ec5f-4ed7-8edc-4d2d4d4267f6.png

Campos a serem preenchidos:

• Nome da prova: Você deverá colocar um nome para esta prova, exemplo: PROVA GEOGRAFIA.
  • Nome abreviado: Escolha uma sigla para esta prova.
  • Ano letivo: Utilizado para filtrar as turmas logo abaixo.
  • Unidade: Unidade em que ocorrerá a prova.
  • Curso: Escolha um curso.
  • Turma: Agora informe para qual turma esta prova será aplicada.
  • Etapa: Coloque uma etapa (bimestre, trimestre, semestre).
  • Data da prova: quando esta prova será aplicada.

Clique em SALVAR. Agora do lado direito, como citado anteriormente, iremos cadastrar o gabarito. Para isso clique em ADICIONAR QUESTÃO:

694c21d5-f86b-43ba-8153-2222a56c8247.png

Uma nova janela será aberta onde você preencherá os dados referentes as questões da prova.

34ea331e-eacb-463c-93e5-0ba72abbf6b3.png

• Nos primeiros campos você irá escolher quais questões desta prova são referentes a uma determinada disciplina. Veja que no exemplo da imagem acima as questões de 1 a 10 serão relacionadas a disciplina de Língua Portuguesa.
  • Logo depois, você deverá escolher uma AVALIAÇÃO. Aqui você pode selecionar uma avaliação que já foi replicada para esta disciplina ou clicar no botão + para criar uma nova avaliação. Este campo não é obrigatório, porém é muito interessante, porque caso você escolha usar uma avaliação, posteriormente o sistema lançará a nota automaticamente quando esta prova for corrigida.
  • Defina o valor de cada questão. Neste exemplo, se você colocasse 1 ponto, esta prova teria 10 questões, com cada uma valendo 1 ponto, totalizando 10 pontos.

Fique atento ao valor da avaliação para definir o valor de cada questão!

Para finalizar clique em INSERIRRepita este processo caso essa sua prova tenha mais de uma disciplina, como acontece em um simulado

Após inserir as questões, a tela deverá ficar como na imagem abaixo.

5d4c74e9-493b-4f0e-952d-c0d7c6084911.png

Repare nas marcações. São campos que podem ser alterados, principalmente as RESPOSTAS. Altere cada questão para a resposta correta, para isso utilize as letras A, B, C, D ou E. Se for uma questão de VERDADEIRO OU FALSO, utilize as letras V ou F. O valor individual de cada questão também poderá ser alterado.

Quando necessário, clique em ANULAR para "cancelar" uma questão, dessa forma, o ponto será adicionado ao aluno automaticamente na pós correção.

Lembre-se de SALVAR após alterar as informações do gabarito.

Agora você precisará imprimir os gabaritos para os alunos. Para isso, acesse RELATÓRIOS e escolha uma das opções apresentadas. Você perceberá que o gabarito possui questões fixas de 1 a 105, oriente seus alunos a marcarem somente o necessário.

Vamos a correção:

1c450fbf-5948-45af-b0cf-e529d518db1c.png

Voltando ao Dashboard, passe o mouse sobre uma prova que deseja corrigir e clique na opção CORRIGIR. Posteriormente, clique em ARQUIVO para selecionar os gabaritos preenchidos dos alunos.

b751dafa-2cbf-4b17-bf4c-340dc24567b3.png

Após escolher os arquivos o sistema validará os gabaritos e fará a leitura de todos eles indicando em uma cor AZUL os corretos e em VERMELHO os incorretos.

Caso algum dê errado, refaça a leitura dos gabaritos clicando em RECOMEÇAR LEITURA. Tente de repente, escanear novamente para ter um novo arquivo.

9fede504-b880-401f-bc49-ab6dec541ef8.png

Arquivos verificados? Clique em AVANÇAR.  Logo em seguida o sistema lhe mostrará uma nova tela com as RESPOSTAS CORRETAS e as RESPOSTAS DOS ALUNOS.

0174df88-df92-4a23-97de-1c0d6964b904.png

Clique em CONCLUIR e o sistema calculará a nota de cada aluno em cada disciplina.

45077003-47fc-4202-9d97-e68b868ac2a4.png

Clique em EXPORTAR para gerar uma planilha com as informações de notas ou com as respostas. Posteriormente Finalize a correção.

3de21be5-2277-4d43-b5e9-45162e34ff0f.png

Processo finalizado!

Voltando ao Dashboard, ainda é possível analisar esta prova corrigida e obter diversas informações muito bacanas, além de ser possível gerar um Ranking desta prova ou entre provas corrigidas!

Se você prefere ver um vídeo sobre o conteúdo acima, basta assistir a aula abaixo:

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda para realizar o cadastro ou a impressão de seus históricos, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição! 😄