Como cadastrar uma prova no corretor de provas

Sumário

1 - Contexto
2 - Como cadastrar uma prova
   2.1 - Outras configurações do corretor de provas

 

1 - Contexto

Índice

O corretor de provas no sistema Escolaweb é utilizado para contabilizar as questões das provas aplicadas aos alunos. Nele é necessário que as avaliações estejam previamente configuradas na etapa escolhida, sendo possível escolher tanto as avaliações quanto as recuperações.

Acompanhe neste artigo o passo a passo de como cadastrar uma prova na rotina de corretor de provas do Escolaweb.

 

2 - Como cadastrar uma prova

Índice

Siga o passo a passo para cadastrar uma prova em seu corretor:

  1. Acesse em “Corretor de provas”;
  2. Clique em “Nova prova”;
  3. Preencha com as informações:
    • A - Nome da prova;
    • B - Nome abreviado;
    • C - Ano letivo;
    • D - Unidade.
    • E - Curso;
    • F - Turma.
    • G - Etapa;
    • H - Data em que a prova foi aplicada.
  1. Clique em “Salvar”;
  2. Clique em “Nova Questão” e preencha as informações:
    • A - Quantidade de questões da disciplina selecionada;
    • B - Disciplina;
    • C - Avaliação;
    • D - Valor por questão desta disciplina
  1. Clique em “Inserir”
  2. Escolha a resposta correspondente de cada questão;
  3. Clique em “Salvar”.

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

2.1 - Outras configurações do corretor de provas

Índice

Após o cadastro da prova, é possível realizar algumas configurações no corretor. Acompanhe a seguir:

  1. Acesse em “Corretor de Provas”;
  2. Na prova correspondente, clique em “Editar”;
  3. Para cancelar a prova, clique em “Cancelar Prova”;
  4. Para duplicar a prova, clique em “Duplicar Prova” e preencha as informações:
    • A - Nome da prova;
    • B - Nome abreviado;
    • C - Selecione para qual turma deseja duplicar a prova atual;
    • D - Clique em “Duplicar”.
  1. Para anular a questão, clique em “ANULAR” e em “Sim” para confirmar a ação;
  2. Para excluir a questão, clique no ícone da lixeira;
  3. Para finalizar as configurações, clique em “Salvar”;
  4. Em “Relatórios” é possível gerar dois tipos de gabaritos:
    • A - Gabarito com Zebra;
    • B - Gabarito sem Zebra (recomendado).

Para melhor visualização do passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

Ao clicar para gerar um dos relatórios, no sistema aparecerá algumas instruções. Acompanhe atentamente a todas elas e clique em “Avançar” e depois em “Imprimir” para gerar o gabarito desejado.

Após o cadastro da prova no corretor e a aplicação da prova para os alunos, siga para o artigo de “Como corrigir uma prova usando o corretor de provas”.

 

Pontos de atenção:

  1. Recomendamos o Gabarito sem zebra, pois, em algumas impressões, a zebragem pode ficar escura e dificultar a leitura;
  2. Oriente que os alunos utilizem caneta preta e preencha todo o círculo da alternativa. Não é possível garantir a leitura do gabarito que for preenchido com outras cores de caneta;
  3. Atenção com o alinhamento. A folha precisa estar alinhada para que o sistema faça a leitura do gabarito;
  4. Atente-se para não haver falhas e rasuras na folha, para que o sistema consiga ler corretamente o gabarito.

 

Caso ainda esteja com alguma dúvida, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!

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