Como fazer uma transferência de turma?

Olá! Vamos aprender a fazer uma transferência de turma?

⚠️Atenção⚠️  Essa rotina também é válida para o novo ensino médio, ao que se refere as notas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para transferir o aluno de turma, é preciso ter atenção com alguns pontos. A transferência de turma só pode ser realizada de forma individual.

Para começar, acesse SECRETARIA > MATRÍCULA e selecione o aluno que seja transferir.

Na tela de matrícula do aluno, existe um campo informando a turma em que o aluno está matriculado. Na frente deste campo, tem o botão para transferência de turma (conforme representado na imagem abaixo).

Ao clicar nesse botão, uma nova janela será aberta para que você informe a turma de destino (para qual turma o aluno irá) e a data de transferência.

Observação: a data de entrada do aluno nos diários será um dia após a data da transferência. Ex.: se o aluno for transferido dia 31/06, a sua data de entrada na turma destino será dia 01/07.

Com a turma de destino e data de transferência selecionadas, está na hora de associar as disciplinas

Essa associação é extremamente importante, pois é por meio dela que as notas e a frequência do aluno serão transferidas. Para associar as avaliações, clique no símbolo AB da coluna 'ASSOCIAR AV', depois, clique em CONCLUIR.

Com as disciplinas associadas, clique em CONCLUIR TRANSFERÊNCIA.

TRANSFER_NCIA_CONCLU_DA.gif

Se as avaliações não forem associadas, o sistema informará "dados faltantes" e será necessário inserir uma frase de confirmação que constará na tela (como representado abaixo). Feito isso, clique em CONCLUIR TRANSFERÊNCIA. 😀

Observação: Ressaltamos que é essencial associar as avaliações para evitar problemas futuros.

dados_faltantes.gif

Observação: A frase deve ser exatamente igual o sistema solicita. Qualquer alteração ou caractere diferente, o usuário não vai conseguir realizar a transferência. Isso inclui ponto, vírgula e até mesmo um espaço no final. Atente-se!

Após a realizar a transferência, o sistema vai registrar nas OBSERVAÇÕES da matrícula do aluno informações como: o usuário que executou a transferência, a data que a transferência foi realizada, a turma de origem e destino do aluno e se as disciplinas foram associadas. Esses registros são importantes para conferências posteriores.

IMPORTANTE!

Para realizar a transferência de turma, você precisa atentar-se às seguintes regras:

• Para uma transferência no meio da etapa, as notas da turma de origem NÃO serão transferidas para a turma de DESTINO se as avaliações não forem associadas.
  • Após concluir a transferência do aluno, NÃO será possível alterar os registros do aluno (faltas ou notas) da turma de ORIGEM.
  • Considerando o tópico anterior, ao consultar as notas no sistema, pode haver divergência entre as notas de ORIGEM e as notas de DESTINO, caso as notas da turma de destino sejam alteradas.
  • O aluno NÃO poderá ser transferido novamente para a sua turma de origem. Neste caso, será necessário CANCELAR A TRANSFERÊNCIA do aluno e relançar as notas da turma de destino na turma de origem.
  • As turmas de origem e destino devem possuir as mesmas configurações: curso, série/ módulo, ano letivo, organização curricular, configurações de etapas, etc.

Observação: Recomendamos que a transferência seja feita após o fim da etapa de cadastro/configuração de turma.

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda para realizar uma transferência de turma, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição! 😄