Integração de horários com o Urânia

Vamos aprender sobre o Urânia?

Siga as orientações abaixo para aprender como utilizá-lo.

Urânia é um software muito conhecido que tem o objetivo de montar a grade de horários da sua instituição.

O Escolaweb possui uma integração onde é possível exportar todos os dados necessários para o Urânia em um único arquivo. Lendo esse arquivo, o Urânia tem os dados necessários para montar os horários e após a montagem, ele permite exportar um arquivo com todas as configurações. O Escolaweb faz a leitura desses dados e insere automaticamente todos os horários em todas as turmas.

• Observação 1: O Urânia no Escolaweb é apenas uma integração, é de responsabilidade do cliente ter conhecimento do uso da plataforma Urânia para a montagem dos horários.
  • Observação 2: Para que a integração funcione, não é possível importar dados já cadastrados no urânia, a montagem dos horários deve ser feita usando o arquivo exportado pelo Escolaweb, ou seja, se você já tiver os horários montados, terá de fazê-los novamente. Isso ocorre por divergência nos códigos das disciplinas e professores.

Antes de qualquer coisa, tenha certeza que a organização curricular das suas turmas estejam devidamente configuradas, principalmente a coluna C.H. SEMANAL.

Se for preciso, acesse nosso artigo: Como configurar Turmas.

Então, vamos a integração Urânia:

Acesse o menu Secretaria, e vá em Integração com Urânia. Na janela que for aberta clique sobre a opção: Exportar Arquivo para o Urânia.

26f03afa-ecf5-4366-8dc4-638544123fc8.png

Selecione as turmas que deseja montar a grade de horários. Depois clique em AVANÇAR.

5e026beb-497c-48b9-b814-d84aad9c0563.png

Preencha as colunas DIAS DE AULA e QTD AULAS POR DIA para cada uma das turmas, de acordo com a necessidade de sua escola.
Depois clique em AVANÇAR.

7b7228b3-f6d6-4b6d-9e97-9e5712a55ede.png

Agora clique em GERAR ARQUIVO. O arquivo será gerado com nome URANEXP.XML e será salvo na sua área de trabalho.

03cb5826-4805-4dfb-b5f4-630ca364f4cd.png

Após realizar os passos acima, acesse a plataforma urânia e procure pelo menu de importação para importar o arquivo gerado pelo Escolaweb. A partir daí monte sua grade de horários. Após a montagem procure o menu de exportar e exporte um arquivo semelhante ao arquivo gerado pelo Escolaweb e guarde esse arquivo. Caso tenha dificuldade nesse passo, pedimos que entre em contato com o suporte do Urânia para dúvidas ou treinamento. Ok?!

Com o arquivo gerado pelo Urânia e salvo no seu computador, volte ao primeiro passo dessa sequência e clique na opção: Importar arquivo do Urânia para o Escolaweb. Será aberta uma janela para selecionar o arquivo do seu computador. Após selecionado, você irá concluir o processo de importação dos dados.

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda para realizar a integração com Urânia, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição!