Portaria

Sumário

1 - Contexto
2 - Configurações gerais
   2.1 - Cadastrando nova Portaria
   2.2 - Cadastrando cartão de visitante
   2.3 - Exportando Lista de cartões
3- Iniciar e finalizar uma visita
   3.1 - Iniciando visita
      3.1.1 - Adicionando visitante
   3.2 - Finalizar visita
4- Gerenciando visitas
   4.1 - Acessos
   4.2 - Acessos por turma
   4.3 - Visitantes
   4.4 - Ausências

  4.5 - Registro de faltas 

 

 

1- Contexto

Índice

A rotina de portaria desempenha um papel essencial na gestão das entradas e saídas dos alunos na instituição. Esse processo não apenas registra a movimentação dos estudantes, mas também assegura que todas as informações sejam atualizadas. Além disso, a rotina de portaria pode estar integrada com uma catraca ou controle de acesso. 

Essa integração permite que os dados sejam sincronizados, reduzindo a possibilidade de erros e aumentando a eficiência na administração da escola. Com um sistema bem estruturado, é possível monitorar a frequência dos alunos, identificar padrões de entrada e saída, e agir rapidamente em caso de irregularidades. Dessa forma, a rotina de portaria não apenas organiza a movimentação dos alunos, mas também contribui para um ambiente escolar mais seguro e eficiente.

 

2- Configurações gerais

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Nesta rotina, vamos mostrar como realizar o cadastro de uma nova portaria, cadastrar um cartão de visitante e exportar lista de cartões. 

 

2.1 - Cadastrando nova Portaria 
Índice

Nesta configuração é possível inserir o nome das portarias existentes na instituição.

Exemplo: ENTRADA PRINCIPAL e SAÍDA.


Para cadastrar uma nova portaria, abra o sistema Escolaweb e siga o passo a passo abaixo:

  1. No menu lateral esquerdo, clique em “Portaria”;
  2. Clique em “Configurações”; 
  3. Clique em “Cadastrar Portaria”;
  4. Informe o nome da portaria que deseja cadastrar.

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

2.2 - Cadastrando cartão de visitante

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Nesta configuração é possível cadastrar o número do cartão criado para o visitante. 

Para cadastrar um cartão visitante, siga o passo a passo abaixo: 

  1. No menu lateral esquerdo, clique em “Portaria”;
  2. Clique em “Configurações”; 
  3. Clique em “Cadastrar Cartões de Visitantes”;
  4. Informe o número do cartão do visitante.

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

2.3 - Exportando Lista de cartões 

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Exportar lista de cartões consiste em  gerar um arquivo .txt contendo os números dos cartões referentes aos cadastros efetuados no sistema.

 

Para exportar a lista, abra o sistema Escolaweb e siga o passo a passo abaixo: 

  1. No menu lateral esquerdo, clique em “Portaria”;
  2. Clique em “Configurações”; 
  3. Clique em “Exportar Lista de Cartões”;
  4. Informe os seguintes dados:
    • A - Situação da turma; 
    • B - Ano letivo;
    • C - Unidade; 
    • D - Turmas; 
    • E - Situação da Matrícula;
    • F - Marca da catraca;
    • G - Incluir Funcionários;
    • H - Incluir Cartões de visitantes. 
  5. Clique em Exportar; 
  6. Clique em Ok para concluir a ação.

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

Observações

  • Caso deseje incluir funcionários e cartões de visitantes, basta clicar e ativar as caixas de seleção referente a cada opção.
  • Ao clicar em exportar, o sistema vai lhe informar a pasta que o arquivo foi gerado. você pode verificar a pasta de destino na tela do passo 6.

 

3- Iniciar e finalizar uma visita 

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Nesta rotina, podemos iniciar e finalizar uma visita de pessoas que não estão cadastradas na instituição, desta forma é possível verificar a data e horário de entrada e saída do visitante.

 

3.1 - Iniciando visita

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Para iniciar uma visita, abra o sistema Escolaweb siga o passo a passo abaixo:

  1. No menu lateral esquerdo, clique em “Portaria”;
  2. Clique em “Iniciar Visita”;
  3. Selecione ou adicione um visitante
  4. Informe o número do cartão de visitante e aperte a tecla “Enter” no teclado;
  5. Clique em Iniciar visita. 
  6. Clique em “Ok” para concluir a ação. 

 

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

Observação: o número do cartão de visitante tem de ter sido cadastrado previamente para ser utilizado neste passo a passo. Caso tenha dúvidas sobre como cadastrar um cartão de visitante, verifique o tópico 2.2 - Cadastrando cartão de visitante.

 

3.1.1 - Adicionando visitante

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Para cadastrar um visitante, basta seguir as orientações abaixo: 

  1. No menu lateral esquerdo, clique em “Portaria”;
  2. Clique em “Iniciar Visita”;
  3. Clique no ícone de adicionar visitante;
  4. Você pode informar os seguintes dados:
    • A - Nome; 
    • B - Sexo;
    • C - CPF;
    • D - Telefone; 
    • E - Celular; 
    • F - E-mail;
    • G - CEP;
    • H - Endereço; 
    • I - Cidade; 
    • J - Bairro; 
    • K - foto;
  5. Clique em Salvar. 

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

Observação: Os dados obrigatórios para realizar o cadastro de um visitante são Nome e CPF. O restante das opções de cadastro de informações, são opcionais.

 

3.2 - Finalizar visita

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Para finalizar uma visita, siga o passo a passo abaixo: 

  1. No menu lateral esquerdo, clique em “Portaria”;
  2. Clique em “Finalizar Visita”;
  3. Digite o número do cartão de visita e clique na tecla “Enter” do teclado;
  4. Clique em “Finalizar Visita”;
  5. Clique em “OK” para concluir a ação. 

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

4- Gerenciando visitas

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4.1 - Acessos

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Nesta opção é possível analisar todas as entradas e saídas já realizadas de forma geral ou individual dependendo do filtro. Para acessar a tela de acessos, siga o passo a passo abaixo: 

  1.  No menu lateral esquerdo, clique em “Portaria”;
  2. Clique em “Acessos”.

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

Observação: É possível utilizar o filtro para viasualizar informações específificas. Basta inserir o número do cartão, o nome do aluno e o período. 

 

4.2 - Acessos por turma 

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Nesta opção é possível visualizar as entradas e saídas mediante filtro das turmas desejadas. Para acessar a tela de acessos por turma, siga o passo a passo abaixo: 

  1.  No menu lateral esquerdo, clique em “Portaria”;
  2. Clique em “Acessos Por turma”;
  3. Clique em “Filtrar”
  4. Insira as seguintes informações:
    • A - Ano
    • B - Unidade
    • C - Turma
    • D - Data 
  5. Clique em Filtrar 
  6. Visualize os registros

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

Observação: É possível utilizar o filtro para visualizar informações específicas. Basta inserir o número do cartão, o nome do aluno e o período. 

 

4.3 - Visitantes 

Índice

Nesta opção é possível visualizar as entradas e saídas dos visitantes. Para visualizar os registros, siga o passo a passo abaixo: 

  1.  No menu lateral esquerdo, clique em “Portaria”;
  2. Clique em “Visitantes”;
  3. Visualize os registros.

 

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

Observação: É possível utilizar o Filtro utilizando um CPF, para visualizar todas as entradas e saídas de um visitante.

 

 

4.4 - Ausências

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Nesta opção é possível visualizar os alunos de acordo com o último acesso realizado, mediante filtro realizado em tela. Para visualizar os registros, siga o passo a passo abaixo: 

  No menu lateral esquerdo, clique em “Portaria”;

  1. Clique em “Ausências”;
  2. Clique em “Filtrar” 
  3. Informe as seguintes informações;
    • A - Ano 
    • B - Unidade
    • C - Turma
    • D - Data
  4. Clique em “Filtrar”

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

 

4.5 - Registro de Faltas

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Esta funcionalidade compara informações de entrada e saída dos alunos para verificar quem faltou, de acordo com os horários cadastrados nas turmas. Para utilizar a funcionalidade, Abra o sistema Escolaweb e siga o passo a passo abaixo: 

  1. No menu lateral esquerdo, clique em “Portaria”;
  2. Clique em “Registro de Faltas”;
  3. Informe a Data da Conferência;
  4. Clique em “Lançar Faltas”;
  5. Clique em “Sim” para completar a ação.

Para melhor visualizar o passo a passo, clique nos 3 pontinhos e selecione "Entrar no modo Tela cheia".

 

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe de Relacionamento com o Cliente via chat, ticket ou e-mail. Estamos à disposição! 

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