Visão geral sobre como trabalhar com cheques pré-datados no Escolaweb

Olá! Vamos aprender a trabalhar com cheques pré-datados no sistema Escolaweb?

Se preferir, temos a explicação em vídeo ao final de cada passo a passo! 💙

1. Como fazer o controle de cheque pré-datado no sistema Escolaweb?

Existem 3 modos de fazer o controle de cheques pré-datados no sistema e você vai aprender a seguir. Primeiro, cadastre no sistema uma conta de cheque pré-datado para receber as mensalidades por essa conta.

Visualize a listagem da sua gaveta de cheques e observe quais são os cheques disponíveis e com data futura.

1.png

MODO 1

• Você pode transferir os cheques para outra conta de cheque pré-datado, caso seja necessidade da sua instituição.

2.png

MODO 2

• A conta de cheque não executa operações de pagamentos de despesa utilizando cheques. Não recomendamos trabalhar dessa forma, mas, caso seja necessidade da sua instituição, o sistema disponibiliza a alternativa de transferir os cheques para uma conta interna e, então, informar os pagamentos utilizando o saldo da conta de dinheiro.

3.png

MODO 3

• Para ter um controle mais prático e unânime, transfira os cheques para uma conta bancária e faça a conciliação bancária visualizando o extrato da sua conta dentro do sistema.

Clique aqui e veja o passo a passo para fazer a conciliação de cheque no Escolaweb →

4.png

Também temos um vídeo explicativo bem completo para você:

2. Como criar uma conta para cheque pré-datado?

Utilize-a para controlar todas as movimentações feitas com cheques pré-datados, como o saldo do caixa futuro, a situação e o caminho percorrido pelo cheque.

Para isso, acesse o menu CADASTROS > CONTAS > (+) NOVA CONTA > CHEQUE PRÉ-DATADO. Preencha os dados e clique em SALVAR.

5.png

Após o registro, o sistema vai disponibilizar o cadastro de CHEQUES EXISTENTES. O total dos cheques vai compor o saldo inicial da conta.

6.png

7.png

Após finalizar, clique novamente em SALVAR para não perder suas alterações.

Prefere fazer o passo a passo simultâneo com a gente? Assista essa vídeo aula super fácil! ❤

3. Como receber mensalidades com cheque pré-datado?

Existem 2 modos para receber mensalidade por cheque. Acesse o menu FINANCEIRO > RECEBER MENSALIDADE.

MODO 1

• Selecione a parcela à receber e clique em RECEBER MENSALIDADES:

Em FORMAS DE PAGAMENTO, selecione a opção CHEQUE PRÉ e clique em RECEBER.

9.png

Preencha o cadastro de cheques e altere o que for necessário. Caso tenha a leitura do código de barras do cheque, insira em LEITURA para preenchimento automático. Clique em ADICIONAR CHEQUE e, depois, em FINALIZAR.

10.png

Tudo ok? Localize o recebimento na aba PARCELAS RECEBIDAS e o recibo na aba RECIBOS.

MODO 2 (agrupamento de parcelas em um recibo)

• Esse modo é recomendado em parcelamentos pequenos. Selecione as parcelas à receber e clique em RECEBER MENSALIDADES:

11.png

No exemplo, separamos 3 mensalidades e vamos dividir em 4 cheques pré-datados:

12.png

Preencha os dados dos cheques e clique em ADICIONAR CHEQUE. O sistema apontará as informações como valor e data, altere o que for necessário e clique em FINALIZAR.

15.png

> Observação: a opção 16.png serve para separar os recebimentos em uma única transação, para que cada mensalidade tenha um cheque.

Tudo ok? Localize o recebimento na aba PARCELAS RECEBIDAS e o recibo detalhado das 4 mensalidades na aba RECIBOS.

Faça o passo a passo simultâneo com a gente:

4. Como fazer a operação da conta de cheque pré-datado?

A conta de cheque acumula todas as movimentações relacionadas ao cheque pré-datado e permite o rastreamento e registro de tudo. Acesse o menu FINANCEIRO > EXTRATO, selecione a conta e o período desejado.

Visualize a listagem dos cheques, observe a data de ocorrência (registro da entrada/saída do caixa), data informada (data informada pelo usuário do recebimento da mensalidade), data de previsão (data que o cheque está disponível).

Acesse AÇÕES > REALIZAR TRANSFERÊNCIA para selecionar os cheques que serão transferidos.

17.png

O sistema vai deixar os cheques disponíveis com a data em verde como referência visual, mas é permitido a transferência de cheques com datas futuras também. Selecione à direita e clique em PROSSEGUIR.

18.png

Lembre-se: a transferência é liberada entre contas de cheques pré-datado, conta corrente (necessita de conciliação bancária) e interna.

5. Como usar cheques pré-datados na conciliação bancária?

Clique aqui e veja o passo a passo, em artigo, para fazer a conciliação bancária de cheque. Ou, se preferir, assista o tutorial em vídeo abaixo:

6. Como resolver situação de cheque devolvido?

Deposite o cheque novamente na conta e realize a conciliação bancária (vídeo acima). Caso o cheque não possa ser depositado novamente e tenha algum erro, ele permanecerá na situação DEVOLVIDO e o sistema deixará um alerta na matrícula do aluno.

Para resolver manualmente, acesse o menu FINANCEIRO > RECEBER MENSALIDADE > FILTRAR (F12) > POSSUI RECIBO COM CHEQUE DEVOLVIDO.

19.png

O sistema vai abrir a aba RECIBOS e o cheque devolvido estará sinalizado com a bandeirinha vermelha. Pressione no número do recibo (hiperlink azul) e visualize o problema. Clique na ferramenta EDITAR destacada abaixo:

20.png

Analise os dados do cheque e clique em RESOLVER.

21.png

Escolha como deseja substituir o recebimento do cheque, selecione uma conta e clique em RECEBER

23.png

Problema solucionado! Observe que o sistema irá rasurar o cheque para identificar a anulação:

24.png

Prefere fazer o passo a passo simultâneo com a gente? Assista essa vídeo aula! ❤

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda para trabalhar com cheques pré-datados na sua instituição, entre em contato com a gente via chat, ticket, WhatsApp ou e-mail atendimento@escolaweb.com.br. Estamos à disposição! 😄